x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 111

Hybrid View

  • #1
    Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Idade
    48
    Posts
    1,912
    Agradecimentos: 0

    Portal Axle - Perto de se tornar realidade




    Olá a todos, foi com enorme prazer que visitei os 4 dias de fenajeep e pra minha surpresa e satisfação me deparei com um produto o qual vejo sonhando e idealizando a muito tempo, porém sem nenhum recurso para concretizá-lo.

    No estande da MACROTORQUE havia um protótipo de portais para eixos de Troller e Toyota Bandeirantes.





    Na minha forma de avaliar, esse tipo de "equipamento" é o grande divisor de águas para quem pratica off road com um pouco mais de vontade.

    Entendam que além de aumentar significativamente o vão livre do eixo, pelo fato de haver uma redução dentro do portico, vários outros benefícios são obtidos.

    Portanto, vejam da seguinte forma: Tudo começa com pneus maiores. Ao colocar um pneu maior, começa uma reação em cadeia. Relação fica alongada, semi eixo mais susceptível a fraturas, necessidade de sistema flutuante e necessidade de trabalho na suspensão para liberar espaço para os pneus.

    Com um eixo pórtico você obtém tudo isso com um único acessório. Pelo fato de fazer a tal redução, neutraliza o "alongamento" da relação de diferencial e com isso acaba poupando os semieixos de sobresforço. É um sistema flutuante, e por sí só já abre espaço para os pneus maiores da viatura.

    POrtanto a conta que deve ser feita é essa. Some custo de semieixos flutuantes, semieixos reforçados, relação de coroa e pinhão mais curta e trabalho na suspensão. Agora avalie o custo de um eixo pórtico e veja que terá todos os benefícios com vantagens, além de ganhar um vão livre maior.

    Finalizando, durante a fenajeep conversei bastante com o Mário Sérgio da Macrotorque, e trocamos várias idéias a respeito do produto. O que foi exposto é só um prótótipo, ainda em fase de testes e ainda sem custo definido, mas ao menos por enquanto será oferecido apenas para a linha Toyota de Troller pelo fato de compartilharem o mesmo tipo de mangas eixo e cubos de rodas.

    O negócio é esperar e torcer para que dentro em breve tenhamos um produto nacional que no mercado mundial existem muito poucos fabricantes.


    Abraços a todos

  • #2
    Usuário
    Entrada
    28/02/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    3,894
    Agradecimentos: 3
    exato, por isso justifica o valor final.. veja bem JUSTIFICA, mas duvido que estore de vendas...

    Infelizmente precisavamos de algo com correntes que fosse o mais barato possivel par ao mercado nacional, mas tem potencial

    Só um detalhe, não está grande demais? formando alavanca numa tombada lateral? estou achando que sem reforços nos eixos e tubeiras vai facinho pro espaço o eixo todo...

    o kit sobrevive

    Agora... SPOA com isso é completamente desnecessário num CJ por exemplo
    4X4 Brasil
    Jeep Cherokee SPORT 2000

  • #3
    Usuário Avatar de fugger
    Entrada
    27/03/2003
    Local
    CWB/PR
    Idade
    48
    Posts
    3,735
    Agradecimentos: 6
    Citação Postado originalmente por rubensx Ver Post
    ... SPOA com isso é completamente desnecessário num CJ por exemplo
    Tava pensando em fazer exatamente isso

    Mas quero ver alguém conseguir passar na vistoria do detran com isso... os caras vão pensar que vc roubou da nasa

    []´s sonhando com o jeep a 4 mts do chão
    4X4 Brasil
    __________________________________________________ ___
    Meu Jeep - Pronto....
    Japinha - Em processo


  • #4
    Usuário
    Entrada
    28/02/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    3,894
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por fugger Ver Post
    Tava pensando em fazer exatamente isso

    Mas quero ver alguém conseguir passar na vistoria do detran com isso... os caras vão pensar que vc roubou da nasa

    []´s sonhando com o jeep a 4 mts do chão
    isso ai é complexo de inferioridade "mindinhooooo"

    auhauhahau

    "o meu é maior que o seu"

    Resultado pratico = ZERO
    Jeep Cherokee SPORT 2000

  • #5
    Usuário Avatar de fugger
    Entrada
    27/03/2003
    Local
    CWB/PR
    Idade
    48
    Posts
    3,735
    Agradecimentos: 6
    Nada... vc que se contenta com pouco!!!

    []´s
    __________________________________________________ ___
    Meu Jeep - Pronto....
    Japinha - Em processo


  • #6
    Galera,

    Vcs estão atrasados, tem um conhecido meu com um Wrangler branco em Santa Catarina que já esta rodando com eixo portal a mais de um ano, e ele desenvolveu tudo na própria garagem

    Se eu não me engano ele fez uma reportagem para a 4x4 & Cia ou a Planeta Offroad a uns 4 meses atrás, vou perguntar p ele e informo aqui.

    Com certeza será um divisor de águas para o off road, precisamos saber como este eixo portal reage a uma velocidade igual ou maior a 110km/h, porque muitos como eu gostam de ir para trilhas mais distantes e precisam pegar estradas.

    Se a idéia caminhar será a melhor opção para nós, lembrando que um eixo portal pode dar uma distância de aproximadamente 60cm do diferencial ao chão com um pneu 33. O meu com 37 não deve chegar aos 40cm, vou medir e posto por aqui.

