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Convex Datacenter
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  • #25
    Usuário Avatar de Jeanilson
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    Citação Postado originalmente por Alessandro Henrique
    Bem Srs.,
    Deixando o ceticismo de lado, vamos a questao:
    O fato e que e possivel prever falhas, por mais estranho ou milagroso que isso possa parecer. Se nao todas a sua grande maioria, de modo a nao ficar empenhado nos lugares mais inospitos.
    A possibilidade de ficar empenhado vai de acordo com o tipo de manutencao e o uso que o veiculo tera.
    A grande questao, e que nao e uma limitacao tecnica e sim economica, como foi citado no caso da lampada e outros componentes baratos, sejam mecanicos ou eletricos. Sendo que o assunto nao deve ser encarado como uma questao academica.
    E obvio que ninguem vai fazer manutencao de lampadas ou rele de pisca-pisca ou da porcaria da buzina pelo simples fato de nao constituirem algo significativo e comprometedor ao funcionamento do veiculo.
    Existem itens criticos que precisam de maior atencao e por desleixo ou falta de conhecimento sao deixados anonimos. Veja por exemplo questoes de trincas em eixos ou chassis. Quantos se preocupam em verificar periodicamente se existem ou nao na viatura? Quem se preocupa com inspecao de rolamentos? Quem se preoupa com o estado do motor de partida ou do alternador, e a bateria?
    Na pagina anterior, tentei de certa forma com ou sem sucesso, chamar a atencao para a probabilidade de ocorrencia de falhas, de modo que cada um deve estar preocupado com a manutencao de sua viatura e nao simplesmente aceitar que as coisas quebrem de uma hora para outra.

    Sds.
    Alessandro,

    Não estou discutindo a importância da manutenção e da inspeção periódica, acho importantíssima e pessoalmente fico pê da vida com o cara que não cuida da viatura e acaba virando "rolha de trilha" pelos motivos mais banais.

    Citação Postado originalmente por Alessandro Henrique
    Toda maquina da sinal antes da quebra, acontece que devemos estar preparados e atentos para entender o que ela esta nos dizendo.
    Essa discurção toda só por causa da afirmação acima, dando a impressão que TUDO podia ser detectado (por nós, meros mortais) antes da falha.

    Agora vamos voltar ao tópico e discutir o que pode ser feito em uma trilha...

    []'s na paz!

  • #26
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
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    Re: Problemas dos motores na trilha

    Citação Postado originalmente por Jackson666
    Ae galera que tipo de problema a nivel de motor acontece geralmente na trilha que possa ser consertado ali mesmo com as ferramentas certas ??
    Então , voltando ao inicio ...
    Muitas coisas podem ser reparadas na trilha , o problema está em ter todas ferramentas para poder efetuar o reparo ...
    Num motor pode ocorrer falha elétrica , principalmente qdo mergulha em poça d´água - Distribuidor , cabos de vela , ignição , alternador , bateria , bobina , arranque ... Com um multiteste vc detecta alguma coisa , já é uma ferramenta a ser levada ...
    Com a lista de ferram. que coloquei anteriormente , vc consegue fazer muitos tipos de reparo mecânico - Bomba de gasolina , velas , pto de ignição , carburador ...
    Problema em trilha não é só no motor , pode pular um macaquinho do cambio , soltar o cambio , estourar uma engrenagem da cx sat./plan. ou coroa/pinhão , cabo de embreagem , acelerador , estourar algo no freio ...
    A decisão tem que ser tomada na hr que acontece , seria uma lista boa de acontecimentos inesperados e soluções ...
    Podemos até abrir um tópico sobre isso - Reparos em Trilhas ou Solução de problemas em trilhas ...

    []s...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #27
    Citação Postado originalmente por Eduardo Velo
    Alessandro e Sukys , parece que estamos discutindo o sexo dos anjos , heheh ...
    Concordo plenamente contigo, Eduardo, por isso que entrei na conversa para tentar frear um pouco os ânimos, que estavam tendendo mais para laboratório de análises espaciais.

    Também entendo suas colocações, Alessandro, só que existem muitas maravilhas da manutenção preventiva que são inaplicáveis em nosso meio, e vou até um pouco mais perto (e não longe), dizendo que se a manutenção corriqueira e periódica fosse feita muita encrenca deixaria de acontecer.

