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Tópico: Amperímetro

  • #13
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
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    So lembrando que este assunto ja foi abordado em outros topicos.
    Verifique o link para obter mais informacoes.

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=3403

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=4358

    Sds.
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  • #14
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    Citação Postado originalmente por FrommarS
    Citação Postado originalmente por Shopping Jeeper
    ................................
    Shopping Jeeper is your ass !!!!

    Citação Postado originalmente por FrommarS
    Citação Postado originalmente por Proprietário de Jipe
    EU TENHO UM JIPE !!!
    Deu para entender agora...... eu não falei em Ford/Jeep falei de um Veiculo de Aplicação Rural (V.A.R.) produzido na década de 90 pela Cia Brasileira de Tratores, que recebeu o nome comercial de Javali.
    Quando nós dois conversamos, só existe UM proprietário de Jeep na conversa, ou seja , EU !!!!!

    E prá mim esse papo de Veículo de Aplicação Rural ou é conversa prá Boi dormir ou é nome utensílio agrícola utilizado para espalhar esterco na roça...... (vulgo espalha merd@#)

    E tem mais, a CBT pode ter colocado o nome de Javali, mas aqui é conhecido como "Carreta" mesmo.....

    Citação Postado originalmente por FrommarS
    Qto ao motor o 2.8tdi só utilizo em casos extremos....
    []'s
    Explica aí então porque o nick "Carreta" do seu "veículo" !!!!

    []´s Esperando que um dia o amigo compre um jeep... de verdade !!!!

  • #15
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    Amperimetro e Voltimetro

    Citação Postado originalmente por FrommarS

    [...]

    O problema é que o meu é original... e só marca + ou - ... uma escala...
    Qdo o carro tá ligado e com pouca aceleração... ele fica quase no máximo... qdo ando ou acelero ele vai pra mais que máximo.... parado ele fica quase no meio... ou seja... informçaõ não muito precisa... o jeito é trocar por um decente... o meu é VDO...
    O VDO é de excelente qualidade, mas alguns modelos não trazem a escala. Mas se você olhar no catálogo, você descobrirá quais são os limites. Se o seu for da linha pesada (caminhões), mande o número que eu tenho o catálogo em casa.

    A diferença fundamental entre os dois é que um mede a "largura" do fluxo (amperes) e outro a "tensão" (volts).

    1) Seu alternador pode estar gerando pouca carga, mas na tensão ideal (entre 13 e 14V) = sua bateria descarregará
    Motivos: gerador subdimensionado; componentes do gerador estragados ....

    2) Seu alternador pode estar gerando carga suficiente, mas na tensão errada: acima 14V = sua bateria pifará e levará junto todo o sistema elétrico; abaixo 11V = nada funcionará perfeitamente, se funcionar
    Motivos: regulador defeituoso ou mesmo bateria com defeito.

    Posição ideal para amperimetro = no cabo principal de alimentação do sistema, ou seja, ANTES da caixa de fusíveis. Nada, exceto o motor de arranque, deve ser ligado antes do amperimetro, nem mesmo o guincho, se houver, caso contrário, ele não apresentará a realidade do consumo.

    E não precisa ser um cabo monstruoso, se eu não estiver errado, um cabo de 10 mm aguenta pelo menos 100A a 12V (desde que a distância não seja superior a 1,5m no total (informação sujeita a confirmação)

    Eriksom

  • #16
    tanto o amperimetro quanto o voltimetro são excelentes instrumentos para se avaliar o sistema de carga. são diferentes, e o motorista precisa saber interpretar o que o ponteiro ta dizendo. tanto que hoje em dia quase nenhum veiculo de passeio tem qualquer um dos dois. só tem uma lampada...

  • #17
    Quem vai instalar deve instalar um Voltimetro.
    Um Amperimetro pode até ser perigoso pois normalmente toda a energia tem que passar pelo aparelho no painel.

    Para usar o Voltimetro que que saber dois valores.
    O valor da voltagem da bateria com o veiculo desligado.
    O valor maximo de voltagem. Com o veiculo ligado e tudo que é eletrico e qualquer acessorio como ar e direção sem funcionar. Ver o valor maximo depois do veiculo ligado por 5 minutos ou mais. Ai vai ter o valor maximo de voltagem que o alternador fornecer.
    Qualquer valor acima disto é sinal de problema.
    Quanto tem este valor é sinal que a bateria esta caregada e que o alternador tem mais para forncer.
    Se marcar entre os dois valores é sinal a bateria não esta com carga completa.
    Ai o alternador deve estar até dando conta e , podendo até estar carregando a bateria.
    Se marcar menos que a voltagem da bateria é que ou o alternador não esta funcionado corretamente e a bateria esta sendo descaregada, ou o consumo é tão alto (como o uso do guincho) que o alternador não dá conta sozinho e a bateria esta ajudando.
    Normalmente a tudo na parte eletrica de veiculos é feito para trabalha bem com até 10,5 volts (acho que é isso).
    Quando atingir este valor desligue tudo o que for eletrico para o alternador carregar a bateria ou nem ligar o veiculo pode conseguir.

