Powered by vBulletin

Inspeção Ambiental 2010 um ABSURDO e 2011 nacional!!! AJUDA

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 10 de 13 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678910111213 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 13/03/2010, 20:24
    lpfm
    Srs,
    apesar de duvidar da eficacia desse movimento que esta sendo criado aqui, nao pela qualidade dele ou das pessoas, mas pelo $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ que esta envolvido nisso tudo, vou dar uma sugestao para acelerar o processo:
    O forum, possui email de todos os foristas. Sugiro as pessoas que estao a frente dessa ideia bater um papo com o moderadores afim de arrecadar emails de apoio para serm enviados aos orgaos responsaveis.
    abs ceticos mas sempre tentando ajudar!
    lp
  • 13/03/2010, 20:38
    lpfm
    Srs,
    so mais uma reflexao: Supondo que consigamos que todo dono de 4x4 e carro antigo assine esse abaixo assinado.
    Pergunta: ele seria para que? para nao fazer mais a inspecao? e o seu vizinho com o carro novo? tem que fazer porque? ele tem menos direito que vc?

Resumindo, nao passa dessa forma. Nao vao nem dar bola. Precisa-se de uma solucao, um estudo colocando niveis de emissao de acordo com modelo e ano. Para isso alguem precisa bancar($$$$$$) um instituto de analises e psquisa (inmetro?) para mostra isso aos agentes reguladores. Quem bancaria? carro antigo+ 4x4? Duvido.

infelizmente estamos a merce dos governantes e eles mais infelizmete ainda sabem disso. Lembrem-se disso em outubro, eh la que se faz valer a vontade da gente.

abs
    lp
  • 13/03/2010, 22:49
    rubensx
    Acho que vcs não estão entendendo

Pela emissão apenas, TODO motor de carro antigo passa com louvor, o problema é os requisitos visuais, que o cara olha a fumaça e reprova antes de colocar o aparelho em si e deixar o computdor dizer

Pior, eles olham seu motor desconfiando de qualquer mangueirinha diferente a mais ou não, mesmo que isso faça poluir menos!!!

Queremos que o abaixo assinado sseja PARA TODOS não só antigos e 4x4 e que seja assim...

NÃO importa o que tem dentro do cofre do motor, plutônio, turbo, nitro o kct, o que importa é se polui ou não, quem tem de autorizar turbo nitro e plutônio é o DETRAN e não a controlar... SÓ isso, se isso for aprovado qualquer carro antigo ou 4x4 passa desde que bem regulado, nada mais que justo

Nos EUA é asism que rola, deveria ser assim aqui tb!

Já expliquei isso umas 6x nesse tópico todo

Peço a todos que ao lerem ESSA MENSSAGEM, pelomenos leiam as páginas anteriores antes de responder

Se não quiser ler todas, ao menos leiam as minhas e vão entender o abaixo asisnado não é para ISENTAR e sim para CORRIGIR como é feita a inspeção que PUNE quem faz o carro poluir menos até mesmo colocando injeção eletronica o que deveria de ser ao contrário.
  • 14/03/2010, 13:38
    Guiga Tostes
    Citação:

Postado originalmente por rubensx Ver Post
    o abaixo asisnado não é para ISENTAR e sim para CORRIGIR como é feita a inspeção...

X2!:concordo:
  • 14/03/2010, 15:06
    lpfm
    Oi Rubens,
    eu li todo topico antes de colocar minha impressões, afinal não eh tao grande assim.

Me parece que vc esta preocupado com a arbitrariedade da controlar, que olham para seu carro e dizem q nao passa, antes de fazer o teste.
    Otimo para vc! Vc vai ter um documento sem os dados do computador e uma reprovação. Nesse caso, contrate um advogado , entre com processo contra a controlar e reclame seus direitos. Voce ganhara com certeza.

Ou senão, poderia chamar nesse mesmo topico todos os participantes que tiveram seus carros reprovados nas mesmas condições que vc, contratar o mesmo advogado, e entrarem com uma açao conjunta. Isso tb eh ganho na certa !

Eu tive 1 carro reprovado varias vezes, uma hilux 00 sr5. Me encheu o saco e a vendi. Ela estava baleada, mas motor ok. Esse assunto do olhometro não ocorreu comigo.

