Postado originalmente por
Milton Quindim
Para quem não entendeu bulhufas do que o Polaco escreveu nas páginas enteriores aqui vai uma tradução feita pelo Google...
Relato de um cara Loiro
Primeiro POST
Opa como estão todos ai da área hard???
É o seguinte, a F-75 ja chegou na minha mão montada, pois veio de São Paulo há uns 3 ou 4 anos.
Boa parte do que ela tem hoje já estava feita, porém o instrumento de corte manual (facão) dos caras que a fizeram nâo tava muito afiado pelo jeito.
Embora a ideia em construí-la tenha sido valida, e eu nao desmereço a iniciativa de quem a fez.
E os elogios ao veículo em quastão param por ai.
Quando conheci o atual proprietario, e atualmente amigo pessoal (adoro gente rica)o KAMINSKI,me segurei pra nao lhe dizer quantos defeitos eu via. Meu Deus quanto erro no projeto.
Mas nao teve jeito, tive que pedir liçença ao Mauro e explicar algumas coisas que se viessem a quebrar poderiam simplesmente "MATAR ELE E OUTRAS PESSOAS AO REDOR se AQUELE TRAMBOLHO PARTIcE AO MEIO".
AINDA BEM QUE O CARA É Tranquilo E não ignorou meus conselhos, ao contrario, se preocupou e me pediu para fazer uma análise detalhada na F75 antes que acontecesse um acidente.
Ele havia comprado ela pela sua imponencia e pelo fato de ser realmente ignorante vista de perto.
Como o preço tava bom, depos descobrimos o porque, e o carro havia ate mesmo saido em uma revista especializada, assim fechou negócio e trouxe para Curitiba.
AGORA SIM ENTRA A PARTE HARDCORE.
A enorme Máquina Cheia de problemas nao parava de quebrar, muitas pontas de eixo, cardã, travessas, correias, barras da suspensão, freio, radiador, guincho, era sair pro mato e quebrava algo.
As soldas então, péssimamente feitas, na suspensão com erros enormes, no reforço do chassis, nas pontas de eixo, no barço da direção, até mesmo na embreagem.
Estava lamentável. Era um amontoado de erros e coisas mal feitas,a turbina então, estava com quase 1,5kg mas de nada adiantava pois estavam errados os ajustes, o que fazia aumentar o consumo de combustível e deixava o motor sem alcançar a potência desejada.
Consumia tanto que o proprietário anterior instalou um tanque de caminhão de 200 litros na caçamba.
Tendo em mente que não se poderia fazer nada além de consertar os erros encontrados, fomos SIMPLES E DIRETOs, começamos a refazer tudo desde o principio, mas desta vez de forma correta.
Dentro do orçamento liberado pelo proprietário e sempre buscando o que havia de melhor em peças nacionais.
Segundo POST
-Suspensão:
Copia Troller, mas com molas helicoidais, amortecedores, links e curso recalibradas, curso e conforto pra "trilha" nao rockcrawler.
Como o veiculo se desloca rodando e não em carretas, precisaria ser funcional, eficiente e segura, e, nada fora do comum, para não chamar a atenção das autoridades, os
links foram feitos aqui na oficina mesmo seguindo uma ideia vista aqui no fórum. Pode nao ser a melhor, mas com certeza nos permite fazer outra igual em um dia e achar as peças na lojinha da esquina daq do bairro mesmo,e não depender de esperar dias numa importação.
-Motorização:
A GOODZILA está equipada com um simples mas eficiente motor 6cc GM ano 93 da A-20 com seu famoso retentor no virabrequim,
cabeçote com valvulas de admissao do v-6 vortec, dutos refeitos, comando 286°assimetrico específico pro carro (+baixa do que alta),
polia damper, engrenagem de comando em aluminio, pistoes 4" iapel, e aneis total seal, o resto original.
A turbina já estava instalada e mantivemos os caracois que vieram nela so refiz toda linha de combustivel e ar, ajustei os dosadores e os filtros,
que agora puxam de dentro da cabine um ar mais limpo. Como ela nao entra em nenhum dinamômetro, calculamos que tenha aproximadamente 230 cv de potência, atualmente com 0,7kg de pressão, chegando no virabrequim.
-Cambio e reduzida:
Estes sao interessantes. A reduzida da GOODZILA foi colocada em "balanço", como nos Samurai, isto permitiu que os cardãs ficassem melhor posicionados.
Foram muitas horas de prancheta e trablaho in loco, e mais ainda para conseguir adaptar a tomada de foça de um guincho mecânico.
O eixo da reduzida foi forjado para resistir mais a potencia do motor.
-Eixos:
Ela possuia um jogo de pneus 265/75/16 da geninho quando veio, trocamos por 33" com recape by Marisco Pneus, mas 33" ainda assim quebravam as pontas de eixo. Então,
trocamos novamente porum jogo de 35"da MAMUTE, mas com cravos pouco agressivos, mesmo assim adeus eixos tudo quebrado em menos de 2 meses.
Fazer o que? Trocamos as pontas de eixo originais por pontas de eixo ENSIMEC. Seis meses mais tarde e o bloqueio de marca não muito conhecida quebrou. Colocamos dois bloqueios selecionáveis MACROTORQUE
Após um ano o carro não apresentou mais problemas, fizemos todas as trilhas conhecidas da região e abrimos mais algumas.
Foi quando o Mauro viu anunciados pneus 40" e resolveu compar.
Entregou na minha mão e disse, coloca eles e pensa numa maneira de não quebrar mais as pontas de eixo agora.
Aumentei um pouco a pressao, reforcei os munhões(originais), estou corrigindo o HI STEER, fizemos um SEGURO DE VIDA e de resto o MAURO é precavido e decidiu que ainda não é hora de forçar tudo.
Esta é a Goodzilla.