Powered by vBulletin

Inspeção Ambiental 2010 um ABSURDO e 2011 nacional!!! AJUDA

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 13 PrimeiroPrimeiro Anterior 123456789101112 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 27/02/2010, 12:01
    rubensx
    retirado do blog:

    http://pig2010.blogspot.com/2009/02/...-veicular.html


    "A controlar vai inspecionar, este ano, cerca de 2,6 Milhões de veículos em São Paulo, a uma taxa de R$ 52,73 que ficará integralmente com a empresa.

    Isto dá aproximadamente R$ 137 Milhões de faturamento em um ano.

    Para manter 4 ou 5 unidades em São Paulo, com equipamentos que nem são de última geração, qualquer um pode oferecer um serviço muito mais barato.

    Eu sou apenas um consultor de TI, mas se eu fosse esperto e tivesse lido o edital desta concorrência, eu teria conseguido uns 10 milhões com o BNDES e montado uma empresa melhor estruturada e ganho a concorrência com uma tarifa menor.

    A empresa recebe a taxa recolhida antes de executar o serviço: inadimplência zero.

    Os contribuintes tem de agendar data de hora para a revisão: Gargalo no atendimento zero.

    Os contribuintes tem prazo escalonado para fazer a inspeção (de acordo com o final da placa): Fluxo de caixa garantido.

    Não há ponto ruim para a Controlar, não há risco, não há absolutamente nada a se preocupar, a não ser cumprir os prazos e manter um serviço de call-center e um site meia-boca em funcionamento.
    A margem de lucro da empresa deve ser astronômica, e para maquiar isto, a alternativa mais óbvia é a aquisição de equipamentos a preços superfaturados. Como são equipamentos de aplicação bastante restrita, falsear preços torna-se fácil. Principalmente a parte que é importada, que já pode servir facilmente para evadir divisas. Superfatura-se lá fora, faz-se o pagamento daqui para lá, esvaziando os lucros aqui (sonegação de IR) e gerando riqueza no exterior, onde rastrear torna-se bem mais difícil.
    Tem mais:
    A grana a ser devolvida aos aprovados na inspeção sairá dos cofres da Prefeitura, ou seja, dinheiro público que é gerado pelos impostos de todos os cidadãos. Ou seja, quem não tem carro ou tem carro mais antigo do que 2003 está subsidiando a inspeção veicular de quem tem carro novo.
    Outro aspecto:

    Quem controla a Controlar? Para ela, aprovar ou reprovar o veículo torna-se indiferente.

    Embora a possibilidade de extorsão por parte dos inspetores ou corrupção por parte dos motoristas existir em qualquer situação, do ponto de vista da terceirizada não gera nenhum problema.

    Se o processo fosse feito pelo próprio município, existiria uma necessidade maior de supervisão do processo, pois o cofre que arrecadaria a taxa seria o mesmo que reembolsaria, ou seja, o ‘cafezinho’ para liberar um veículo irregular causaria prejuízo direto, não a terceiros." - Fonte: Rafael Rodrigues no Site Nassif Online.




    Vamos voltar ao foco, falar mal do molusculo e da sua cria que vem abominar os meios de comunicação esse ano de nada adianta....

    Voltamos ao cerne da questão
  • 27/02/2010, 12:04
    rubensx
    Por fim... sobre o sistema que vai afetar são paulo e rio e futuramente você que lê agora!


    "PARA QUE SERVE? - A inspeção veicular visa identificar irregularidades nos veículos em uso. Entre elas, as falhas de manutenção e alterações do projeto original que provoquem aumento na emissão de poluentes.

    QUANDO? - O programa de inspeção será definido município a município. A resolução determina que todos os Estados do País e os municípios com frota superior a 3 milhões de veículos criem Planos de Controle de Poluição Veicular (PCPV) - um projeto onde são incluídas diretrizes sobre quem vistoriar, como e com que periodicidade. O plano tem de estar pronto em 1 ano, a contar da data da publicação da resolução.

