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Convex Datacenter
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  • #1

    Snorkel pode aumentar a performance ?




    Olá pessoal;
    O fato de colocar o snorkel, pode realmente aumentar a performance do motor, só pelo fato de entrar um ar mais frio do que o coletado dentro do cofre do motor, ou até mais facilitado pela "boca" do snorkel estar virada para frente, aproveitando a velocidade do carro e do ar que entra pelo duto ?

    Obrigado

  • #2
    Usuário Avatar de Thiago Rodeghel
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    06/08/2003
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    Nunca ouvi falar em snorkel melhorar a performance do motor Acredito que não tem nada a ver ... Mas já me falaram, que melhora a vida útil do motor, isso sim .

    [s]
    CJ5 1957: 2.0 16v Supercharger "Vorsprung durch Technik"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8111

  • #3
    O local onde é feita a captação de ar tem uma grande importância no desempenho do motor e quanto mais baixa for a temperatura melhor, já que com isso garantimos uma maior densidade (mais massa de ar por volume admitido), só que o resultado tem que ser observado junto ao coletor, e como o ar admitido por um snorkel passa por um (relativo) longo caminho pode haver aquecimento deste ar e ai... bau-bau vantagem do snorkel.
    Outro aspecto que poucos levam em conta é a restrição à passagem do ar que um snorkel pode ocasionar. Um snorkel longo, com curvas acentuadas e de pequeno diâmentro pode prejudicar em muito tanto a economia quanto a potência fornecida pelo motor, já um snorkel bem projetado pode até oferecer um aumento sensível no torque em baixas ou médias rotações (só que esta melhora em baixas ou médias rotações vem acompanhada de uma piora significativa em altas rotações).
    Com um contagiros, dois termômetros, um vacuômetro e alguma paciência é possivel determinar a eficiência de qualquer snorkel ou percurso do sistema de captação de ar. Sem isso a coisa fica na base do chutômetro.

    Em termos de melhor aproveitamento por causa da velocidade, um snorkel não oferece nenhuma vantagem já que normalmente a boca está instalada em local de alta turbulência (proxímo ao teto e parabrisas, que em qualquer jipe é quase que vertical = parede).
    Para existir alguma vantagem a aerodinâmica do carro conta muito (e a velocidade também) e via de regra um dos melhores locais para instalar o captador de ar fica no capô, um pouco antes do parabrisa (região de alta pressão), mas como em muitos casos o visual também conta o captador geralmente é instalado na região mediana do capô, em detrimento da eficiência por conta da estética.
    No tempo dos Big Blocs americanos este tipo de acessório era muito comum e tinha até nome: Ram Air.

    Quanto a alteração da vida util do motor, não vejo a menor relação com o uso ou não de um snorkel.

    Abraços,

  • #4
    Fisicamente faz todo sentido, pela densidade de oxigênio em frações mais frias de ar.
    Você poderia explicar melhor porque perderia torque em altas rotações ?

    Grato pelas explicações....

  • #5
    As perdas ocorrem pela restrição à passagem do ar.
    Por exemplo, com a boca aberta respiramos sem nenhum problema, tanto de forma lenta quanto acelerada (menor ou maior fluxo de ar). Se tentarmos respirar lentamente através de um canudinho de refrigerante não haverá problemas mas a medida que a respiração aumenta de frequência, o diâmetro (e comprimento e curvas) passam a oferecer uma restrição ao fluxo e sentimos falta de ar.
    Com o motor acontece o mesmo.

    Quanto à possibilidade de um snorkel oferecer aumento de torque, isso tem a ver com a dinâmica de um fenômeno conhecido como "golpe de ariete", presente em qualquer duto onde um fluxo liquido ou gasoso sofra interrupção abrupta, como é o caso da admissão de ar em motores por pistão, e este fenômeno torna-se mais acentuado (e mais aproveitável para o aumento de torque) quanto menor for o numero de cilindros.

    Abraços,

  • #6
    Eu tenho um Snorkel Safari da ARB na Cherokee, e realmente parece que a economia e desempenho melhor, mas o cofre da Cherokee é um forno assim acredido que o ar esteja chegando mais frio o motor.
    Mas acho que não é o motivo para se justificar um snorkel.

  • #7
    eh o que falaram.
    eu pensava assim, até achei que tava errado.. mas faz sentido
    pega ar frio, mas em compensação pega menos ar.. pois eh mais restrita.
    mas veja um ótimo motivo pra ti por snorkel
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=6912

    ..
    abraços!
    Pajero Full GLS-B 2.8TDi 1998/1999 - "Vovózona"

  • #8
    quanto custa um snorkel pra ranger em media?

  • #9
    Pessoal,

    Para quem tiver interessado em snorkel, tem os da OGZ(http://www.ogz.com.br), que são extremamente eficientes (tenho um no ESCORIA, o Bill tem no SPIDER, o Marcelão tem na MEGAJABIRACA), bonitos e são pagos em R$. Para a ranger sai por volta de R$ 350.



    Para quem é de São Paulo, apareça na loja, o pessoal é super atencioso. Fica no Ipiranga, na Rua Bom Pastor, 1250 e os telefones são (11) 6169 7762, (11) 6161 7169.

    Eles enviam para qualquer parte do brasil e a adaptação é extremamente simples, qualquer pessoa com um mínimo de conhecimento de mecânica e funilaria pode fazer.

    Estou fazendo propaganda só porque gosto dos produtos deles, não ganho nada com isso, apenas amigos felizes com a aquisição de produtos que não ficam devendo nada aos gringos e geram empregos aqui.

    []'s

  • #10
    Mais alguns modelos:

    Cross Lander


    Cherokee


    Pajero


    Willys


    []'s achando uma excelente opção

  • #11
    Eu fiz e instalei um snorkel na viatura, com um tubo de ferro dobrado em 45 graus, de 3 polegadas e mangueira flexível e LISA por dentro.

    Fiz o bocal apontado para frente e tive um "efeito colateral" interessante: andando a mais de 60km/h, no gnv, se tirar o pé do acelerador o carro morre! Deduzo que seja pelo ar "injetado" à força no sistema (tipo um turbo) e a incapacidade do kit gnv de regular essa nova mistura de ar/gás. A mistura fica pobre e o carro morre... na gasolina até anda mais, já que a injeção eletrônica percebe a maior vazão de ar e corrige a mistura. Solução? Virei o bocal para trás e tudo se normalizou!

    Segue uma foto para vcs verem como ficou...

    Seba
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Snorkel pode aumentar a performance ?-snorkel_-_frente_178.jpg  

  • #12
    Usuário Avatar de haundrich
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    Citação Postado originalmente por Jalexandre
    Você poderia explicar melhor porque perderia torque em altas rotações ?

    Grato pelas explicações....
    Resumindo, quanto maior o comprimento de qualquer tubulação, maior a perda de carga (mais atrito), e maior a pressão negativa (tende ir para o vácuo )dentro da admissão. Isso influencia na proporção da mistura.

    Acredito que isso pode ser compensado com o snorkel virado para frente, como até existem motos que se aproveitam deste efeito, quase um turbo acima de determinada velocidade. E ai entra os detalhes que o Suky comentou sobre o posicionamento dos mesmos. Em automóveis, a coisa muda de figura.

    Flávio
    Engesa F2 - EE12: mwm2.8, 34 pols, 4 BD, E-Locker diant/tras, molas +2,5 pols, HS, guincho work 12000 lbs

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