    Valeu

  • #7
    Usuário Avatar de Denis Takashi
    Entrada
    04/02/2006
    Local
    Itapecerica da Serra/SP
    Idade
    36
    Posts
    897
    Agradecimentos: 0
    Bom,

    Pra mim isso não é tão novidade, 15 dias atrás, liguei para cotar algumas peças na Macrotorque e um dos sócios falou : "Estamos com uma novidade para Brusque....Portal!!"

    Não que eu seja pessimista, mas portais são bem mais complexos do que imaginamos, até onde sei, feixes de mola passam longe deles ( Imagine um spring wrap com uma alavanca dessas) ... Como dizem no Pirate :" Fazer um carro ruim com portais é tão facil quanto é difícil de fazer um carro bom"

    De qualquer forma parabéns ao Mario e equipe pelo pioneirismo.

    Abraços
    Denis

  • #8
    Usuário
    Entrada
    20/09/2004
    Local
    Bauru/SP
    Idade
    46
    Posts
    1,806
    Agradecimentos: 0
    OK, Gostei demais de ver este protótipo de eixo portal.
    Meus mais sinceros parabéns para a Makrotorque, pelo empreendimento e investimento no mercado nacional!

    Não vi pessoalmente, mas como já cheguei a montar um prototipo deste tipo de eixo, acho (pelas fotos que vi), que o portico está muito alto, o axle wrap vai ser brabo, talvez seria interessante o uso de links diretamente nos porticos.
    Mesmo assim, acho que os entre centros do portico poderia ser um pouco menor!

    Novamente, parabéns a Makrotorque!!!


    Abração.

  • #9
    Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Idade
    48
    Posts
    1,912
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Cesar (ºlllº) Ver Post
    Galera,

    Vcs estão atrasados, tem um conhecido meu com um Wrangler branco em Santa Catarina que já esta rodando com eixo portal a mais de um ano, e ele desenvolveu tudo na própria garagem

    Se eu não me engano ele fez uma reportagem para a 4x4 & Cia ou a Planeta Offroad a uns 4 meses atrás, vou perguntar p ele e informo aqui.

    Com certeza será um divisor de águas para o off road, precisamos saber como este eixo portal reage a uma velocidade igual ou maior a 110km/h, porque muitos como eu gostam de ir para trilhas mais distantes e precisam pegar estradas.

    Se a idéia caminhar será a melhor opção para nós, lembrando que um eixo portal pode dar uma distância de aproximadamente 60cm do diferencial ao chão com um pneu 33. O meu com 37 não deve chegar aos 40cm, vou medir e posto por aqui.

    Valeu
    ÔPa... muita calma nessa hora.

    Concordo sim, é uma ótima iniciativa da boa e velha Macrotorque (que nada contra eu tenho). Aliás só boas recomendações.

    Mas falar em "produção em série" para baratear o projeto é pura balela.

    Os caras vão vender 2 ou 3 desses por ano e vão produzir EXATOS 2 ou 3 e isso não é "produção em série" que os caras vão analisar o público alvo (Trollers e Bands) e produzir de 10% a 20% dele para iniciar, como os eixos da Ensimec Rock Bone que tb não são produzidos em série. Mas isso é outra conversa para um outro tópico.
    Cesar, esse Wrangler é de um empresário de Joinville. Foi matéria de um programa do Chacal no canal Rural.

    O carro utiliza eixos de Troller e realmente foi concebido pelo próprio, mas se eu não me engano, utiliza correntes ao invéz de engrenagens.

    Eixos pórticos não são novidades no mundo. Novidade é quem o produza e disponibilize na forma de kit para determinados veículos.

    Em relação à velocidade em estradas, se for concebido com correntes a velocidade deverá ser bem limitada, entretanto, com as engrenagens, não tem o porque de dar problemas. Remetendo aos caminhões com redução no eixo, que são por planetárias e satélites, o único problema ao que eu saiba é com a famosa "banguela" nas descidas. O fato das engrenagens trabalharem sem carga, faz com que elas vibrem e pode ocorrer folgas e danos.

    No mais, é pra tudo funcionar normalmente.


    Agora em relação à produção, tenham a mais absoluta certeza de que será em pequena escala, tal como os exemplos citados da ensimec. Pra conseguir uma produção maior só se for possível reduzir muito o custo e aumentar a amplitude de aplicações com o mesmo produto para tornálo mais atraente.

    Essa de Troller e Bandeirantes exclusivamente já é para simplificar. A idéia é ser plug & play sem precisar de nenhuma outra peça acessória.


    Abraços

  • #10
    Usuário
    Entrada
    18/12/2004
    Local
    ?/SP
    Idade
    49
    Posts
    4,587
    Agradecimento: 1
    Excelente , agora como tudo produzido em pequena escala caro!
    Abraços
    Tracker 2008 - Pulguenta

  • #11
    E quanto estavam pedindo? Já existe algum rodando?
    Alexandre K
    T4 "ORIGINAL" com pneu 37 - Clique e conheça!!!
    Quer ver um brinquedo diferente? Clique aqui ou vá em Www.youtube.com/AKPGOMES


  • #12
    Usuário Avatar de Morceli
    Entrada
    06/07/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    48
    Posts
    1,167
    Agradecimentos: 0
    Esse eu quero acompanhar de perto!!!!
    Estou gostando muito da qualidade dos produtos da Macrotorque (bloqueios)!!!!!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 4 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 4 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade