Gente, eu já tô tendo certeza de que tudo o que está ocorrendo aqui deve ser obra de alguma pessoa com muito tempo ocioso e uma imaginação muito fértil....
Primeiro o cara diz ter feito isso e aquilo, depois admite que pegou assim...
Não manja das dificuldades do projeto nem mesmo das virtudes...
Não ilustra seus feitos... fala pelos cutuvelos sem consistência alguma...
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Quanto a meu Dodge ser ORIGINAL 4x4, é meia verdade, mas relendo aqui, em nenhum momento eu disse que “inventei” isso nele!
é original ou não? saiu de fábrica assim ou não???
Nunca vi um tópico receber tantas primeiras mensagem de quem estava por dentro do assunto... Isso me causou estranheza !!!
Mas em fim, que fique o recado para quem vem aqui para colher informações e não apontar defeito nas coisas dos outros:
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Interessante como o cara chega só pra informar OUTRAS pessoas que forem pesquisar, que texistem outras maneiras de tracionar um Dodge Dakota, sem estragar a suspensão e mantendo a funcionalidade, que a coisa acaba virando uma Bíblia.
KKKKKKK
O bonitão da tapioca vem agora dar uma de humilde, mas chegou dando com as 4 patas pra dizer uma coisa que é bem óbvia !!!!
Usar um eixo rígido para transformar um carro em 4x4 não é a única solução. Nunca preguei isso.
Se bem me lembro, no começo da minha historinha deste tópico, eu acho que comentei das opções que eu apreciei antes de definir o projeto.
Tive a opção de manter a suspensão original usando um eixo de ranger, s10 ou qualquer outro veículo que utiliza uma relação de diferencial semelhante à original da Dakota, mas necessitando um investimento maior do que o trabalho que foi realizado no meu carro, para continuar tendo limitações no uso.
Me lembro de ter orçado um valor de R$4000,00 no eixo mais os semi eixos da ranger 2.8 powerstroke, que era a única que tinha a relação 4,10:1. Isso me obrigaria ainda trocar a relação do diferencial traseiro por uma da dakota diesel que me pediram cerca de R$1500,00 na época.
Fato que a mão de obra seria bem menor, mas continuaria com uma suspensão limitada aos pneus 33,buchas, pivôs e terminais para incomodar, e pouca aptidão para o que eu realmente queria do veículo.
No par de eixos do Troller 2001 eu paguei R$2800,00 na época. Gastei mais uns R$2000,00 em peças e o serviço foi "patrocinado" pela oficina !!!
Nosso amigo aí ainda demonstra pouco conhecimento sobre o carro dele...
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Mas o sensor do ABS pelo menos no caso que conheci, é sim no semi-eixo. Porém não duvido que na Paraná, tenha também no rolamento, no cubo e até na roda! (sarcasmo)
Sistema ABS da dakota, pega sinal do eixo traseiro apenas no sensor de velocidade que fica na coroa do direfencial... Todas as nacionais possuiram apenas ABS na traseira. As americanas dependendo do modelo tiveram ABS na dianteira também...
Quando ele se refere à DAKOTA PARANÁ, ele tenta distinguir a dakota nacional das genuinamente americanas, mas até hoje nunca consegui entender uma real diferença entre esses exemplares, que não seja por meros opcionais.
Nossas dakotas são exatamente iguais às americanas em tudo, exceto os modelos R/T 5.9 que utilizam um chassi totalmente diferente pois são puramente STREET. sendo assim nossas dakotas são o modelo 4x4 só que sem o sistema de tração dianteira. Se olhar por baixo do carro, tem tudo lá esperando... motor deslocado para o lado direito do carro, recuo no carter para acomodar o diferencial, caminho livre para o cardã bem como furos de espera para a fixação do eixo.
Eixo traseiro, lá elas foram equipadas com eixo Chrysler 8,25 (igual da Cherokee Sport até 97) e também com dana 44/4 (igual da grand cherokee) com relações 3,55:1 e 3,92:1.