    Mesmo sem conhecer lhufas de mecânica, abrir o capô e procurar por vazamentos, fios soltos, componentes pendurados, etc. já é uma grande coisa. Deitar sob o carro e fazer uma inspeção no chassi, suspensão, suportes, cardãs, também ajuda em muito, da mesma forma que também ajuda ficar antenado em qualquer ruído estranho, mas não dá para ficar na ilusão de que tudo avisa antes de quebrar, porque mesmo com uma ótima manutenção sempre aparece um componente espírito de porco, interessado em quebrar justamente no pior momento, e componente espirito de porco é mudo!

    Abraços,

  • #28
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
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    Prezados Colegas,
    Venho pedir desculpas aos colegas pela conversa ter saido do foco original do topico e dizer que nao ha necessidade para se frear animo algum.
    Se a discusao tem se extendido demasiadamente foi com o objetivo de desfazer um mito.
    Alguns comentarios realizados anteriormente contribuiram para que a conversa fosse polemica, mas nao e o objetivo.
    Deixando a questao de lado de que tudo avisa antes de quebrar, sabendo nos ou nao a causa, isso nao e ilusao, sendo objeto de trabalho de gente seria e altamente qualificada.
    Concordo que para nos jipeiros, o basico ja da trabalho e ninguem vai ficar procurando por pelo em ovo.

    Sds.
    CJ5 1976 - 6zão
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  • #29
    Anunciante Avatar de Giovani
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    Dicas...

    Salve Galera!!!!

    Bom, como construi o T-Rex pro meu Brother, ele me pediu há algum tempo, umas dicas sobre ferramentas, quebra-galhos e "o quê" poderia acontecer numa trilha, com a solução... Dei uma editada e coloco aqui pra vcs... O T-Rex tem vários componentes da Toyota, então as ferramentas tem que ser em polegadas (Jeep) e milimétricas (Toyota). Lembrando também que ele participa de Raids, então as soluções têm que ser rápidas, para poder continuar na prova.

    Aqui tem tudo! Ou quase. Mas vc leva o que achar necessário, em função do deslocamento e do local da trilha.

    - Chaves de boca e estrela de ¼” à ¾”. As ½”, 11/16”, 5/8” em dobro. (Jeep)
    - Chaves de boca e estrela de 8 à 22 mm. (Toyota) Não todas, algumas nem se usa mas só vendo no jeep p/ saber quais. (10, 12, 17 em dobro)
    - Jogo de cachimbo, não tudo, só as mais usadas, as extensões e cabo de força.
    - Chaves de biela (L), 10, 12, 13, 14 e ½”. Para o motor e locais apertados.
    - As chaves em duplicata, não são necessárias, se vc tem elas em 2 ou 3 jogos diferentes.
    - Jogo de Allen.
    - 2 Fendas e Philips.
    - Alicates de bico pequeno, de pressão e universal.
    - Chave de vela.
    - Martelo, 200 ou 300 g.
    - Talhadeira e punção pequenos. (do tamanho de uma chave de fenda grande)
    - Macaco hidráulico, só o garrafinha de 3 estágios ajuda. E o Hi-lift. ( um pneu desse tamanho (35"), furado, precisa erguer a altura até o aro e + um pouco, não é qualquer macaco que faz isso. Se tiver barro então...)
    - Chave de roda tipo cruz.
    - Uma mangueira, p/ gasolina. (2 ou 3 metros)
    - Faca.
    - Lanterna.
    - Cordinhas, esticadores.
    - Cintas, manilhas, ganchos.
    - Patesca, luvas.

    Peças, equipamentos, quebra-galhos.

    - Água, 10 litros.
    - Porcas p/ roda (2 ou 3)
    - Alguns parafusos, como os da Roda livre p/ ex.
    - Flanges p/ queixo duro.
    - Óleo p/ motor (1 à 3 litros)
    - Fluído de freio (200 ml).
    - Fluído de direção.(acho que só tem de litro, mas ½ serve, põe em outro tubo)
    - Pedaço de lona plástica (pra deitar embaixo do jeep).
    - Silver Tape, fita isolante.
    - Arame.
    - Tiras de borracha (de câmara).
    - Durepoxi.
    - 1 Cruzeta, com 2 grampos U e porcas, que fixam ela.
    - Kit elétrico, com fusíveis, fios, terminais, lâmpada teste...
    - Velas motor.
    - Correia do motor.
    - Spray Desingripante (um pequeno da Würth, é o suficiente (50 ou 100ml)
    - Algumas abraçadeiras (p/ mangueiras)
    - Cintas plásticas (aquelas de amarração da parte elétrica, se conseguir umas tamanho BIG, seria excelente. Substitui até arame, só não no descarga.)


    Não adianta nada ter tudo isso e não saber usar. O que vc tem que ter em mente é o que fazer em cada situação. Tem que manter a calma e ir direto ao ponto.

    - Radiador furado? Durepoxi nele. Depois complete a água. Na falta, até urina serve! hehehe
    - Mangueira de água estourada. Amarre uma tira de borracha primeiro, depois Silver tape, e não economize, a pressão é grande.
    - Mangueira da direção furada. Mesmo procedimento, borracha e silver tape. Depois complete o fluído. Se não resolver, veja se consegue fazer uma derivação, para ligar a bomba em circuito fechado. Providencie material p/ isso e tenha na cx. de ferramentas. (Abraçadeiras, união, T, pedaço de manga) deixe a conexão da direção aberta e gire ela p/ os dois lados, tirando o fluído, vai funcionar como uma convencional. Depois tape com borracha a entrada de óleo da direção, p/ não entrar sujeira.(chave de fenda, faca, união, abraçadeiras)
    - Cárter furado. Durepóxi. Complete o nível.
    - Virou o Jeep. Desvire, espere o óleo baixar, complete o nível. Se o motor não girar, é calço hidráulico. Retire as velas e toque o arranque. (chave de vela e fenda)
    - Quebrou a Roda Livre. Jogue fora e ponha o queixo duro. (Chave Allen, fenda e alicate de bico)
    - Furou uma mangueira ou tubo de freio. Isole a roda. Corte o flexível, dobre e amarre forte com arame. Na pior das hipóteses, amasse o tubo. Mas isso em último caso, pois será preciso trocar depois, e a mangueira é bem mais fácil e barata.(faca, alicate e arame)
    - Tá queimando fusível. É certo que tem coisa errada. Mas se for de algo importante como ventoinha, p/ ex. faça uma ligação direta, com fios. Pode começar pondo fusíveis de amperagem maior. (Kit elétrico, fita isolante)
    - Quebrou uma cruzeta. Deite embaixo do jeep e troque ela. São 4 porcas e 2 chavetas. Não aconselho retirar o cardã, por mais tentador que seja, pois é só puxar ele da luva. Depois será bem difícil encaixar de volta. E ainda se trocar a posição do encaixe, vai vibrar. Vai num mecânico e pede como se troca, ver é a melhor forma de aprender. Prepare a cruzeta reserva antes de sair de casa, pondo uma fita crepe sobre os copinhos. Senão lá no mato, vc derruba um deles e perde os roletes. Aí, si fu... (Chave estrela de ½” ou 13mm, alicate de bico, chave de fenda)
    - Arrebentou a correia do motor. Difícil, mas acontece. Solte o esticador e ponha a nova. Estique novamente. (Veja que ferramenta vai precisar p/ isso.)
    - Quebrou a ponta de eixo dianteira. Desengate a 4x4 e as 2 rodas livre. Vá pra casa!
    - Quebrou a ponta de eixo traseira. Tá fudido! O disco de freio vai segurar a roda por um tempo, só até detonar também. Só trocando a ponta de eixo pra poder ir embora. (Tá vendo a importância do flutuante?)
    - Água no motor. Puxe a vareta e veja se tem pequenas gotas de água nela. Se tiver, vai tomar uma cerveja ou duas, aguarde no mínimo 30 min. Depois retire o bujão do cárter e deixe a água sair. Um pouco de óleo sai junto, mas espere até sair somente óleo. Então feche o bujão. Complete o nível e faça funcionar. Escute o motor, se não tem grilos. Se tiver algum, desligue e arrume um reboque. É provável que a bomba de óleo esteja suja, ou tenha água retida nos dutos, então não vai lubrificar direito... Não arrisque. (veja que chave se usa no bujão)

    Acho que é isso... Novas sugestões e outros possíveis problemas, podem acrescentar.

    []'s

  • #30
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
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    Muito bom Giovani!

    Sds.
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  • #31
    Anunciante Avatar de Giovani
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    Mais...

    Como o T-Rex tem o 4.1Mpfi, problemas com distribuição e admissão não estão relacionados... Até pq, praticamente deixam de existir!
    Ele tem um jumper na lâmpada da injeção, que pode indicar problemas, com o pisca-pisca dessa lâmpada. Aí é só usar a tabela colada na tampa do porta-luvas para identificar o local. Desconecta-se o sensor ou, se tiver um na cx. de ferramentas, se substitui...

    Pra quem tem motor carburado, como eu, o mínimo é saber mexer nesse carburador. Na distribuição, é item básico da cx. de ferramentas uma tampa e um rotor. Pra quem tem platinado, um reserva e um condensador.