Veja, eu estou do seu lado e apoio a indgnação dos foristas aqui. Acho isso um absurdo mesmo dado q pagamos ipva e etc....Agora, talvez por ter mais idade q vc, seja mais cetico e acredite q para ter algum sucesso contra uma açao governamental necessita-se mobizar uma massa gigante de pessoas ou possui-se uma prova que seja evidente o erro dos caras.

Bater papo, reclamando da controlar e dizendo q estão de olho na nossa grana ajuda muito no stress nosso de cada dia. Contudo não ajuda na soluçao do problema. Os mais indgnados deeveriam fazer um projeto de como seria a inspeção. Assim o abaixo assinado seria para implementar o projeto, ou seja seria algo construtivo. Um abaixo assinado dizendo que os caras reprovam no olhometro eh na minha humilde impressão um pouco naive.

A propósito, o q vc achou do forum ajudar nesse processo de coleta de assinaturas?
    abs,
    lp
  • 14/03/2010, 22:07
    rubensx
    bom como sou da equipe de apoio aidna estou covnersando com os moderadores

o maior problema é que precisa sim trazer gente mais influente que aqui no forum tem, mas até agora ou estão só lendo ou vãos e manifestar na hora certa

O que fiz foi trazer a público certas condições que peguei de uma pessoa de DENTRO da cotnrolar da qual não vou divulgar identidade, pelo óbvio...

Se adianta eu não sei, se assinaturas e identificações resolve algo menor idéia eu tenho, como disse sou tecnico e desenvolver em tecnologia apple e o que entendo é que me afeta e te afeta e afeta a todos, se vc tinha uma hilux e PODE vender e conseguir algo mais novo ok, sorte e conveniencia sua, porém nÀo é a minha realidade e da maioria.

Meu carro, no caso o jeep nem doc de são paulo tem, nem tenho problemas com a inspeção e a cidade que ele é cadastrado nem 50 mil habitantes tem só acima de 150 mil que ano que vem vai pegar...

Porém meu carro de dia a dia duvido que passe, por problemas de velhice cronica mesmo...

Entendo sua opinião, orém ficar parado e não agir com antecedência é o que todo brasileiro faz, se fosse na ARGENTINA tinha rolado de panelaço a revoluçõ e aqui continua na mesma, vc veste seu terno as 6 da matina e que se dane o resto do povo.

Não falo de mim ou apenas de jeeps aqui, digo do pai de familia que se mata pra pagar un carnê e faz o seu melhor para poder andar na lei (que aliás ele paga mais imposto que muita gente aqui do forum com mais condições). Vocês ou muita gente irão dizer, que se dane não é problema meu, tem mais de se adaptar... concordo.. mas adaptar ao que? À irregularidade?

Não sei realmente se leu todo o topico, mas gostaria de saber se vc aprova por exemplo uma pessoa olhar rpa algum tipo de fumaça saindo do seu escapamento e dizer que é azul, cinza, branca etc... Caso não saiba pra se calibrar um monitor de imagens com cores fieis é necessário um espectofotômetro pois as cores nem é possivel medir com exatidão a olho nu... e duvido que o cinza que vc enxerga seja o mesmo tom que eu enxergo.. simples assim.. começa por ai... e vai aprar se a pessoa tem os sentidos de cheiro e paladar igual ao seu se fuma ou nào prasentir ou olhar fumaça igual..

Isso ocorre e o carro até vai pra plataforma de teste, mas segue reprovado ANTES, e é isso que a maioria não sabe... e é o que questiono...

Preocupado tb com meio ambiente (porque duvido que a maioria aqui tenha pelo menos as 25 arvores que tenho no quintal de casa e com orgulho, e sei o quanto sofrem em são paulo) pra poder dizer que se preocupa mais do que eu... Logo, uma coisa é fazer inspeção AMBIENTAL pra reduzir emissões outra é a patifaria que ocorre na intensão de roubar dinheiro...

