Pessoal isso eu usei no meu jeep numa emergencia e deu certo,ainda consegui faser a trilha todinha sem problema.
Numa emergencia podem usar que da certo.:concordo:
Versão Imprimível
Antônio
Pior é que funciona mesmo. Um grupo lá do sul (vira latas off road) quando veio tentar fazer o telégrafo(Ariri) deu vazamento numa bomba d'agua e num radiador , consertaram com clara de ovos caipira , comprados do Sr. Porfírio , morador mais antigo da vila de santa maria.
Sempre ouvi falar, mas sempre duvidei.
Então além da patesca, das cintas, etc, temos que levar uns bons ovos de galinha pra trilha :-D
Troco o óleo do meu carro a cada 4.000km (rodo 90% na cidade) junto com o filtro e meu motor está muito limpo, sem crosta alguma aos 220.000 km.
Quando comprei esse carro do meu pai, aos 140.000km, troquei a junta da tampa de valvulas e o motor era só borra. daí passei a trocar óleo como descrito e ficou bala.
O interessante é o porquê tanta preocupação com limpeza interna de motor? Rodou o óleo preteia e ta sujo de novo. Somente os motores de 16 válvulas e outros mais modernos de alto giro, baixa cilindrada e alta potência tem problemas com borra (goma). No mais os motores BF dos CJ, Perquins, Maxion, MB, e MWM, 4.1 e 2,5 da GM, e outros de construção antiga (digo normal) sentem até falta de uma borrazinha(rrrhhhsss). Afinal de contas tem alguém aí usando 1.0 16 válvulas em Jeeps?
Outra coisa é o intervalo de troca. Se você troca o óleo na metade do prazo normal recomendado (10.000 KM), significa que você jogou fora aproximadamente 60% do valor em R$ da retífica. A VW recomenda 5000KM no motor AP e a Ford 10.000Km no mesmo motor AP. Acontece que os 5000 KM são intervalos de revisões que geram R$$$$$ para a concessionária. Por que um motor de caminhão que tem uso severo deve trocar com 10000 KM e um motor de carro leve com 5000KM? Só para encher o bolso das concessionárias. Um motor tem KM média de vida útil em função de sua construção (Engenharia e materiais) e trocar o óleo antes da hora não vai prolongar a vida do motor, mas vai prolongar seus custos com manutenção. Alias se você enviar óleo de veículo que roda em asfalto ou mesmo terra com filtro de ar adequadamente preservado, para análise química e física em empresa especializada em análise de óleo verá que em muitos casos mesmo tendo expirado a vida prevista em manual o óleo poderá estar em perfeitas condições de uso. Motor não é fogão e Jepeiro não é dona de casa. Ta duvidando? Leia o manual de qualquer fabricante de motor (não vale as porcarias 1.0, 16 válvulas e motores afrescalhados (digo importados milindrosos) e ache uma orientação para lavar o motor. Não tem. Se precisou descarbonizar cabeça de cilindro ou limpar borra no carter é porque não trocou óleo por longo período, (tipo 20000 a 30000 km) trabalhou super aquecido, com vela ou bico ruim, ou seja, faltou manutenção preventiva. Nos meus motores só troco óleo com 10000 km e nunca deu km útil abaixo da média. Outra coisa, pior do que óleo velho é filtro de óleo velho, filtro de ar furado, mangueira de ar com entrada de poeira, tampa de bocal de óleo e combustível que não veda e enche tudo de pó, tanque de combustível sujo e com água. Todos trazem partículas para dentro do motor e fazem um arraso. Abraço.
Meu caro, o vovo vi a uva quando tinha gasolina nos postos.
Hoje caso voçe não saiba, isso é ficção científica ou sacanagem explicita.
Porque será que quando tinha gasolina e diesel baratos não tinha borra ?
Hoje o que tem por aí é uma mistura de agua, alcool, solventes etc.
Como o lubrificante não foi feito para ter contato com estes bichos, não há óleo que resista, por isso trocar antecipadamente é uma medida preventiva que visa a evitar um custo maior.
Sds
Isso aliado ao uso severo (cidade, trajeto travado, com transito e motor bem, quente) é a razão para troca de óleo e filtro com 4.000 km, como citado no meu posta anterior.
Esqueci de citar q o meu motor trabalha com uma taxa de compressão bem mais alta q o original, tirei uma fatia do cabeçote hehe. isso o faz trabalhar em torno de 10°c mais quente ( temp. da água no painel, no motor em si a coisa deve ser mais feia)
O uso severo está associado com partida a frio + percurso curto + parada, isto repetidamente é enquadrado como uso severo.
Para esta utilização um óleo sintético 5W40 seria uma boa opção.
Eu uso o Top Turbo 15W40 mineral, na proxima troca usarei o Tec Turbo 10W40 semi-sintético.
Quanto mais baixo o primeiro número melhor para partida a frio.
Sds
Grande Franz
:palmas: Suas explicação é perfeita. Além disso tudo tem aquela "briga" entre fabricantes de motores e fabricantes de lubrificantes. Quem não lembra dos comerciais da Shell, onde uma pequena frota rodava milhares de kilometros sem troca ?:?:? Os fabricantes dos motores recomendam troca de óleo com x kilometros e os fabricantes do lubrificante garantem que a troca pode ser feita com 2x de kilometros. Ambos podem estar certos. Isso porque quem vai arcar com os custos de um eventual dano, ao motor, é o fabricante do motor e como não sabem que tipo dono o carro vai ter, colocam uma margem de segurança para a troca do óleo. Já os fabricantes de lubrificantes recomendam a troca baseado em analises feitas no óleo.
Agora depois de ler todas opiniões postadas aqui, fiquei espantado com as :idea:"soluções miraculosas" :idea:para uma desnecessária limpeza de motor. Isso aqui tá parecendo "terreiro de candomblé":mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Abração :concordo:
[quote=Engels Magno Torres;412202] ... uma desnecessária limpeza de motor ...[/quote]
Tb Concordo :concordo:
ola galera sou sou novo no forum,e estou precisando de uma ajuda,comprei um delrey 89,peguei ela batende a parte de baixo,mandei fazer troquei o virabrequim e etc. andei com ele uns 4 meses e na medida que baixou o oleo um pouco fui completando com outra marca de oleo de 25 60 resumindo criou uma pasta(borra) e agora o carro esta esquentando muito acima do normal,oque devo fazer,ja pensei em fazer umas dessas limpesa sem abrir o motor,oque me diriam. abraço adilson