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Tópico: Amperímetro

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  • #1
    Moderador Avatar de Ronaldo B.
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    26/09/2004
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    Citação Postado originalmente por Eriksom Teixeira Lima
    Wallace

    Fala sério com relação ao cinto de segurança. Dirijo há quase 30 anos e nunca precisei. Não uso nada que venha imposto pela ignorância moralista e castradora da gringalhada. Não existem estatísticas que efetivamente comprovem que há correlação entre uso de cinto e segurança no veículo. Existem associações de dados em que se aponta que existe causalidade entre isso. Apontar não [e comprovar.
    Eriksom,

    Eu também não acredito muito em estatísticas, mas contra fatos não há argumentos, então vamos aos fatos... eu também não era adepto de usar cinto de segurança, afinal aprendi a dirigir sem isso e sempre andei sem até que quinze anos atrás eu sofri um acidente e por estar sem cinto de segurança, me choquei contra o painel do carro, tive várias fraturas, clavícula, tíbia, rompi ligamentos do joelho, várias escoriações, etc..etc.. até hoje ainda carrego as marcas desse acidente que só não foi pior porque eu estava em baixa velocidade (aproximadamente 60 km/h). Espero que ninguém mais aprenda porque é necessário usar cinto se seguranças da forma que eu aprendi

    []´s Mesmo não gostando... usando cinto de segurança

  • #2
    Erikson, mais que estaticas é a fisica.
    Já viu teste de impacto, já viu o que acontece com os bonecos?
    Convido a vistar o link abaixo:
    http://www.highwaysafety.org/
    Depois sugiro visitar um centro de traumatologia na sua cidade.

    Se nada bastar, evnetualmente convido um amigo meu neuro cirurgião especializado em atendimento de emergencia e Jipeiro para relatar o dia a dia dele aqui.

    Mas mesmo que não disso sirva, faça por seus amigos e familiares.

    O que falei sobre o Amperimetro é que normalmente para medir a amperagem, toda a energia tem que passar por ele no painel. Algo desnecessário e arriscado.

    Veja o que a Autometer fala, lembrando que são um dos maiores e mais reconhecidos fabricantes de instrumentos do mundo, e fazem amperimetro também:
    http://www.autometer.com/tech_faq_an...px?sid=1&qid=5

    Tanscrito abaixo:

    Which is better for monitoring a vehicle's electrical system - a Voltmeter or an Ammeter?

    Short answer:
    A voltmeter, by far.

    Electrical guru Mark Hamilton of M.A.D. Enterprises points out that amperage is a measure of current flow, so an ammeter is actually a "flow meter" that's intended to measure current flow to the battery (under normal conditions) or discharge from the battery (in the case of alternator system failure). On a typical flow meter, all output must be directed through the device to obtain an accurate reading. In the ammeter's case, that means all the alternator output used to recharge the battery must first be routed through the ammeter under the dash. Which requires a heavy-gauge cable and presents a possible fire hazard. And the ammeter itself must be able to handle all this current flow, so it must have a higher current rating than the alternator's maximum rated output.

    All this might be worth the hassle if the ammeter produced reliable information. But the ammeter can only measure the amount of current output to the battery for recharging purposes: When the alternator recharges a "low" battery, the ammeter indicates a high charge rate; with a fully charged battery the voltage regulator reduces alternator output, and the ammeter is supposed to indicate a very low charge rate. But how can you really tell the regulator has reduced alternator output because the battery is fully charged? Maybe a diode in the alternator rectifier failed, or the alternator belt slipped after it warmed up, just as if the battery were fully charged. Or maybe the meter indicates a medium charge rate most of the time-does the battery want this much or could the voltage regulator be overcharging the battery?

    On the other hand, a voltmeter works like a fuel pressure gauge-but instead of measuring fluid in psi, the voltmeter measures electrical system pressure in volts. Just like a fuel pressure gauge, a voltmeter only needs to tap into a circuit; all the fuel (or electricity) does not have to detour through the gauge itself. Voltmeter installation is easy, quick, and safe: It hooks up to a fused, ignition-switched "off/on" source and does not require any modification of the circuit used to recharge the battery or any part of the alternator/regulator system. In short, the voltmeter installed at the dash will be a stand-alone circuit.

    The voltmeter directly measures the result of charging-system performance. With normal alternator/voltage-regulator function, battery voltage is maintained at 14.0 to 14.5 volts-and this is reported directly by the voltmeter. In the event of alternator-system failure, voltage will be low and continue to drop as the battery discharges. In the event of an "overcharge" condition, the voltmeter will climb above its normal zone. In summary, there is no chance for misinterpreting a voltmeter's readings as can happen with an ammeter.


