Opa, agora fiquei curioso pra ver o resultado dessa carnificina....
Abração
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Opa, agora fiquei curioso pra ver o resultado dessa carnificina....
Abração
Surprezinha ingrata no fim da semana que passou.
Um vazamento de óleo melando o pneus traseiro direito, me obrigou a levar a DeepPurple à oficina. Certamente problemas com o rolamento....
Mas ao abrir a tampa do diferencial, uma desagradável surpresa:
https://lh5.googleusercontent.com/-J...0/SAM_3101.JPG
https://lh4.googleusercontent.com/-y...0/SAM_3104.JPG
https://lh5.googleusercontent.com/-m...2/SAM_3105.JPG
https://lh3.googleusercontent.com/-_...0/SAM_3107.JPG
A coroa estava com vários dentes quebrados e muitos trincados.
As planetárias todas mastigadas, e a caixa de satélites avariada. Estrago geral !!!
O melhor de tudo que não tinha barulhos, vibrações ou qualquer outro sinal de problema.
Mas como todo mau vem pra bem, aproveitei para instalar um Elocker e uma relação mais curta, saiu a 4,10:1 e entra a 4,89:1.
https://lh6.googleusercontent.com/-G...0/SAM_3103.JPG
https://lh4.googleusercontent.com/-r...0/SAM_3100.JPG
O carro sempre teve a relação muito longa por conta dos pneus 35, agora finalmente está adequado.
Falta ainda chegar a relação dianteira, o tal diferencial reverse cut, só nos EUA.
Abraços a todos
Cara, muito bom!!!
Sempre acompanhando caro Renato!!!
Um grande sorte não ter travado, deveria ter pedaços de coroa junto ao óleo!
Tava uma caqueira só, mas o que todo mundo não entende, é o porque dessa fratura...
Falta de ajuste não poderia ser, não havia folgas nos rolamentos...
Tô desconfiado do óleo
O meu mecânico disse que o aspecto tá muito estranho. Suspeitei que fosse algum tranco, a caçamba é leve, qualquer patinada, a traseira pula...
Mas ele me disse que quando e por esse motivo, os dentes quebram de dentro para fora, e no meu caso, ocorreu de fora para dentro...
Abração
No escapamento, eu retirei o catalizador e o silenciador original, quando estragaram, e coloquei um silenciador de F4000 turbo.
É compridão, ocupa o espaço dos dois componentes retirados.
Abração
Hehehe, acho que não vai caber na XJ !!!!
O negício é grande....
Experimenta o Draw Master, cópia dos famosos flow master americanos.
Abração
Pois é, tô numa dúvida danada se mantenho minha relação de diferencial em 4,88:1.
A relação original dela era 3,55:1 quando usava os pneus 235/75/15.
Cheguei a usar os pneus 35 nela com essa relação, e lógico que ficou longa demais.
Pelas minhas contas, a relação ideal para usar os 35 seria a 4,26:1, no objetivo de manter a mesma relação final.
Essa relação que quebrou, era 4,09:1, um pouco longa ainda, era difícil manter a velocidade em 5ª marcha na estrada.
Ocorreu que eu na pressa de escolher qual relação colocar na hora de trocar, acabei optando pela 4,88:1 tendo a 4,56:1 em vista também.
O carro ficou esperto, leve, mas temo que tenha ficado curto demais, mantendo o giro muito alto durante viagens.
O motor gira até 5000rpm. Originalmente, ela é limitada a 180km/h e em 4ª marcha isso ocorria a 4300rpm.
Agora em 4ª, ela corta no giro a 140km/h. Em 5ª, acredito que irá perto dos 180, apesar de eu não desejar chegar nisso nunca.
O que percebi é que, antes, o carro era projetado para dar todo o seu desempenho ainda em 4ª marcha, e a 5ª marcha, ficava apenas para economia de combustível.
No aspecto atual, ela está dando todo o desempenho em 5ª marcha, sem opção de fazer uma condução mais econômica.
No geral, o consumo não mudou muito, mas ainda não consegui fazer nenhuma viagem longa com ela para sentir a real.
Ando semanalmente, uns 150km, a maioria deles em trecho de rodovia, porém em velocidade máxima possível de 90km/h devido ao transito.
Tenho uma viagem programada em novembro de aproximadamente 1600 km. Acho que só aí é que eu vou ter uma noção melhor.
Conversando com amigos, o que todo mundo releva é que o consumo não deve alterar muito, pois apesar da relação estar mais curta, o motor está trabalhando mais solto, levando em conta o tamanho e peso adicional dos pneus, e isso certamente vai permitir um desempenho melhor.
Outra vantagem de manter assim, é a possibilidade de usar pneus 37 num futuro próximo.
Toda minha preocupação em fazer a escolha certa é para definir a aquisição do conjunto de coroa e pinhão do eixo dianteiro, que terei que importar, é um modelo exclusivo e não dá para intercambiar com nenhum outro veículo.
Abraços a todos
Renato primeiro parabéns pela Dakota esta linda e exclusiva.
segundo gostaria de mais alguns detalhes sobre essa regulagem do link que voce fez.
to colocando molas maiores no troller e acho que vou precisar de algum sistema parecido(igual :D)
pois bem voce só mexeu nessa barra inferior do link né? a barra superior do link ficou original ?
voce se lembra em quantos cm aproximadamente aumentou?
com isso voce resolveu o problema do caster fora do padrão correto?
abs e obrigado pela ajuda
Boa noite, vi sua Dakota e achei linda...tenho uma na mesma cor da sua, só q é cabine estendida, gostaria de erguer ela, assim como a sua, não vou colocar na trilha, apenas estética... qual o gasto aproximado para tal ação, e o q vc me diz de pontos negativos realizando esta operação na baita?
abraços.