    O Amperimetro depende muito de onde é instalado.
    De cada forma vai medir uma coisa diferente.
    Mas de toda forma não recomendo o seu uso.

  • #18
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    Wallace,

    Deixe de ser terrorista. Como eu disse, o amperímetro deve ser ligado no cabo força ANTES da caixa de fusíveis, e fora do circuito do cabo para o motor de arranque.

    Outra coisa, o que define a voltagem "servida" é o regulador do alternador. A voltagem recebida pelo carro é definida pela bateria (confesso que nunca entendi isso direito, é coisa de físico, mas aceitei a explicação )

    Nos carros sem amperímetro, a lâmpada do painel informa que o alternador pifou

    Assim, concordo com você em partes, amperímetro não é essencial, mas é para quem gosta de ter mais um relojinho para controlar, sem se preocupar se a maldita lâmpada continua sem queimar

    Como no painel de minha Puta Velha que está sendo montado, além das lâmpadas tradicionais (farol alto, faróis auxiliares, ligação de ventoninhas), tenho relógios aos montes (velocimetro, conta-giros, amperimetro, voltimetro, pressão do óleo, temperatura da água/com éter, marcador de combustível, pressão do sistema de ar), pode-se dizer que eu gosto de ponteirinhos, mesmo sem olhar para nenhum

    Ah, sim! não tem relógio do turbo, por que não tenho turbo .... ainda. Se tiver, terei de inventar mais um relógio para manter o número par

    Para ela ficar boa, só falta acabar a reforma para voltar a rodar e eu aprender a pilotar

    []s achando que boa informação nunca é demais

    Eriksom

  • #19
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    Erikson,

    Para vc que gosta de estar informado pelos reloginhos e pelas lâmpadas do painel, uma boa dica é adicionar sinal sonoro nas lâmpadas mais importantes.

    Existem vários modelos de "campainha" 12v a venda nas lojas de componentes eletrônicos que servem para este fim, assim toda vez que uma lâmpada chave acender aciona junto o sinal sonoro, vc pode tb adicionar um interruptor liga/desliga para qdo for fazer manutençao que precise da chave do carro ligada só na corrente sem o carro estar funcionando (lâmpadas sempre acesas) desligar o sinal sonoro, este sistema é usado em vários maquinários inclusive em aviões, onde se tem muitas lâmpadas e não se pode ficar muito tempo para perceber q uma delas está acesa, assim se escuta o sinal sonoro (bip) primeiro e entao se procura qual foi a lâmpara q acionou-o.


    Eu uso um sistema assim no meu carro, uso tb para indicar a porta aberta com farol/laternas ligadas (p/ não esquece-las ligadas qdo sair do carro) e pode-se usar uma campainha de volume mais alto junto a luz de ré, indicativo de q se está dando ré.

    valeu

  • #20
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    Dero,

    Eu tenho pensado nisso, mas primeiro preciso superar o trauma da minha Dodge. Como eu não uso cinto, exceto na frente do guarda, ele tem de ficar preso atrás do banco. Cada vez que ele escapa .... béééééééééééé.

    No caso do termometro de óleo, eu comprei um com duas saídas (de caminhão VW, aliás, a melhor linha de instrumentos é VDO para caminhões VW). Quando a pressão do óleo cai abaixo de 600g, uma move o ponteiro e aoutra dispara (fecha circuito). Para o alternador é uma das a serem feitas (prefiro duplicidade ao amperimetro), assim como para os faróis, mas para esses não consegui descobrir ainda como fazer. Aceito sugestão boa, barata, e que funcione bem, sendo de fácil substituição (ou seja, qual é a do seu carro )

    Agora é a hora, pois minha Camper parece vítima do Jack Estripador: chassis prum lado, carroceria para outro, motor totalmente montado no fundo da oficina, caixa e transmissão no chão, longarinas novas ao lado das velhas, travessas sendo montadas, diferenciais em trânsito de uma carcaça para outra. Ah, e o novo painel em chapa sendo cortado. Só uma coisa funciona, o chicote elétrico que há muitos anos é novinho

    Eriksom

  • #21
    Erikson, primeiro é lamentavel que voce não use cinto de segurança.
    Depois pense um pouco... é bem provalvel que os cerca de 100 Amperes do seu amperimetro estejam passando pelo seu painel.
    Resultando em perigosa fonte de problemas eletricos.
    Veja que isso não sou eu que falo, mas um dos mais conmhecidos e renomeados fabricantes de instrumentos do mundo... a Autometer...