    Voltmeter vs. Ammeter?
    Auto Meter offers both, but for most applications a voltmeter yields a safer installation while providing more useful information on charging-system conditions.

    Tradução do Babel Fish:

    Qual é melhor para monitorar o sistema elétrico de um veículo - um voltímetro ou um amperímetro?
    Resposta curta: Um voltímetro, perto distante.

    Marca elétrica Hamilton do guru de M.A.D. As empresas indicam que a amperagem é uma medida do fluxo atual, assim que um amperímetro é realmente de "um medidor fluxo" que seja pretendido medir o fluxo atual à bateria (sob circunstâncias normais) ou a descarga da bateria (no exemplo da falha de sistema do alternador). Em um medidor de fluxo típico, toda a saída deve ser dirigida através do dispositivo para obter uma leitura exata. No exemplo do amperímetro, esse os meios toda a saída do alternador usada recarregar a bateria devem primeiramente ser distribuídos através do amperímetro sob o traço. Qual requer pesado-calibre o cabo e os presentes um perigo de fogo possível. E o amperímetro próprio deve poder segurar todo este fluxo atual, assim que deve ter uma avaliação atual mais elevada do que a saída rated máxima do alternador. Todo o isto pôde valer a pena o hassle se o amperímetro produzisse a informação de confiança. Mas o amperímetro pode somente medir a quantidade de saída atual à bateria para finalidades recarregando: Quando o alternador recarrega uma bateria do "ponto baixo", o amperímetro indica uma taxa elevada da carga; com uma bateria inteiramente carregada o regulador de tensão reduz a saída do alternador, e o amperímetro é suposto para indicar uma taxa muito baixa da carga. Mas como pode você realmente dizer o regulador reduziu o alternador output porque a bateria é carregada inteiramente? Talvez um diodo no retificador do alternador falhou, ou a correia do alternador deslizada após ela aqueceu-se acima, apenas como se a bateria foi carregada inteiramente. Ou talvez o medidor indica que uma taxa média da carga mais do tempo- a bateria quer este muito ou poderia o regulador de tensão sobrecarregar a bateria? Na outra mão, um voltímetro trabalha como uma pressão de combustível calibr-mas em vez do líquido de medição na libra por polegada quadrada, o voltímetro mede a pressão de sistema elétrico nos volts. Justo como um calibre de pressão do combustível, um voltímetro necessita somente bater em um circuito; todo o combustível (ou a eletricidade) não têm que detour através do calibre próprio. A instalação do voltímetro é fácil, rápida, e cofre: Engancha até uma fonte fundida, ignição-comutada de "off/on" e não requer nenhuma modificação do circuito usado recarregar a bateria ou qualquer parte do sistema de alternator/regulator. No short, o voltímetro instalado no traço será um circuito autônomo. O voltímetro mede diretamente o resultado do desempenho do carreg-sistema. Com função normal de alternator/voltage-regulator, a tensão da bateria é mantida em 14.0 a 14.5 volt-e esta é relatada diretamente pelo voltímetro. No evento da falha do alternador-sistema, a tensão será baixa e continuará a deixar cair como as descargas da bateria. No evento de uma condição da "sobrecarga", o voltímetro escalará acima de sua zona normal. Em resumo, não há nenhuma possibilidade para misinterpreting leituras de um voltímetro como pode acontecer com um amperímetro.

    Voltímetro contra o amperímetro?
    O auto medidor oferece ambos, mas para a maioria de aplicações rendimentos de um voltímetro uma instalação mais segura ao fornecer uma informação mais útil no carreg-sistema condiciona.

  • #3
    Citação Postado originalmente por Wallace
    O que falei sobre o Amperimetro é que normalmente para medir a amperagem, toda a energia tem que passar por ele no painel. Algo desnecessário e arriscado.
    Tem muito carro onde na entrada da caixa de fusíveis - que muitas vezes fica sob o painel e próximo a material inflamável - circula 50, 60 ou muito mais Ampéres e nem por isso tal fato é considerado arriscado.

    Existe risco em instalação - ou adaptação ou manutenção - mal feita, e isso pode acontecer em centenas de outras possibilidades, desde uma conexão de freio à um suporte de estepe.
    Evidente que os riscos devem ser salientados, mesmo porque muitas vezes tal fato não é óbvio, mas se nivelarmos por baixo qualquer instalação ou adaptação, sempre na base da gambiarra, só vai sobrar espaço para troca de chaveiro.

