Verifique se é possível colocar a ventoinha do Ar Condicionado do Vectra pela frente do radiador. A ventoinha é bem fina e empurra o ar, ao invés de puxar, por isso deve ser instalada na frente do radiador.
Verifique se é possível colocar a ventoinha do Ar Condicionado do Vectra pela frente do radiador. A ventoinha é bem fina e empurra o ar, ao invés de puxar, por isso deve ser instalada na frente do radiador.
[]'s
Como coube a original do motor, com acoplamento viscoso, nem vai ser necessário isso, mas se fosse colocar uma elétrica, a do astra (mas a principal, q puxa - fica por trás do radiador) tbem caberia, já medimos (tem 80mm de profundidade)
Se essa hélice num pega em nada, nem precisa da elétrica, mas que a do principal do Vectra é boa pra esse tipo de aperto é. O Kalango que o diga...
Só pra lembrar as crianças, que não interessa onde a hélice é montada, é só inverter a ligação, que ela pode funcionar como ventilador ou exaustor.
Como, pela foto, a hélice ficou muito próxima ao radiador, existe a preocupação de, num momento de vibração e/ou torção, ela raspar no radiador, por isso eu falei sobre a elétrica.
Marcel,
Você como projetista deveria saber que se ela é desenvolvida para girar em um sentido, mesmo podendo girar no inverso, é melhor que ela funcione da forma que foi projetada.
Em computadores, ventoinhas que têm sua polaridade invertida, tem o costume de durar menos que as originais.
Mas eu colocaria elétrica, pela possibilidade de colocar uma chave e deixar ela ligada direto ou mesmo desligar, caso precise. Nessa de acoplamento num tem como fazer isso.
Se o contato for por carvão, o problema é minimizado, mas existe, pois em alguns casos, as placas do induzido são fixadas prevendo o sentido do giro. Isto não ocorre em alguns tipos de motor, como os dos guinchos. As das ventoinhas, em alguns casos, são motores com sensor de voltas (para medir a velocidade) e, nesses casos o sentido é importante.
Se o contato for por carvão, o problema é minimizado, mas existe, pois em alguns casos, as placas do induzido são fixadas prevendo o sentido do giro. Isto não ocorre em alguns tipos de motor, como os dos guinchos. As das ventoinhas, em alguns casos, são motores com sensor de voltas (para medir a velocidade) e, nesses casos o sentido é importante.