Pessoal, finalmente, depois de quase um ano pesquisando, lendo muito, amadurecendo, acabei comprando meu primeiro veículo 4x4: um Engesa!

Fiquei na dúvida quanto a que veículo comprar. Pesquisei de CJ-5 a Wangler, passando pelo Toyota e Engesa. Me decidi pelo Engesa pelos seguintes motivos, entre outros:
VANTAGENS
- Robustez em geral
- Motor diesel
- 100% nacional, o que reduz o custo de manutenção e a facilidade para obtenção de peças
- Suspensão robusta e com excelente curso
- Foi o jipe maior e um dos mais confortáveis que dirigi
DESVANTAGENS
- Jipe originalmente desprovido de acabamento e itens de conforto
- Não há mercado de opcionais, tudo tem que ser adaptado
Com base nesses aspectos decidi comprar um Engesa e investir um pouco mais em acabamento e conforto.
ESPECIFICAÇÕES
- Engesa 4 Fase II
- Ano: 2001
- Cor: Amarelo metálico
- Motor: Maxion S4
Tipo: aspiração natural
Número e disposição dos cilindros: 4 em linha
Diâmetro nominal dos cilindros: 100,0 mm
Curso do êmbolo: 127,0 mm
Ciclo: diesel 4 tempos
Relação de compressão: 18,5:1
Cilindrada total: 4,0 litros
Sistema de combustão: injeção direta
Potência: 92 cv
Torque: 28,1 mkgf
- Câmbio: Clark 240V
Relações:
1ª - 6,89:1
2ª - 3,92:1
3ª - 2,34:1
4ª - 1,49:1
5ª - 1,00:1
ré - 6,99:1
- Caixa de Transferência: Engesa Fase II
Relação: 1:1
- Diferenciais: Dana 44 nos dois eixos com relação 13x46
- Eixos:
Dianteiro - Engesa
Traseiro - F1000 semi-blocante 70%
- Freios: disco nas 4 rodas
- Suspensão: barras longitudinais oscilantes e barra transversal com molas helicoidais e amortecedores
- Molas: dianteiras da F-1000 na frente e dianteiras da Pampa 4x4 na traseira
- Amortecedores: dianteiros da F-4000
- Rodas: Mangels Daytona 15" x 8" 5 furos
- Pneus: BF Goodrich 33" x 12,5" R15
- Direção: hidráulica do Engesa
- Coluna de Direção: Engesa
- Embreagem: hidráulica do Engesa
- Bancos: Rallye Design modelo CL na frente e atrás
- Dimensões:
Comprimento total – 3760 mm
Largura carroceria – 1820 mm
Distância entre eixos – 2260 mm
Altura total – 2050 mm
Altura Livre do solo – 290 mm
Bitola – 1540 mm
Ângulo de entrada – 70°
Ângulo de saída – 44°
- Outros detalhes: Portas de fibra com batentes de metal. Todos os parafusos em inox.
AINDA FALTA
- Ar-condicionado
- Turbinar o motor
- Isolamento térmico e acústico
- Carpete de alumínio
- Vidros, travas e retrovisores elétricos
- Aprimoramentos na lataria e em detalhes de acabamento
- Som