    A partir disso, as autoridades terão mais 18 meses para iniciar as inspeções veiculares. Aqueles que desejarem podem fazer um período de testes, com duração máxima de um ano. Nesse intervalo, avaliações podem ser limitadas ou sem penalidades para carros reprovados nas vistorias.

    Os Estados também devem definir a área de abrangência do plano. Isso pode incluir cidades com frota de todos as dimensões.

    QUANTO? - A inspeção pode ser feita, no máximo, uma vez por ano. Os valores devem ser cobrados dos proprietários dos veículos. Mas as taxas serão estabelecidas pelo órgão de trânsito local. Quando o carro for reprovado, ele terá de passar por ajustes e somente então será submetido a outra análise.

    Além de regras para inspeção veicular, a resolução aprovada tem ainda outros dois eixos: o de padrões para emissão dos veículos e padrões sonoros e um que harmoniza toda a regulamentação sobre o tema.

    QUEM FICA DE FORA? - Os planos locais podem dispensar de inspeção obrigatória veículos militares, agrícolas, de competição, tratores, máquinas de terraplenagem e pavimentação.

    REVISÃO - O PCPV tem de ser periodicamente avaliado, observando novas alternativas de controle de poluição veicular, novas tecnologias e projeções referentes à frota circulante.

    PRIORIDADE - As inspeções devem começar em regiões que apresentem comprometimento da qualidade do ar provocado pelas emissões de poluentes de veículos.

    PUBLICIDADE - Órgãos ambientais devem divulgar constantemente as condições da participação da frota-alvo.

    PRAZO - Veículos da frota-alvo devem ser inspecionados com antecedência máxima de 90 dias antes do licenciamento anual.

    COMPETÊNCIA - As inspeções obrigatórias devem ser feitas em centros distribuídos em áreas de abrangência do plano de inspeção. Mas o Ibama é quem fica encarregado de definir os procedimentos para avaliar o estado de manutenção do veículo.

    SÃO PAULO E RIO - Nessas cidades haverá 24 meses para se adaptar às normas federais. Mas o assessor da secretaria executiva do Ministério do Meio Ambiente, Volney Zanardi Júnior, adiantou que a capital paulista, por exemplo, deverá fazer as alterações já para o próximo licenciamento, em 2010.

    Uma das mudanças que já estava em estudo pela Controlar, mas que deve levar a punição apenas a partir de 2011, é a análise do ruído dos veículos - tabela nesse sentido foi aprovada pelo Conama.

    Da mesma forma, os parâmetros nacionais de inspeção por tipo de combustível e ano darão mais uma base legal para São Paulo inspecionar os "velhinhos" - carros anteriores a 2002."
    - fonte:

    http://www.madrugadanews.com.br/port...des&Itemid=615


    espero que isso abra mais as suas mentes pra o que quero dizer e porque de uma movimentação pública para que seja feita a inspeção mas de forma CORRETA
  • 27/02/2010, 12:15
    RABUGENTO
    O melhor de tudo, pelo que sei, é quem em São Paulo só fazem inspeção com veículos até 5 anos de fabricação.

    Essas empresas querem moleza mesmo. Só faturar.

    Quanto a inspeção a nivel nacional, estou procurando detalhes.
  • 27/02/2010, 12:36
    RABUGENTO
    rubensx,

    A princípio recomendo que você não licencie seus veículos nos grandes centros. (+ de 3 milhões de veículos)

    Não estresse que já deve ter gente mexendo os pauzinhos.

    Lembra-se do que aconteceu nas rodovias federais, principalmente na Via Dutra quando estavam multando todas as picapes por excesso de velocidade? Demoraram alguns meses mas graças aos companheiros que foram multados e entraram com recursos e ações, alteraram a sinalização e também os radares.

