Resolvi me juntar a frota e apresentar meu engesa F1 88. Esse carro, dependedo dia, é o meu sonho ou meu pesadelo
Tenho ele desde o começo de 2000. Uso ele dia sim, e dia não também. Rodo mais ou menos 40 km no trajeto de ida e volta a faculdade. Agora tô alternando entre o conforto do engesa e do GOL (grande onibus lotado), por conta do álcool a 2 reais. Quando comprei, o jipe conseguia ser mais rústico e simples do que é hoje em dia. Já fiz muita coisa nele (principalmente levando em conta o orçamento disponível), troquei os firestone 7.50x16 carecas pelos fate argentinos de mesma medida (já tá na hora de trocar denovo). Coloquei uma bonita capota de lona cinza, recentemente substituída por uma de fibra da pissoletro. Troquei todas as buchas da suspensão por outras de poliuretano. Coloquei discos novos, troquei as pinças, pastilhas, lonas, burrinhos, mangueiras... Amortecedores novos (f-4000). Rolamentos de munhão novos. Terminais de direção novos. Troquei a embreagem (opala 6 cilindros), coloquei um radiador de opala de alumínio e ventoinha elétrica auxiliar. Pra melhorar um pouquinho o conforto (ou desconforto) bancos de tempra e cintos de três pontas do mesmo. Entre 2001 e 2002 fiz a carroceria e aproveitei pra pintar ele de azul "carpacho" cor padrão das D-20. Nessa época, o meu escritório era na praia, e a minha vaga era uma sombra de coqueiro. Como antes o jipe morava numa fazenda, acho que ele não se adaptou muito bem logo de cara e teve que ir pro estaleiro precocemente. Agora ele não vai a praia sem passar bronzeador antes e hidratante depois.
Agora a parte que eu mais gosto: MOTOR!
Infelizmente ainda não tá como eu quero, mas já melhorou bastante. O original era um 4 cil opala que tava com um pé na cova desde o começo. Ainda fiz muita trilha com ele, mas sempre na dúvida se ia voltar pra casa de jipe ou de caminhão prancha. (bom.. às vezes a dúvida ainda persiste..rs).
O bloco do velho 4 cilindros ia pro último corte, então eu comprei um já retificado. Não era o que eu gostaria de ter feito, mas não tava podendo escolher muito $$$.
Aí começou a brincadeira... vi aqui no forum um coletor dimensionado 4x1 e resolvi que com uns cavalinhos a mais talvez eu conseguisse ultrapassar uma towner ou até uma kombi 1300 (carregada)... Resolvi apostar na idéia e coloquei um DVF 446 à álcool original dos opalas 6 cilindros, ai o bicho ganhou folego! Atualmente tô com um comando do 151-s engatilhado e um filtro esportivo a caminho! E também pensando em rebaixar o cabeçote mais 1,0mm (já é rebaixado 0,5mm). Uma bobina do gol MI também é benvinda. Com a configuração atual ele anda a 100 km/h na estrada e crava os 120 do velocimetro se pisar. Logico que eu preferia colocar um 6 cilindros injetado ou um mwm 2.8 de s10, ou quem sabe um 3.0 da ranger (modesto naum?) mas enquanto eu não me formo e o din din não sobra (aliás só falta) vou curtindo cada passo dado. Quanto a passeios, já fiz vários, alguns bem legais. Segue algumas fotos de passeios com a configuração antiga e também alguns roteiros dos passeios
Amigos, se vcs leram até aqui é pq gostam de jipe tanto quanto, ou mais do que eu (acho difícil...) e entendem o pq de um maluco tá as três da manhã fazendo uma dissertação sobre o seu companheiro de trilhas e de sonhos. Abraço a todos!
Um par de retrovisores estilo wrangler
Um filtro esportivo já a caminho!
Uma bobina do gol mi 1.6 ou 1.8
Um comando do 151-s ou um 272 + tuchos mecânicos
Consertar a luz de freio, o limpador de para-brisa, e PAGAR A P..... DO IPVA!!!
O filtro colocado é do tipo esportivo com marmita oval em alumínio. É um filtro com visual bonito e é pouco restritivo. O elemento filtrante é lavável. Sinceramente... em termos de eficiência na filtragem, acho que estava mais bem servido com o original. Tenho certeza que para quem faz trilhas ou pega muita poeira, o original é melhor. Em termos de acréscimo de potência também acho que não faz muita diferença, pois apesar desse ser menos restritivo a passagem do ar, o outro filtro tinha uma área maior... também não deu para avaliar o desempenho só com a troca do filtro, pois troquei o comando junto, o original por um 272. Só sei que depois disso tá com uma performace muito boa, nunca o bicho teve tanta saúde!!!! Com certeza o pulo do gato foi o comando, mas sem dúvida o filtro ajuda! Sem falar que o ronco também fica mais divertido... Comprei ele pelo mercado livre, o vendedor é o José Antônio, cidadão correto e atencioso, caso vc se interesse aí estão os telefone 0xx11 38328375, 38342253, ou 82165574.
Com muita determinação, e muito "REAL" investido, o meu engesa tá chegando lá! Ainda falta muita coisa.. mas já evoluiu bastante!
Depois de trocar um motor meia sola por outro e estourá-lo em pouco tempo, decidi meio a contra gosto retificar o 4 cil por completo, e incrementar um pouco com pistão cabeça plana 0.60 (sobremedida), cabeçote rebaixado, comando do 151-s, carb 446, filtro esportivo, dim. 4x1 e rodando no álcool. Tá andando bem e bebendo idem! A 110km/h faz 3,5km/l. A rotação tá muito alta devido a relação de diferencial original (FI - 4.89 ou 44/9) Como a cada 15 dias viajo mais ou menos 800km com ele, tô pensando seriamente em um diesel... Tô pensando em colocar uma relação mais longa, tipo 3,54 (46x13), mas ainda vou esperar pra definir isso em função da escolha do motor... além do mais tô com medo dele ficar sem força..
Depois de gastar uma fortuna com a capota de fibra e motor, agora foi a vez de gastar outra fortuna com os pneus, então tome bfgoodrich mud terrain t/a 33x12,5 e de quebra umas rodas de hilux....
E o resultado é esse das fotos..
Quanto a parte mecânica...
Tô pensando em um maxion s4t plus ou um mwm 2.8 e uma caixa de transferência de toyota pra melhorar a parte mecanica e o bichão ficar do jeito que eu quero. Alguém sabe qual seria a caixa de trasferência toyota (qual ano?) é melhor para adaptar no 240v original do engesa? E qual caixa seca devo usar para acoplar o mwm ao câmbio?
Esse vermelhinho é do meu Pai e merece um tópico a parte
o motor é ap2000 mi acoplado a uma caixa de omega (carcaça de alumínio) e a caixa de transferência willys. Freio a disco na diant., feixe de mola de maverick na tras. e tras.do jeep na diant.(muito macio), cx. de direção de passat, coluna de direção e comandos de fiesta, tanque plástico de 82 litros, e relação 5,38 ou 43/8, isso para não entrar em muitos detalhes... Só para dá uma idéia do que o bicho anda, já deixei troller 2.8 para trás em arrancada!!!