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Convex Datacenter
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  • #13
    Usuário Avatar de Jeanilson
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    Citação Postado originalmente por Alessandro Henrique
    Toda maquina da sinal antes da quebra...
    Com a exceção dos equipamentos elétricos e eletrônicos, que param de funcionar de uma vez...

    []'s de quem já ficou no escuro por causa de um relê queimado...

  • #14
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    Citação Postado originalmente por Jeanilson
    Com a exceção dos equipamentos elétricos e eletrônicos, que param de funcionar de uma vez...

    []'s de quem já ficou no escuro por causa de um relê queimado...
    Equipamentos eletricos e eletronicos nao constituem excessao! So que para poder perceber que existe algo de errado e necessario instrumentos de medicao e inspecoes. O problema/causa esta la, concordo que o diagnostico e bem dificil...

    Sds.
    CJ5 1976 - 6zão
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  • #15
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    Citação Postado originalmente por Alessandro Henrique
    Citação Postado originalmente por Jeanilson
    Com a exceção dos equipamentos elétricos e eletrônicos, que param de funcionar de uma vez...

    []'s de quem já ficou no escuro por causa de um relê queimado...
    Equipamentos eletricos e eletronicos nao constituem excessao! So que para poder perceber que existe algo de errado e necessario instrumentos de medicao e inspecoes. O problema/causa esta la, concordo que o diagnostico e bem dificil...

    Sds.
    Foi isso o que eu quis dizer, Alessandro!

    Como você precisaria de equipamentos para perceber os "sintomas", quando já dá para perceber já é tarde demais...

    []'s

  • #16
    Que instrumento se usa para saber que um circuito elétrico está em vias de sofrer do mal do Osmar, o "osmarcontato"?

    Que instrumento se usa para saber que um transistor, resistor, capacitor ou qualquer outro "or" eletrônico está em vias de pifar?

    Se a coisa fosse assim tão simples de resolver não existia avião caindo, e por falar em avião, alguém se lembra o que foi que fez explodir o ônibus espacial?
    Foi defeito em um anel tipo "o-ring", no tanque lateral, não foi?
    Será que este anel deu alguma dica, barulho, tchauzinho, qualquer dica?
    Se isso acontece com a NASA, o que dizer em nossos carros...

    E por falar em dica, se todo componente mecânico desse o ar da graça um pouco antes do defeito seria uma maravilha. Tudo bem que alguns defeitos são precedidos de sons característicos, e via de regra por falta de manutenção, mas como saber que a mola da suspensão vai quebrar na próxima valeta ou que o câmbio vai ficar desdentado na próxima troca de marchas?

    Quem tiver resposta para estas duas situações ficará trilhardário!

    Abraços,

  • #17
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
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    Citação Postado originalmente por Sukys
    Que instrumento se usa para saber que um circuito elétrico está em vias de sofrer do mal do Osmar, o "osmarcontato"?

    Que instrumento se usa para saber que um transistor, resistor, capacitor ou qualquer outro "or" eletrônico está em vias de pifar?
    Caro Sukys,
    Tudo que sofre do mal de "Osmarcontato" dissipa calor! Temos quedas de tensoes ao longo dos circuitos, para comecar a exemplificar.
    E possivel sim, diagnosticar problemas em circuitos eletronicos.
    Citação Postado originalmente por Sukys
    Se a coisa fosse assim tão simples de resolver não existia avião caindo, e por falar em avião, alguém se lembra o que foi que fez explodir o ônibus espacial?

    Foi defeito em um anel tipo "o-ring", no tanque lateral, não foi?
    Será que este anel deu alguma dica, barulho, tchauzinho, qualquer dica?
    Se isso acontece com a NASA, o que dizer em nossos carros...
    Se voce esta falando do challenger, a conclusao para o caso foi danos no anel de vedacao provocado por efeitos externos.

    Citação Postado originalmente por Sukys
    E por falar em dica, se todo componente mecânico desse o ar da graça um pouco antes do defeito seria uma maravilha. Tudo bem que alguns defeitos são precedidos de sons característicos, e via de regra por falta de manutenção, mas como saber que a mola da suspensão vai quebrar na próxima valeta ou que o câmbio vai ficar desdentado na próxima troca de marchas?

    Quem tiver resposta para estas duas situações ficará trilhardário!

