Olá a todos, foi com enorme prazer que visitei os 4 dias de fenajeep e pra minha surpresa e satisfação me deparei com um produto o qual vejo sonhando e idealizando a muito tempo, porém sem nenhum recurso para concretizá-lo.
No estande da MACROTORQUE havia um protótipo de portais para eixos de Troller e Toyota Bandeirantes.
Na minha forma de avaliar, esse tipo de "equipamento" é o grande divisor de águas para quem pratica off road com um pouco mais de vontade.
Entendam que além de aumentar significativamente o vão livre do eixo, pelo fato de haver uma redução dentro do portico, vários outros benefícios são obtidos.
Portanto, vejam da seguinte forma: Tudo começa com pneus maiores. Ao colocar um pneu maior, começa uma reação em cadeia. Relação fica alongada, semi eixo mais susceptível a fraturas, necessidade de sistema flutuante e necessidade de trabalho na suspensão para liberar espaço para os pneus.
Com um eixo pórtico você obtém tudo isso com um único acessório. Pelo fato de fazer a tal redução, neutraliza o "alongamento" da relação de diferencial e com isso acaba poupando os semieixos de sobresforço. É um sistema flutuante, e por sí só já abre espaço para os pneus maiores da viatura.
POrtanto a conta que deve ser feita é essa. Some custo de semieixos flutuantes, semieixos reforçados, relação de coroa e pinhão mais curta e trabalho na suspensão. Agora avalie o custo de um eixo pórtico e veja que terá todos os benefícios com vantagens, além de ganhar um vão livre maior.
Finalizando, durante a fenajeep conversei bastante com o Mário Sérgio da Macrotorque, e trocamos várias idéias a respeito do produto. O que foi exposto é só um prótótipo, ainda em fase de testes e ainda sem custo definido, mas ao menos por enquanto será oferecido apenas para a linha Toyota de Troller pelo fato de compartilharem o mesmo tipo de mangas eixo e cubos de rodas.
O negócio é esperar e torcer para que dentro em breve tenhamos um produto nacional que no mercado mundial existem muito poucos fabricantes.
Abraços a todos