Boa Noite Titanium, como vai? Vi que está em BH. Morei 11 anos aí, quando estudei na UFMG. Gosto muito de BH e tenho grandes amigos aí.
Bom saber que em BSB tem como legalizar. Se tiver mais detalhes, tipo alguém que já fez para ensinar o caminho das pedras, fique a vontade em passar as dicas.
Realmente algumas peças tem que ser novas em protótipos, segundo a resolução 63 do CONTRAN, no caso de veículo artesanal de passageiros, os seguintes ítens tem que ser novos, comprovados por NF:
-- pontas de eixo; cubos de rodas; rolamentos; braço de direção; ponteira de direção; caixa de direção; amortecedores; molas; rodas; pneus; sistema de freio completo (dianteiro e traseiro); sistema elétrico e de iluminação; lanternas sinalizadoras.
Esta resoluão dis que os demais componentes, não especificados, poderão ser recondicionados ou em bom estado de conservação, verificados pela entidade credenciada pelo INMETRO.
A esposa do meu avô é proprietária de uma loja de auto-peças bem movimentada aqui da cidade. Acredito que não terei muita dificuldade de conseguir essas notas com ele, talvez pagando o imposto da nota ou mesmo aproveitando notas de produtos que eles vendam para outros veículos e o comprador não exija nota fiscal (que de todo jeito eles tem que emitir posteriormente para fins contábeis). Enfim, como você mesmo disse, isso é o menor dos problemas, diante de outros que enfrentarei.