Postado originalmente por
Walnei Boteon
Alexandre,
Não tenho muito conhecimento técnico e nem teórico pra responder suas dúvidas. Vou responder o que eu acho com base no que eu aprendí aqui no fórum e na prática. Tem muitos colegas expert's que poderão me corrigir se eu estiver errado

...
Esse cálculo de 2,6x eu lí aqui mesmo no fórum. Tem a ver com a performance e estabilidade da viatura. Parece ser o dimensionamento ideal, mas não é obrigatório. No meu caso, aumentando o entre-eixos por causa do power-train eu ganhei de brinde melhores ângulos de E/S. Relação (CP) não tem interferência direta com entre-eixos e sim com o power-train e tamanho dos pneus.
No seu caso, pneus 38" casariam bem com o entre-eixos original de 100", mas tem todas as consequências que vc conhece bem e precisaria cortar lata. O Busão, Rural do Magoo, tem pneus 37" com eixos de trolha e molas toy band/spoa, muita redução e anda muito bem, empurrado por um V8tão. Tem um curriculo muito bom de trilhas sem quebras

...
Com pneus 38" não precisa andar como tiozão, mas tbm não dá pra andar com o botão do fod@-se ligado direto

...
Acho que não sou o mais apropriado para indicar uma saída sensata

, mas como dizem que a resistência dos D44 com os equipamentos tupiniquins disponíveis é para pneus até 35", eu iria até uns 37"

...
[]'s