O conceito de transmissão continuamente variável não só é antigo como já é utilizado há muito tempo junto à motores de pequena cilindrada, principalmente em motonetas, onde a correia é convencional, de borracha.
Em automóveis, na década de 60 a Fiat chegou a utilizar este tipo de câmbio, desenvolvido por uma empresa européia e já contando com correia metálica, mas não obteve sucesso justamente por causa da pouca durabilidade (desgaste e rompimento da correia).
Neste tipo de câmbio (para uso automotivo) a correia é formada por inúmeras plaquinhas triangulares de aço com as faces unidas entre sí por fios metálicos flexíveis, e ao invés de puxar a carga - como é comum em qualquer correia - a carga é empurrada, com isso a limitação de torque não fica restrita à resistência da correia e sim ao limite de deslizamento. Aumentar este limite é possível, só que isso incorre em maior desgaste e até menor eficiência, já que parte da energia a ser transmitida é perdida em dissipação térmica (via atrito).
Usinagem automatizada barateou custos, gerenciamento eletrônico a melhorou a funcionalidade do conjunto, novos lubrificantes e novas ligas metálicas reduziram o desgaste, mas o ponto fraco deste tipo de câmbio ainda está na durabilidade da correia e no torque limitado que este sistema de transmissão suporta.
Junto à veículos de pequeno porte o limite de torque deixa de ser significativo (e talvez até a durabilidade do conjunto) ficando o resultado final, de uso, muito melhor do que qualquer outro tipo de câmbio, e uma vez respeitado suas limitações não existe nenhuma restrição de uso em veículos 4X4. E diga-se de passagem, se já existem modelos que suportam 36 kgfm, este torque já é mais do que respeitável.
Agora, chamar um câmbio desses de ECOTRONIC é viajar na batatinha. Câmbio ecológico é músculo de perna de cavalo, o resto é delírio de marqueteiro!
"At the 1958 RAI European Road Transport Show it even launched its first passenger car, the DAF 600, with a revolutionary fully automatic drive, the Variomatic. This car was later followed by, amonst others, the 33, 44, 55 and 66, all of them featuring this special drive. In 1972 Volvo took a minority stake in DAF’s passenger car division and some years later (in 1975) it became the full owner. In total, DAF produced some 820,000 passenger cars. "
Até nos manuscritos de Leonardo Da Vinci existem referências sobre este tipo de transmissão, mas que eu saiba a DAF foi a primeira a tornar a idéia realmente FUNCIONAL, e uma das empresas que utilizou a tecnologia da DAF foi a Fiat, década de sessenta, como citei acima.
Comparando a superfície de contato de um sistema toroidal e outro por correia não fica difícil imaginar qual é o mais crítico em termos de deslizamento, e com certeza isso se traduz em custos, principalmente de manutenção.
Tem um calhabeque que tem um sistema de transmissão que são dois discos a 90 graus, um ligado no motor e outro nas rodas.
Ë a transmisão variavel... um disco anda sobre o outro para mudar a relação.
Tem um calhabeque que tem um sistema de transmissão que são dois discos a 90 graus, um ligado no motor e outro nas rodas.
Ë a transmisão variavel... um disco anda sobre o outro para mudar a relação.
Heeeeeeee, eu vi esse, no mesmo programa do Discovery Channel, que vi o CVT da Nissan. Estava na introdução do Programa.