O que vou escrever abaixo é puro relato. Sem opinião ou interpretação. Ou seja, não quero afirmar que existem pessoas boas ou más nesse mundo. Se mentiram, ou não, para mim. É o que de fato aconteceu.
1) Comprei jeep dentro da Special Car de um funcionário chamado "Carlão"
2) Com a demora para entrega dos documentos, fiz contato com o antigo dono que disse não ter recebido pela venda;
3) Procurei a loja para acertar a situação e senti um "jogo de empurra", passando a responsabilidade exclusiva para o Carlão, e não da loja;
4) Me senti desprotegido, busquei apoio legal e registrei boletim de ocorrência por estelionato, artigo 171 do Código Penal;
5) Depois do B.O., as coisas andaram mais rápidas. O Fernando assumiu a responsabilidade da loja e tomou a frente das negociações, afastando o Carlão de qualquer conversa comigo;
6) Alegando não ter dinheiro em caixa no momento, o Fernando propôs parcelar o pagamento, coisa que não aceitei, mas acertamos um prazo para ele regularizar a situação
7) A polícia entregou intimação para o Fernando depor na delegacia e, na véspera do depoimento, eu recebi o documento do meu jeep.
Fui informado pelo Rafael e pelo Fernando que o Carlão "está" demitido, mas que ainda trabalha mais uma ou duas semanas para pagar o prejuízo causado, entre outros acertos.
Essa é a história simplificada do ocorrido. A Special Car assumiu a "cagada" do funcionário e regularizou minha documentação.

Ao Fernando, dono da Special Car: ambos aprendemos, da pior forma possível! Que essas lições nos sirvam de inspiração para buscarmos SEMPRE o melhor e tentar viver nesse mundo com a menor preocupação possível. As preocupações nos envelhecem e desgastam relacionamentos.
Aos clientes da Special Car: tive uma boa conversa com o Rafael e ele disse que esse caso foi bom para ele mudar estruturalmente todos os procedimentos da loja. Pelo que entendi (agora é interpretação minha), ele pretende priorizar mais o cliente. Espero mesmo que isso aconteça e que ele obtenha muito sucesso.

Agradecimentos: a todos que opinaram aqui e me deram força para manter a calma até o fim. Ao Cacá, que por vezes atuou como meu "advogado". Ao 5º DP de Campinas que me tratou como se fosse uma delegacia de filme de hollywood - parabéns a toda equipe policial envolvida pelo comprometimento e seriedade na condução do caso. Ao Furlan, despachante que ajudou a achar o início da tentativa de golpe do Carlão através da documentação do jeep.