Por outro lado, o eixo dianteiro original dela é de alumínio e não é difícil ver relatos da caixa do diferencial simplesmente explodir. Motivo pelo qual o amigo dos dois LLs diz ter comprado o carro que não andava !!!
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O “trilhante”, conseguiu arrebentar com o conj. satélite, eixo-cardan dianteiro e quebrar a capa da caixa de transmissão ainda por cima!!
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Rodei 3 anos com caixa e eixo traseiro de Dakota Paraná,
Fez isso porque é burro, não era mais fácil retirar os semi eixos e o cardã dianteiro??? Não, pera, é mais fácil trocar caixa e eixo !!!!!
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O mais indicado é o da Durango até 2003, só que fica automático.
Como é que é, um eixo dianteiro tem a capacidade de interferir no tipo de transmissão do caro?? Ser automático ou manual pouco muda para o eixo dianteiro..... e só reitero que a parte mais difícil numa transformação de 4x2 para 4x4 é o eixo dianteiro.... a caixa é o de menos, pode usar o câmbio original com qualquer caixa montada divorciada tal como eu fiz, ou adotar a caixa de marchas + tcase da cherokee sport manual aproveitando apenas a capa seca da dakota, ou ainda utilizar o conjunto mecânico da hilux, cambio mais tcase, pois são compatíveis com a capa seca da dakota (tudo aisin). O foda de usar esse mecanismo da toyota é o acionamento da tcase que fica mais difícil de ser criado.
É tão sabichão que acaba sendo pretencioso de achar que só ele sabe qual a forma correta de se fazer as coisas...
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Sinceramente; “bater” molas?! Se não conhece prensa de fricção, recomendo que procure um moleiro deste século! (brincadeira) Imagino que no interior seja mesmo difícil.
Na marretada... veja só... agora se explicam aqueles pedaços de lâminas mestras que eu vejo na beira da estrada.
Se eu colocasse mais lâminas no feixe, estaria cometendo -na prática- o mesmo crime de colocar molas colóides que vi.
Basta arquear as molas que dá pra ganhar tranqüilo de uns dez a quinze cm na traseira.l
Bater as molas, arquear as molas ou qualquer outra gíria serve apenas para fazer referencia à conformação a frio das molas semi elipticas que se tornam semi circulos com essa tecnica deixando a suspensão uma merda.
O pior é o cara condenar uma coisa que ele também confessa ter feito:
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Surpreso eu fiquei mesmo quando li, de “réu confesso”, que alguém rodou por três anos com a suspensão dianteira enforcada a ponto dele mesmo admitir que ficou um lixo, atentando contra a segurança no trânsito, só pra ficar “bunitim”!
Daí finalmente deu pra entender, o porque de tanta pentelhação no regulamento.
Olha... suspensão sem curso na dianteira ainda por cima!? Por três anos!?
Bem é o dito popular, que Deus sabe a quem proteger!
Se tivesse lido corretamente, entenderia que eu ajustei a minha suspensão da mesma forma que ele fez para caber os pneus 33...e a suspensão ficou uma merda, enforcada.
E com essa frase final, já teria motivos de sobra para tirar todos os seus dentes a sangue frio para entender aquela frase antiga "respeito é bom e conserva os dentes !!!!"
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Se bem, que em algum lugar por aqui, eu li que um Dakota já se perdera, então está dentro das estatísticas hehehehe.
Espero que não tenha sido uma club cab, mas uma dessas de frete ou de véio passear na estrada. (Já que tem que explicar... é brincadeira... pegação...)
Portanto, pra finalizar minha postagem, quero dizer para quem está procurando informação, que as coisas são um pouco mais complexas do que o nosso amigo com dois LLs diz, até porque ele nem mostrou a cobra morta muito menos o pau !!!!
Impressionante a capacidade de escrever um monte de coisa (volume) para dizer pouca coisa (conteúdo) !!!!
Sem mais... e agradeço aos amigos que estiveram solidários no meio dessa comédia ....ou tragedia???? kkkkk