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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de Zepi
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    Agora que lembrei...o "lag" não irá diminuir no caso câmbio automático, já que ele trabalhará num regime de rotações diferenciado emn funçaõ do "ecorregamento"...????
    Acho que já desvirtua o tópico essa minha pergunta...

    Abraço

  • #2
    Usuário Avatar de SERGIO AUGUSTO
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    Citação Postado originalmente por Zepi Ver Post
    Ok, sergio, muito obrigado pela paciência e explicação!Me ajudou muito!

    João, fiquei com uma dúvida: teria resultado eu usar tubos de 3", se eles iriam reduzir para 2" no coletor?

    Abraços e Obrigado!
    Olá Zepi;
    Estamos aqui pra colaborar, na medida do possivel. Em relacao ao diametro do tubo, sei que o Joao deve lhe responder, pois vi que ele é fera no negocio, mas quanto maior o diametro que voce puder utilizar(no caso 3"), mais voce facilita a passagem do ar comprimido(ou pressurizado), diminuindo as perdas de carga, ou seja, mantendo mais proximo a diferenca entre a pressao que sai da turbina e a que chega no coletor de admissao, quanto menos curvas for possivel utilizar, e as que forem utilizadas forem de raio mais longo possivel, menos voce "mata" a velocidade e pressao do ar em deslocamento da turbina ao coletor. Existe uma equacao matematica pra determinar estas perdas, diametro ideal, etc, mas nao vamos muito longe nao. Coloca o tubo de 3" com o minimo de curvas, conserva seu "super intercooler", que seu motor vai agradecer. No caso do turbo "lag", se voce puder introduzir no comando da WASTEGATE, uma valvula eletromagnetica(o popular SOLENOIDE), voce consegue melhorar muito o "lag", quase eliminando o dito. A valvula eletromegnetica, nao deixa a WASTEGATE ter abertura gradativaou progressiva, ela(a wastegate) permanece fechada até a valvula "detectar"a pressao maxima de servico do turbo(que voce ou seu mecanico determinou, por exemplo 0,8 Kg) e só abre a WASTEGATE quando essa pressao é alcancada. Fazendo com que o turbo encha mais facil em baixas rotacoes. Eu tenho um esquema para uso da solenoide, mas nao tou conseguindo anexar nehum arquivo nas minas postagens, se quiser dar uma olhada, me manda uma MP com teu email que envio pra voce.
    Abraco

  • #3
    Usuário Avatar de Zepi
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    Bem, agora uma foto do que eu disse sobre usar a abertura em cima do bico da rural...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Dimensionamento de Intercooler...-img_1102.jpg   Dimensionamento de Intercooler...-img_1103.jpg   Dimensionamento de Intercooler...-img_1101.jpg  

  • #4
    Usuário Avatar de haundrich
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    Zepi

    Não sou expert em radiador, mas estou em situação parecida com a sua.
    Troco figurinhas com você de coisas que passei ou já li.

    Tenho MWM 2.8 em meu engesa. O radiador não é original igual ao da S-10, parece ser um radiador opala ou engesa, com mais colmeias.

    A hélice termodinâmica quebrou, era muito cara na época, então decidir buscar alternativas. Nesse meio tempo, percebi que era possível andar 70 ou até 80 km/h, que o ponteiro temperatura ficava normal.

    Tentei colocar ventoinha elétrica de Vectra, mas sem sucesso, a 100 km/h o ponteiro ameaçava ir para o vermelho entao tiro o pé.

    Decidi fixar a hélice direto, bem alinhada e balanceada. Mas dai o trem assoprava de um jeito que era até gostoso de acelerar.. mas eu percebia que a hélice do jeito que estava roubava potência desnecessariamente. Passei no torno e fui diminuindo o diâmetro da hélice, até que o sentimento concordasse. Não esquentou mais e o motor ficou mais solto. Bem, isso me sugere que o radiador ficou bem grande....
    Não contente.

    Lendo mais um pouco sobre isso na época, descobri que radiador muito grande pode diminuir vida útil do motor.
    Acho que tem até um tópico, dizendo que a diferença entre entrada e saída não podia ser maior que x graus centígrados. Se entrar água com temperatura muito menor quando em regime máximo, compromete o motor.
    Outro caso é quando o motor pouco exigido, a válvula termostática libera o mínimo de circulação de água, o que faz com que um radiador grande esfrie demais essa circulação mínima, não benéfico. Pior ainda no inverno.