    Abraços,
    Cada componente/sistema tem as suas particularidades. Alguns sao faceis de inspecionar, outros nao. Para citar entre os mais faceis, calor, ruido, folga, vibracao..
    Para os mais dificeis, instrumentacao adicional ou ate laboratorios sao necessarios, mas nao sao impossiveis de serem feitos.
    Falando em mola, como voce citou, provavelmente ha uma trinca ou diminuicao da constante elastica e sim, sao possiveis de se detectar.
    Pode se usar raio-x, inspecao por particulas magneticas...
    Para o cambio, idem. Analise do oleo, verificacao de vibracao e folgas, analise de trincas.
    Outra questao a ser observada e a limitacao do equipamento, se for ultrapassada, com certeza algum desgaste prematuro ou quebra ocorrera.
    Trabalhar com tecnicas de manutencao preditiva e uma coisa muito cara, sem falar no tempo que se leva verificando tudo. Como e inviavel desmontar completamente tudo apos o uso para uma inspecao, somente itens considerados criticos e que ja demonstraram probabilidade de dano significativo sao verificados.
    Dificilmente alguem estaria disposto a arcar com os custos deste tipo de inspecao no seu veiculo. Quem levaria uma amostra do oleo do motor para analise de particulas? Quem faria analise de vibracao nos rolamentos e mancais do veiculo? Quem faria teste de trincas periodicos?
    A questao e economica, e nao tecnica.

    Sds.
    CJ5 1976 - 6zão
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  • #18
    Tudo que sofre do mal de "Osmarcontato" dissipa calor! Temos quedas de tensoes ao longo dos circuitos, para comecar a exemplificar.
    Alessandro,

    Nem tudo que sofre de mal contato dissipa calor, mesmo porque existe mal contato em nós de circuitos onde a corrente é extremamente baixa, e mesmo que o circuito seja de alta potência, se o mal contato condicionar o circuito na situação "em aberto" não existe fluxo de corrente, logo não existe dissipação térmica no ponto de interrupção.
    O mesmo posso dizer em relação à quedas de tensão, já que pode existir mal contato em um nó do circuito onde a tensão não seja o importante e sim a corrente.
    E se o mal contato ocorrer dentro de uma estrutura complexa, miniaturizada e lacrada - como um CI ou circuito híbrido, por exemplo - qual a técnica para identificá-lo?
    Se o circuito for digital, um analisador lógico de "n" canais pode identificar o problema de forma INDIRETA, mas se o circuito for analógico não resta muito mais do que a prática da substituição na base da tentativa e erro.

    E possivel sim, diagnosticar problemas em circuitos eletronicos
    Evidente que é, mas mal contato é a personificação do inferno para qualquer um que trabalhe com elétrica ou eletrônica, mesmo que tenha um laboratório de testes à disposição e, porque não dizer, boa dose de sorte.

    Quanto às suas outras considerações concordo plenamente, mas só que tem um detalhe, estou me atendo ao título original do tópico - problemas dos motores na trilha - e só entrei no mérito de aviões e ônibus espacial para exemplificar como a coisa é complicada até para quem tem recursos, quem dirá para quem não tem.

    Realmente existem muitas técnicas para se precaver de muito enguiço, e com a experiência acumulada é possível até apelar para tabelas de MTBF (medium time before failure) mas mesmo assim sobra o imponderável e não existe mola ou dente de engrenagem que dê um aceno antes do derradeiro suspiro, ainda mais para nós, simples mortais donos de jipes.

    Abraços,

  • #19
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
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    Caro Sukys,
    Quando mencionei em dissipacao de calor, foi apenas um exemplo para nao entrar em maiores detalhes que nao e o foco deste topico. Estou ciente dos tipos de problemas eletricos e eletronicos tanto de circuitos analogicos como digitais, que nao sao simplesmente detectados com simples medicoes de tensao ou dissipacao de calor.
    O objetivo do comentario foi o de demonstrar de um modo simples que fisicamente ocorre algo, mesmo que passe imperceptivel para a grande maioria.
    Sei que procurar por estes problemas realmente pode se tornar o inferno para quem trabalha ou trabalhou com isso, pois ja foi o meu caso.
    De um modo superficial, tentei transmitir que de uma forma generica se pode descobrir problemas que existem, mas nao mostraram a cara. Basta procurar por eles.
    O Murphy esta solto por ai! O que podemos fazer e dificultar as coisas para ele!