    Citação Postado originalmente por Wallace
    Which is better for monitoring a vehicle's electrical system - a Voltmeter or an Ammeter?
    Antes de mais nada, tensão e corrente são coisas completamente distintas e cada grandeza possui seu instrumento para medição e avaliação. Não é possível saber qual a corrente circulante por um circuito através de um voltimetro da mesma forma que não é possível saber qual a tensão através de um amperímetro, e a resposta correta para a pergunta acima é: os dois.
    Só que a questão acima é condicionante, ou seja, o "or an" está determinando qual dos dois instrumentos INDIVIDUALMENTE é mais interessante, e aí, numa instalação elétrica CONVENCIONAL, o voltímetro realmente tem mais valia. Agora, mande uma carta para a Autometer informando sobre qual instrumento é mais indicado para um jipe equipado com guincho elétrico e não fique espandado se a resposta for: "Para maior segurança e confiabilidade, instale amperimetro e voltimetro apropriado".

    Como sempre, cada caso é um caso e quando houver algo de crítico passível de monitoração é razoável ter um intrumento para tal.
    E falando nisso, quando se instala um guincho elétrico o que se torna mais crítico no circuito elétrico, a tensão ou a corrente circulante?

    Se amperímetro não tivesse valia ou seu uso correto fosse arriscado a própria Autometer não fabricava coisa do tipo!

    Abraços,

  • #4
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    Citação Postado originalmente por Alessandro Henrique
    dero,
    O componente que voce nao lembra eh o diodo.
    Pode-se utilizar o 1N4001 sem problemas sendo barato e facil de encontrar.
    Saliento que esta eh uma sugestao, voce pode usar diodos com outras referencias.
    Achei estranho o fato de sua lampada indicativa de carga do alternador estar acendendo (fraquinha)...
    Posta o esquema eletrico deste arranjo. O problema pode estar na derivacao para a sirene e nao especificamente na conexao.

    Sds.
    Obrigado pela dica Alessandro.

    Na verdade minha lâmpada indicativa de carga não está acendendo, mas vi instalações com a campainha - bip que redundaram em perda de carga na instalação e consequente acendimento da lâmpada (bem fraquinho) por isso dei a dica de soldar os contatos e isolá-los adequadamente.

    Como assim na derivação? dá umas dica de como evitar este problema, que nem é comum mas pode acontecer caso a instalação seja mal feita.


    valeu

  • #5
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
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    dero,
    Eu mencionei a derivacao por que a lampada acende pela diferenca de tensao (potencial) entre a bateria e o dinamo/alternador. A intensidade com que a lampada ira brilhar e proporcional a esta diferenca de tensao.
    Dependendo do arranjo com os componentes para alimentar a campainha, pode-se desequilibrar o circuito original da lampada, permitindo com que acenda com pequena intensidade.
    Para entender o que foi feito, eu comentei sobre o esquema eletrico da ligacao, ja que existe mais de uma forma para que isso seja feito.
    Para sua lampadanao funcionar pode estar queimada ou entao pode haver algum problema na instalacao.
    Se antes da intalacao a lampada funcionava adequadamente e agora fraca como voce diz, tem problema na instalacao ou na concepcao do circuito.

    Sds.
    CJ5 1976 - 6zão
    GM 250 Clark 260F
    Eixos Dana 44 LSD

  • #6
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    Alessandro,

    Agora sim entendi.


    valeu

  • #7
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    Sukys

    Nós da safra dos '50 somos muito mais ponderados e não terroristas, não é? E o melhor, aprendemos que só é bom quando é bem feito

    Wallace, eu fiz faculdade nos anos 70 e trabalhava como fotógrafo de policia técnica. Já vi desgraça demais para me impressionar, e em todas elas o fator Burr-humano estva presente. De mais a mais, quem proíbe as pessoas de beber na rua, também exagera na dose dos bonequinhos. Ronaldo, como só bati uma vez, e estava atento (faz 28 anos isso), logo ainda estou bem, e adoro me sentir livre. Sou claustrofóbico

    Alexandre Henrique e Dero,

    Obrigado pelas dicas, vou tentar entender e instalar, mas mais provavel, por enquanto, é não fazer nada .... até arranjar alguém que entenda

    Só espero não me distrair olhando tantos instrumentos, ainda mais que já entrei naquela fase de que fica dificl enxergar de perto sem tirar os óculos

    Eriksom

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