    Bem , o ideal para mim seria mesmo uso de ventoinhas elétricas. Mas para isso, precisava um radiador fininho, mas de grande área frontal. Mas dai implica com a primeira regra.

    Um sistema legal que eu vi foi o do Golf. Atrás do radiador, tem uma capa tipo coifa, que envolve o radiador e concentra a saida sobre a ventoinha. Para não comprometer o consumo, ativando desnecessariamente a ventoinha, existem aletas que se movem, quando há pressão positiva do ar natural, velocidade no asfalto.

    Voltando ao meu engesa, o radiador original da S10 é fininho, e caberia na largura do cofre..Porém o bendita caixa DH obriga a fazer um dente no radiador para caber.

    Além disso, cogitei eliminar o condensador do AC, para diminuir interferências e assim objetivar usar somente ventoinhas elétricas do que hélice termodinâmica.

    E por último cogitei modificar o intercooler, tirando-o da frente do radiador, e colocando em cima do capô, no melhor estilo das hilux/mitsubishi. Chama a atenção, que o intercooler das mitsubas tem ventoinha elétrica própria. No trânsito parado, elas entram em ação, e na estrada, o pequeno scoop faz o papel de direcionar o ar para dentro do intercooler. Tenho informação que quando a ventoinha desse intercooler falha, na cidade, o motor fica chôcho, tamanha diferença que dá em rendimento.

    Soube que o pessoal de competição acaba movendo o intercooler colocando na frente, abaixo do parachoque e elimina a ventoinha elétrica do intercooler.
    Na trilha, uma lufada de lama ou obstáculo mais alto deve comprometer tudo, principalmente a elétrica.

    Agora penso em colocar 2 radiadores de carros 1.5 ou 1.6, cada um com sua coifa e ventoinha, e usar intercooler da S-10 ano 2008-9, eletrônica, cujo intercooler é mais comprido que o meu atual. Saber se isso vai dar certo....hum

    O radiador do AC penso em colocar no capô, sobre o motor, não sei, preciso de mais idéias. Até dividir em dois e colocar nas caixas de rodas pensei. Problema é a lama fechar.

    Falando um pouquinho mais, as mitsubas tem um radiador complexo, onde radiador de óleo de motor e de câmbio é compartilhado pelo principal. Tudo numa peça só. O motor da mitsubishi trabalha bem quente, e o radiador é até pequeno se comparar com outros.

    Enfim, é uma sinuca. Sinto que não poderei escapar de uma hélice termodinâmica. O motor diesel precisa retirar quantidade de calor maior do que carros a gasolina ou álcool. Por isso simples ventoinha elétrica não deve vencer. A Ventoinha do Vectra deve ter potência de 1CV, enquanto que uma termodinâmica do MWM original deve absorver uns 5CV quando regime máximo. Somado a isso, um radiador que não pode ser grande para não esfriar demais, e nem pequeno demais.
    Engesa F2 - EE12: mwm2.8, 34 pols, 4 BD, E-Locker diant/tras, molas +2,5 pols, HS, guincho work 12000 lbs

  • #5
    Usuário Avatar de CAVESO
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    Achei o tópico novamente.....

    Andei olhando o intercooler do troller e me disseram ser o mesmo da S10 Pitbull, é verdade?

  • #6
    Usuário Avatar de Guima-MS
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    Pessoal , li no comeco do topico que posso colocar o intercooler na frente do condensador do a\c , e certo isto ?
    Seria necessario colocar uma ventoinha auxiliar (aquelas universal) no condensador (que antes ficava na frente e agora tera o intercooler ) ?
    Existe alguma ventoinha eletrica que de conta do MWM 2.8 ?
    Dodge Dakota + Procomp 33x12.50 + MWM 2.8

  • #7
    Usuário Avatar de VELHO DYMMY
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    Acompanho este tópico desde a abertura, quero agradecer a cada um que com ele contribuíram até aqui, e aos que seguirão contribuindo, tenho percebido que, não apenas fui informado, mas, também, tive aula do assunto, dos mais variados autores, ouso dizer que, 4X4 Brasil, é a melhor escola de mecânica virtual que existe!!!!

  • #8
    Usuário Avatar de Leonardo Raffi
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    lendo ....................

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