    []'s

  • #32
    Citação Postado originalmente por Alessandro Henrique
    Venho pedir desculpas aos colegas pela conversa ter saido do foco original do topico e dizer que nao ha necessidade para se frear animo algum.
    Sem essa, Alessandro, escrevi a frase com emoticon no final (igual a esse ) e como nós dois já trocamos muita figurinha neste fórum acredito que possamos tratar das coisas com um pouco mais de descontração, caso contrário dê um toque que eu regulo o meu simancol, ok?

    Voltando ao assunto das gambiarras e quebra-galhos:

    -Gerador (alternador ou dinamo) travado ou com rolamentos moídos: soltar a correia e desligar tudo o que por possível para diminuir o consumo. Dependendo da carga e capacidade da bateria dá para rodar pelo menos 30~60 minutos. Se o motor for injetado, muito menos tempo, mas pelo menos dá para sair do lugar e procurar ajuda.

    -Correia do gerador quebrada: dá para improvisar com corda de nylon ou, de preferência, de cisal. É só ter um pouco de engenhosidade com o nó, deixando o dito para fora do "V" da polia, que a coisa funciona por horas seguidas.

    -Fuga de corrente dentro da tampa do distribuidor: besuntar com graxa o interior da tampa, tomando cuidado para não usar graxa com grafite.

    -Rotor do distribuidor interrompido ou com grande resistência: fixar papel alumínio, embalagem de cigarro ou qualquer outro material condutor sobre os contatos.

    -Fusivel queimado sem outro para repor: retirar um fusivel de outro lugar com menor importância de uso (parece óbvio, mas nem sempre é).
    O procedimento anterior (do rotor) também pode ser feito só que TOMANDO MUITO CUIDADO e evitando, logo de cara, fazer uma gambiarra que permita vários ampéres de corrente. É preferível começar com pouco material e ir na base da tentativa.

    -Bateria fervendo: instalar uma lâmpada entre o fio do gerador e a bateria. Isso diminui a capacidade de carga (e a fervura da bateria) mas garante pelo menos uma carga lenta à bateria.

    -Ventoinha com helice partida: se a helice for simétrica, quebrar a pá que fica na direção oposta, se possível mantendo a mesma proporção de material restante. Se for assimétrica, remover (ou desligar) a ventoinha, ou então evitar a qualquer custo que alguém fique na direção da mesma com o motor funcionando, mesmo com o capô abaixado (sei de dois casos de acidente fatal por causa de hélice quebrada).

    -Cabo de vela interrompido: na falta de fio, arame ou qualquer outro metal flexível (onde o único cuidado é manter o dito afastado de pontos metálicos) é só arrumar um pedaço de cipó ou galho bem flexível e verde (quanto mais água no interior do galho melhor) e colocar no lugar do cabo de vela. Esta gambi dura enquanto o galho tiver água.

    -Bobina esquentando demasiadamente (essa é velha e manjada mas não custa repetir): água até esfriar e depois envolver a bobina com um pano molhado, tomando cuidado para também não envolver seus contatos.

    -Diafragma de bomba de combustível furada: desmontar a bomba e colocar sobre o diafragma uma lâmina (ou várias) de qualquer material plástico bem flexível, tipo saquinho de supermercado, saco de lixo, etc. Evitar fazer o mesmo usando lâminas de borracha (tipo câmara de ar, por exemplo), porque a dita laceia rapidamente, principalmente em contato com gasolina.

    -Bomba de combustível irremediavelmente danificada: encher qualquer vasilhame com o combustível, instalar o dito em ponto mais alto que o carburador e, com o uso de mangueira, deixar que a gravidade faça às vezes da bomba. Se não for possível instalar a mangueira na parte inferior do vasilhame é só lembrar de como se faz para tirar combustivel do tanque que tudo se resolve.
    Para os mais afortunados que possuem reservatório de água para limpar o parabrisas, é só retirar toda a água do reservatório, preencher com combustível, e conectar a mangueira na entrada do carburador. Quando o motor ratear por falta de combustível é só acionar o esguicho do limpador que a cuba se enche automaticamente.

    -Vazamento de água no sistema de arrefecimento: colocar dentro do radiador um ôvo de galinha, cru ou de preferência cozido, ou farinha (de qualquer tipo). Faz uma melequeira dos diabos mas tampa qualquer furo.

    -Câmbio ou diferencial sem óleo: banana, de preferência verde. É melhor ter que desmontar para limpar do que ter que desmontar para trocar peças desdentadas.