    São Paulo começou a inspeção só com carros novos, reprovando a maioria.
    Você tem ideia do porque não inpecionaram os veículos velhos? 100% deles estariam reprovados e não há lugar para colocá-los...

    Tudo isso é para em futuro próximo colocar pedágios no centro das grandes cidades, alegando que é para melhorar o meio ambiente. Sacou?

    As leis normalmente são feitas pelo Poder Legislativo. Lembrem-se bem disso em outubro.
  • 27/02/2010, 12:56
    RABUGENTO
    http://www.mma.gov.br/port/conama/le...fm?codlegi=615

    http://www.mma.gov.br/port/conama/le...fm?codlegi=618
  • 27/02/2010, 13:10
    RABUGENTO
    "A inspeção terá por objetivo identificar irregularidades nos veículos em uso. Entre elas, as falhas de manutenção e alterações do projeto original que provoquem aumento na emissão de poluentes."

    Infelizmente estamos nas mãos dos inspetores e seus aparelhos maravilhosos.

    Será que o chevette do inspetor está ok?
  • 27/02/2010, 15:53
    JP CJ-5
    Rabugento, ... são obrigados a realizar a inspeção:

    Todos os veículos movidos a diesel, gasolina, álcool, GNV e FLEX independente do ano de fabricação.
    Todas as motocicletas e motonetas, exceto as de 2 tempos.

    fonte: Controlar

    [ ]'s

    Citação:

    Postado originalmente por RABUGENTO Ver Post
    O melhor de tudo, pelo que sei, é quem em São Paulo só fazem inspeção com veículos até 5 anos de fabricação.

  • 27/02/2010, 16:22
    Marcelo Cunha
    Citação:

    Postado originalmente por JP CJ-5 Ver Post
    Rabugento, ... são obrigados a realizar a inspeção:

    Todos os veículos movidos a diesel, gasolina, álcool, GNV e FLEX independente do ano de fabricação.
    Todas as motocicletas e motonetas, exceto as de 2 tempos.

    fonte: Controlar

    [ ]'s

    Há alguma explicação para motos 2 tempos não precisarem de inspeção?
  • 27/02/2010, 17:15
    CARLOS SP
    Citação:

    Postado originalmente por Ricknit Ver Post
    Quem escreve essas asneiras não sabe nada de p nenhuma! Daqui a pouco, pelo nosso CNT, só carro oficial vai passar pela vistoria.

    A solução pra esse país é proibir analfabeto e menor de 21 anos de votar, tornar o voto facultativo e quem votar, que faça com consciência.


    :?: :?: :?:
  • 27/02/2010, 23:49
    rubensx
    Citação:

    Postado originalmente por CARLOS SP Ver Post
    :?: :?: :?:

    ele se refere a quem escreve as LEIS

    e Rabuja... TODOS os veiculos são obrigados mesmo novos ou velhos

    a inspeção tem de ser feita em sampa mesmo e quem pensa que transferir pra cidades vizinhas adinata, só até 2011 pois a partir de 2011 começam todas as cidades do pais...
  • 28/02/2010, 00:10
    Maurício Fernandes
    Sou a favor da inspeção e da diminuição dos indices de poluição e de tirar as tranqueiras da rua.
    Claro que, como dito pelo Rubens no início, ajustes devem ser feitos.
  • 28/02/2010, 07:29
    RABUGENTO
    Os municípios com menos de 3 milhões de veículos poderão ou não fazer a inspeção.

    Pela resolução ainda não há obrigatoriedade.

    Para fazer a inspeção ainda terão vários procedimentos a ser cumpridos.

    Não será em 2011, 2012 ou 2013.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 13 PrimeiroPrimeiro Anterior 123456789101112 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 03:47.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5
Translated by vB-Brasil.Org
Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.
Search Engine Optimisation provided by DragonByte SEO (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2025 DragonByte Technologies Ltd.
Equipe 4x4 Brasil
Hospedado por Convex Data Center
Grupo ezVoice Telecom
GDPR Privacy Policy