Entenda que não é critica a vc Lp, mas sim mostrando que não sou um boçal qualquer falando do que não entendo, e espero que não me julge assim pois apesar de 29 anos (se é que isso realmente importa, pois conheço gente de 60 que sim é mais boçal e estupido que um adolescente de 16), sei muito bem do que estou falando e "ardilando" se assim quiser dizer.

No momento certo vou tomar a atitude certa e com as pessoas certas... o que faço aqui é só forçar nossas mentes a pensar em soluções, não causar stress alheio (mesmo que porque eu trato isso com um profissional tb... stress é foda). Desejo de coração que o assunto deslanche, e não encontre mais empecilhos do "não adianta", "aqui é brasil" isso ou aquilo... Se é pra comentar isso melhor nem responder, contribui mais...

Pois disso eu estou CHEIO... se metade dos que se dizem mais vividos e calejados (que respeito pela experiência de vida) tivessem tomado atitudes mais cedo, nós aqui da faixa de 20 e 30 não estaríamos sofrendo com a irresponsabilidade geral dos dessa corja de inúteis...

Odeio ter de falar isso, mas certas figuras de linguagem e "tradições" brasileiras só servem pra continuar progredindo como um povo medíocre que vive numa sujeira, nas ruas, na politica, no respeito a idosos ou mesmo na saude publica...

Com todo o respeito... eu quero SOLUÇÕES

As condições, os problemas e as irregularidades foram dispostas aqui, sei que nada é facil sei de tudo o que vc possa imaginar pro bem e pro mal que ocorre nessa parte de justiça brasileira pois dependdo dela ha mais de anos e é triste não ter resposta... mas o que quero é:

Algum tipo de solução... ajuda e tentativas, o Prof. Renan (skull) que fez o abaixo assinado pode ser pouco ou parecer ingênuo, mas é alguma coisa...

Me envergonharia continuar sentado sem fazer nada...

Desculpa o desabafo... esse topico tá ficando chato demais
  • 15/03/2010, 09:43
    clubedopuma
    LP, li a sua resposta e realmente achei-a plausível...mas o que queremos é que esses FDP da controlar saibam fazer a inspeção corretamente.

não passaram meu pai por o oleo estar 2 mm abaixo do médio..ou seja, são FDP's invejosos.

A inspeção tem que seguir padrões, mas os caras não seguem..que são esses:

Segue alguns trechos que copiei da revista 4 Rodas de NOV/09:

"Na vistoria oficial, antes de qualquer coisa, o veículo passa primeiro por checagem que verifica a compatibilidade do automóvel com o cadastro do Detran no que se refere a cor, combustível, categoria, marca e modelo. Qualquer irregularidade já faz com que o veículo seja rejeitado. Depois parte-se para a pré-inspeção visual, que verifica se há funcionamento irregular do motor, emissão de fumaça visível branca ou preta, vazamentos aparentes (de óleo, combustível ou água), alteração do sistema de escapamento (corrosão, furos ou falta de componentes). De novo, se houver algum problema aqui, ele é rejeitado. Nesses casos, emite-se sempre o relatório de inspeção."

"Aí sim, passadas as duas primeiras pré-inspeções e caso o veículo seja aprovado, começa a inspeção visual, que começa como estado dos itens de controle de emissões. Verifica-se se o sistema PCV (ventilação positiva do cárter) está ausente ou danificado e se sua fixação e mangueiras estão irregulares. Depois é checado o sistema EGR (recirculação de gases do escape) e o cânister. Em seguida é analisado o estado geral e a fixação do catalisador. As verificações seguintes são da conexão elétrica de senda lambda, do sistema de injeção de ar secundário e da fixação da bomba. Caso haja registro de pelo menos uma irregularidade, o veículo é reprovado, mas, mesmo assim, será submetido à etapa seguinte, a da emissão de gases."

RUÍDO SERÁ MEDIDO:
    Entre a inspeção visuale a de emissão de gases, a partir deste ano (2010) o veículo pode ser selecionado ainda para passar poor outra verificação, a do nível de ruído, como forma de prevenir também a poluição sonora. A previsão é que os veículos que transportam até nove passageiros só possam emitir até 95 decibéis na dianteira e 103 decibéis na traseira. Para realizar a medição, que em um primeiro momento deverá ter caráter apenas de orientação, deverão ser posicionados microfones ligados a um decibelímetro perto do motor e do escapamento. Por enquanto, ainda não está definida a norma técnica sobre como isso será realizado.