  • #22
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    Wallace

    Fala sério com relação ao cinto de segurança. Dirijo há quase 30 anos e nunca precisei. Não uso nada que venha imposto pela ignorância moralista e castradora da gringalhada. Não existem estatísticas que efetivamente comprovem que há correlação entre uso de cinto e segurança no veículo. Existem associações de dados em que se aponta que existe causalidade entre isso. Apontar não [e comprovar.

    Digo mais, existem vários estudos em que se questionam essas estatísticas. Na minha opinião, de anarquista juramentado, minha segurança é minha segurança e não admito que ninguém venha dar pitaco, muito menos um ortopedista que não entende porra nenhuma de estatística . Note que no único raid em que naveguei, usei cinto, mas se fosse para dirigir, não usaria, por que aprendi sem ele, sem celular, sem tv a cabo, sem um monte de coisas que não me deixaram frustado

    Quanto ao amperímetro, não entendi. Na minha Camper, o consumo interno na cabine é de cerca de 30A (inclui todo a aparato do ar e do limpador de para brisa, mais consumos extras). Com os faróis normais, os auxiliares, as ventoinhas e outras eletricidades instaladas no motor, sobe para uns 60A, batendo 70A no pico (eu fiz todas as continhas de consumo de cada um). Toda a fiação dos relês desse aparato sai da caixa de fusiveis que fica em cima da pedaleira (o guincho não esta no circuito, nem o cabo pro arranque). Logo essa amperagem já está lá no painel. Qualé o problema de colocar um relojinho no meio do circuito

    Eu só não entendi até agora é como o bichinho funciona, pois ele, ligado no cabo-força, aponta se a amperagem é positiva e negativa. Muito complicado para um pobre economista como eu

    Eriksom

  • #23
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    Citação Postado originalmente por Eriksom Teixeira Lima
    Para o alternador é uma das a serem feitas (prefiro duplicidade ao amperimetro), assim como para os faróis, mas para esses não consegui descobrir ainda como fazer. Aceito sugestão boa, barata, e que funcione bem, sendo de fácil substituição

    Vamos por parte:

    Alternador
    Faça a ligação da campainha 12v (bip) diretamente na fiação da lâmpada do alternador, como a campainha é de baixíssima amperagem não costuma tirar carga da lâmpada, ou seja ela não fica querendo acender. (a noite com o motor ligado e a luz do painel desligada numa instalação sem solda a lâmpada fica acesa bem fraquinha e isso não é desejável), por isso solde os fios para diminuir a resistência do sistema.

    Farol
    Use o positivo do farolete (laternas) e o negativo do interruptor de abertura das portas (akele q acende a lâmpada interna) , assim qdo a porta for aberta com o farol/laternas ligadas o bip aciona (isso considerando logicamente que seu carro nao apague os farois automaticamente qdo se desliga a chave.

    material: fio + 1 campainha (12v de baixa amperagem) para cada sistema.

    (eu uso este)


    Opçao 2 (para os iniciados em eletrônica)

    Todas as luzes do painel podem ser ligadas apenas em uma única campainha, neste caso cada fio positivo q for puxado das lâmpadas dever ter um componente eletrônico* (q nao me lembro o nome e custa centavos) que fará com que a corrente somente trafegue em um sentido do fio (da lâmpada para a campainha), caso não tivesse este componente qdo uma lâmpada acendesse acenderiam todas as outras pq estariam todas no mesmo sistema positivo.

    material: fio, 1 campainha e tantos componentes qtos forem a qtdade de fios vindos das lâmpadas.


    *Aos iniciados em eletrônica solicito help do nome/características do tal componente, pois tinha uma instalação assim no meu outro carro, mas não me lembro o nome.




    Observação: Aplicando a Lei de Murph nao tente fazer a instalação 2 se não entender de eletrônica básica, lembrando que qto mais complexa for a instalação maior a probabilidade de vir a dar problema, neste caso execute a instalação 1 mesmo. hehehe




    valeu

  • #24
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    dero,
    O componente que voce nao lembra eh o diodo.
    Pode-se utilizar o 1N4001 sem problemas sendo barato e facil de encontrar.
    Saliento que esta eh uma sugestao, voce pode usar diodos com outras referencias.
    Achei estranho o fato de sua lampada indicativa de carga do alternador estar acendendo (fraquinha)...
    Posta o esquema eletrico deste arranjo. O problema pode estar na derivacao para a sirene e nao especificamente na conexao.

    Sds.
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