    -Pneu furado, estepe idem: destalonar um dos pneus e preencher o dito com mato bem socado. Se for o caso, repetir o procedimento até conseguir a "pressão" desejada.

    -Pneu furado e macaco quebrado (ou esquecido na garagem ): apoiar o eixo com galhos, cavar sob o pneu, trocar o dito e cavar sob os galhos.

    -Nível baixo no estoque de cerveja: para este tipo de problema não existe quebra-galho...

    Abraços,

  • #33
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
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    Citação Postado originalmente por Sukys
    Sem essa, Alessandro, escrevi a frase com emoticon no final (igual a esse ) e como nós dois já trocamos muita figurinha neste fórum acredito que possamos tratar das coisas com um pouco mais de descontração, caso contrário dê um toque que eu regulo o meu simancol, ok?
    Ok! Sem problemas

    Sds.
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  • #34
    Anunciante Avatar de Giovani
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    Citação Postado originalmente por Sukys
    -Fusivel queimado sem outro para repor: retirar um fusivel de outro lugar com menor importância de uso (parece óbvio, mas nem sempre é).
    Já tive que fazer... É bastante óbvia, mas sempre alguém esquece...

    -Ventoinha com helice partida: se a helice for simétrica, quebrar a pá que fica na direção oposta, se possível mantendo a mesma proporção de material restante. Se for assimétrica, remover (ou desligar) a ventoinha, ou então evitar a qualquer custo que alguém fique na direção da mesma com o motor funcionando, mesmo com o capô abaixado (sei de dois casos de acidente fatal por causa de hélice quebrada).
    Já fiz também... Em outra trilha um jeep também perdeu uma das pás (de aço), que abriu um rasgo no pára-lama, cortando um chicote grosso. Sumiu de vista no mato... Um mecânico véio aqui da city tem uma cicatriz no pescoço, do pomo-de-adão até a orelha, provoca por uma hélice de landau...

    -Bobina esquentando demasiadamente (essa é velha e manjada mas não custa repetir): água até esfriar e depois envolver a bobina com um pano molhado, tomando cuidado para também não envolver seus contatos.
    :P Fiz muitas vezes, até fazer uma revisão completa, trocando a dita...

    -Bomba de combustível irremediavelmente danificada: encher qualquer vasilhame com o combustível, instalar o dito em ponto mais alto que o carburador e, com o uso de mangueira, deixar que a gravidade faça às vezes da bomba.
    Já fiz também, mas o problema era água no tanque. Fiz só pra voltar pra casa. Em casa esvaziei o tanque, porém ficou água dentro. Então coloquei 5 litros de álcool, que mistura com a água. Dei umas voltas, e retirei o álcool. Coloquei gasolina e beleza... 8)
    Sobre a bomba de gasolina, ainda tem o problema do aquecimento. Quando a bomba tá indo pro saco ela esquenta e tranca. Aí é só jogar água nela pra poder rodar mais um tempo... Fiz uma trilha inteira desse jeito...

    -Pneu furado e macaco quebrado (ou esquecido na garagem ): apoiar o eixo com galhos, cavar sob o pneu, trocar o dito e cavar sob os galhos.
    A parte de cavar sob os galhos não precisa... AÇULÉÉÉÉRAAAAA!!!!

    -Nível baixo no estoque de cerveja: para este tipo de problema não existe quebra-galho...
    Pra isso sempre tem o jeep do lado...

    []'s

  • #35
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
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    Giovani e Surkys

    Essas dicas, pra não se perderem, bem q podiam virar um ARTIGO lá no topico de artigos.

    Ah, antes q esqueça, DICAS DO KCT.
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

  • #36
    o que daria pra fazer com um jeep que quebrou uma mola mestra do feixe de molas????

    alguma gambi usando corrente e manilha???? ou um toco para travar o feixe pra baixo??
    uma vez aconteceu comigo, num dia frio fui sair com o jeep e notei ele esquisito, torto, fui ver, tinha mola quebrada, rodei ate o posto de molas sem problemas, mas e se fosse na trilha? (ouvi dizer que no frio as molas quebram mais facil, procede??????)

    numa trilha em divinolandia (trilha noturna) quebrou de um jeep de um conhecido a mola mestra, e a traseira do jeep caiu em cima do pneu, .....
    o cara colocou seu zequinha (um gordinho ), na traseira do lado oposto para fazer contrapeso,(zequinha é mesmo que nem bom-bril ) e terminou a trilha assim...


    " ", contando histórinha....

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