MANUAL DA REVISÃO
    LEVOU BOMBA!
    O que reprova o carro na vistoria
    * Vazamento de óleo ou de água
    * Furo no sistema de escapamento
    * Falta de algum componente do escapamento (como o catalisador)
    * Emissão de fumaça branca ou preta (o correto é emitir um gás quase incolor)
    * Emissão de poluentes acima do permitido

ATENÇÃO!
    Pode reprovar, mas depende do caso
    * Junta da tampa de válvulas umedecida de óleo
    * Coifa do câmbio umedecida de óleo
    * Furo muito pequeno no escapamento

UFA, ESCAPOU!
    O que muita gente acha que reprova, mas não é avaliado na inspeção
    * Motor sujo
    * Água pingando do sistema de ar-condicionado
    * Lâmpada queimada
    * Lanterna quebrada
    * Pneu careca

A inspeção veicular nacional está em pauta e vai incluir carros antigos. Ninguém precisa adaptar o motor, só manter regulado

Assim como os gases lançados pelos modelos zero-quilômetro, as emissões dos carros mais rodados também estão no alvo do poder público. A pauta de discussões do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) para este mês inclui a inspeção veicular, prevista no Código de Trânsito Brasileiro e obrigatória para todos os carros em circulação no país, inclusive os fabricados antes da criação do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve). Um debate que, polêmicas à parte, reforça a importância da manutenção regular, responsabilidade de cada proprietário.

As futuras inspeções devem privilegiar áreas metropolitanas, mais sujeitas a problemas de poluição do ar. Para orientar os órgãos estaduais e municipais, existem índices prefixados de emissão de monóxido de carbono (CO), de acordo com o período de fabricação dos modelos (veja ao lado).

Isso porque não se pode exigir que um automóvel dos anos 70 tenha o mesmo impacto ambiental de um carro mais novo, equipado com tecnologias como injeção eletrônica ou catalisador. "Um veículo com a manutenção em dia consegue se manter dentro dos níveis mínimos exigidos, independentemente da idade", diz Harley Bueno, diretor da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA). "Um carro de 20 anos não precisa ser considerado sucata."
    Minoria
    Hoje, só o estado do Rio de Janeiro e a cidade de São Paulo fazem inspeção veicular. A capital paulista, porém, preferiu verificar primeiro os modelos fabricados a partir de 2003, não os mais rodados. Estima-se que, da frota de 6 milhões de veículos, 4,5 milhões estão fora da inspeção.

Cada um na sua

Ano/modelo - Até 1979
    Marcha-lenta* - 7,0
    2 500 rpm* - 6,0

Ano/modelo - 1980 a 1988
    Marcha-lenta* - 6,5
    2 500 rpm* - 5,0

Ano/modelo - 1989
    Marcha-lenta* - 6,0
    2 500 rpm* - 4,0

Ano/modelo - 1990 e 1991
    Marcha-lenta* - 6,0
    2 500 rpm* - 3,5

Ano/modelo - 1992 a 1996
    Marcha-lenta* - 5,0
    2 500 rpm* - 3,0

Ano/modelo - 1997 em diante
    Marcha-lenta* - 1,5
    2 500 rpm* - 1,0
    * em % de Co; Fonte: Conama
  • 15/03/2010, 13:16
    lpfm
    Srs,
    posso estar tornando o topico chato sem duvida, mas estou aqui fazendo o papel de advogado do diabo! Pq? Porque quero que isso funcione! Então naturalmente questiono pontos que tornam a proposta fragil.
    Pretende-se discutir com um orgão forte e cujo sujeito responsavel eh oculto, que não se cansa e tem todo tempo do mundo!!! Portanto precisamos provas do erro ou dar uma soluçao alternativa. Se tivermos os 2 melhor! O tiro tem q ser certeiro.

Rubens, desculpe mas nao adianta vc querer a soluçao, a soluçao parte de quem esta sendo prejudicado. infelizmente eh assim q funciona.