    Sds.
    CJ5 1976 - 6zão
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  • #20
    Usuário Avatar de NeRo
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    O que eu sei é que eu fico puto quando o carro quebra!
    :: A ignorância é mãe da admiração. ::

  • #21
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
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    Alessandro e Sukys , parece que estamos discutindo o sexo dos anjos , heheh ...
    Camaradas , não tem como prever n situações de quebra em nossas vtrs . Quer coisa mais simples que a parte elétrica do CJ ?, mesmo assim aparece algum defeito fdp num distribuidor , fuga em cabo de vela (novo) , Bobina abre o bico ...

    Tem 1 ditado Jipeiro pra isso :
    - todo defeitinho que aparece no dia a dia , vira um problemão numa trilha ...

    A idade das vtrs tem muito a ver com os defeitos , por mais que vc troque peças sempre fica uma velhinha que pode causar algo , ou a peça nova é inferior á antiga (material) ou vem com defeito ....

    Uma vez meu colega chegou aqui em casa reclamando de shimmy , fui verificar o que podia ser e os terminais do pitmam e do Munhão estavam estourados , ele tinha trocado aquela semana , foi trocado novamente e não teve mais problemas . O camarada que vendeu pra ele nem questionou , simplesmente pediu pra ele levar os terminais que seriam trocados , lógico que ele já sabia que aquelas porcarias não prestavam . Estamos tendo vários problemas com peças mal feitas ou recondicionadas vendidas como nova . Fiquem ligados ...

    []s...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #22
    Usuário Avatar de Jeanilson
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    ...Cada componente/sistema tem as suas particularidades. Alguns sao faceis de inspecionar, outros nao. Para citar entre os mais faceis, calor, ruido, folga, vibracao..
    Para os mais dificeis, instrumentacao adicional ou ate laboratorios sao necessarios, mas nao sao impossiveis de serem feitos...
    Alessandro,

    Só para "terminar" o assunto da detecção das falhas, acredito que a grande maioria dos jipeiros só contam com a percepção do desempenho para prever se alguma coisa vai falhar ou não. Em componentes mecânicos fica fácil perceber se alguma coisa está errada (perda de potência, vibração, ruído, estalos...), já para os elétricos o desempenho continua o mesmo até quando resolvem parar de vez (só um exemplo, uma lâmpada quando está para queimar tem alteração na corrente elétrica e na quantidade emitida de luz, mas quem pode perceber isso só no olho?).

    Além disso, ficaria no mínimo esquisito fazer um exame de laboratório de R$ 50,00 em um relê de R$ 5,00...

    []'s

  • #23
    tanto é que nao avisa, que meu irmao foi pra nossa casa de praia, e nao voltou, pq alguma coisa aconteceu com a bateria.. dai o carro nao funciona. (ranger v6)
    dai vamo ter que levar outra bateria pra lah, hoje a tarde..
    Pajero Full GLS-B 2.8TDi 1998/1999 - "Vovózona"

  • #24
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
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    Bem Srs.,
    Deixando o ceticismo de lado, vamos a questao:
    O fato e que e possivel prever falhas, por mais estranho ou milagroso que isso possa parecer. Se nao todas a sua grande maioria, de modo a nao ficar empenhado nos lugares mais inospitos.
    A possibilidade de ficar empenhado vai de acordo com o tipo de manutencao e o uso que o veiculo tera.
    A grande questao, e que nao e uma limitacao tecnica e sim economica, como foi citado no caso da lampada e outros componentes baratos, sejam mecanicos ou eletricos. Sendo que o assunto nao deve ser encarado como uma questao academica.
    E obvio que ninguem vai fazer manutencao de lampadas ou rele de pisca-pisca ou da porcaria da buzina pelo simples fato de nao constituirem algo significativo e comprometedor ao funcionamento do veiculo.
    Existem itens criticos que precisam de maior atencao e por desleixo ou falta de conhecimento sao deixados anonimos. Veja por exemplo questoes de trincas em eixos ou chassis. Quantos se preocupam em verificar periodicamente se existem ou nao na viatura? Quem se preocupa com inspecao de rolamentos? Quem se preoupa com o estado do motor de partida ou do alternador, e a bateria?
    Na pagina anterior, tentei de certa forma com ou sem sucesso, chamar a atencao para a probabilidade de ocorrencia de falhas, de modo que cada um deve estar preocupado com a manutencao de sua viatura e nao simplesmente aceitar que as coisas quebrem de uma hora para outra.

    Sds.
    CJ5 1976 - 6zão
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