O que o clube do puma esta fazendo eh um começo......

Uma pergunta, teria como fazer o abaixo assinado por mp ou um topico fechado onde so moderadores e equipe de apoio tivessem acesso?
    abs,
    lp
  • 15/03/2010, 14:40
    RABUGENTO
    O que muita gente acha que reprova, mas não é avaliado na inspeção
    * Motor sujo
    * Água pingando do sistema de ar-condicionado
    * Lâmpada queimada
    * Lanterna quebrada
    * Pneu careca

Essa inspeção realmente é uma maravilha...
  • 15/03/2010, 19:28
    Ricardo Passoni
    O maior problema é que ainda , no forum nenhum forista que fez a inspeção , e postou por aqui ! , a minha vou marcar , mas tenho que fazer o escape todo como postei antes , mas como foi descrito acima será que ninguem aqui fez ainda?? Tbem sou contra do jeito que esta sendo feito! tem que olhar logo tudo afinal o que tem de carro detonado e novo , para não dizer outra coisa rs, não creio que os devidos ficarão sensibilizados com isso , pode parecer mais um acomodado mas vai ser uma luta se David contra Golias rs! ( sem polemizar com ninguem !!:concordo:) , mas os magistrados podem se manifestar rs!
    Abraços a todos e sem brigas rs!
  • 15/03/2010, 22:04
    Guiga Tostes
    Olá Ricardo,

Este aqui é o 1o. tópico criado sobre a inspeção veicular (Controlar) feito em 2008: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...t=inspe%E7%E3o,

Naquele ano a inspeção teve inicio com a frota diesel antes dos demais combustiveis como teste....

Aqui muitos foristas foram cobaia involuntárias(inclusive eu) e postaram sobre seus medos duvidas e suas experiencias junto a Controlar, segue o relato da minha inspeção: pág 13 post 124

http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...E7%E3o&page=13

Por este motivo estou tão desgastado na discussão deste assunto...convivendo com isso desde 2008...

Ps.: A 4x4&Cia deste mês tras uma mateia sobre um Javali zerado, comprado do unico dono que por sua vez o havia comprado da CBT no salão do automovel de 1988...mas o que isso tem a ver com o tópico?? Tem o simples fato de a revista ter citado mesmo que superficialmente que o novo proprietário teve que fazer(retificar) o motor que era original desembolsando R$6mil após o motor ter sido danificado(estourou) durante a inspeção da Controlar, onde o "técnico" não deu ouvidos ao dono que informou sobre o motor 3 cilindros do Javali ser agricola e de baixo giro(máx 3000rpm) e o "técnico" ignorando tal informação programou a máquina para 6000rpm...foi lá e acelerou com vontade o Javali do jovem...resultado o motor foi pro saco. Achei uma pena a revista não dar maior importancia e mais detalhes a este acontecimento, pois nao informa quem pagou a conta...aliás, da a entender que foi o proprietário quem arcou com a bucha...estranho não?

Abrs
  • 15/03/2010, 22:26
    Ronaldo B.
    Citação:

Postado originalmente por Ricardo Passoni Ver Post
    O maior problema é que ainda , no forum nenhum forista que fez a inspeção , e postou por aqui ! , a minha vou marcar , mas tenho que fazer o escape todo como postei antes , mas como foi descrito acima será que ninguem aqui fez ainda?? Tbem sou contra do jeito que esta sendo feito! tem que olhar logo tudo afinal o que tem de carro detonado e novo , para não dizer outra coisa rs, não creio que os devidos ficarão sensibilizados com isso , pode parecer mais um acomodado mas vai ser uma luta se David contra Golias rs! ( sem polemizar com ninguem !!:concordo:) , mas os magistrados podem se manifestar rs!
    Abraços a todos e sem brigas rs!

Ricardo,

Já fiz 4 inspeções no Controlar, a última foi na sexta feira passada dia 12/03. O resultado postei no tópico abaixo:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/im...subscribed.gif Vistoria do Controlar - XJ

Mas acho que eu não sirvo como exemplo, porque todos os carros que levei para vistoria estavam orginais. :concordo:

[]´s
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 10 de 13 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678910111213 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 18:47.