Por isso eu disse ESTAVAM (não estão mais)...... :odedo:
Eu vi que o selviço fico de primeira mesmo....
Melhor do que novos pois já estão "amaciados"...... :mrgreen:
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Por isso eu disse ESTAVAM (não estão mais)...... :odedo:
Eu vi que o selviço fico de primeira mesmo....
Melhor do que novos pois já estão "amaciados"...... :mrgreen:
Tannuri
Há muito tempo numa viagem a trabalho ao Rio Grande do Sul, um engenheiro da Caterpillar me explicou que os tratores enchem de água nos pneus apenas para equalizar a tal de pressão osmótica quando o trabalho fosse em arrozais, ou seja, terrenos inundados.
Explicou-me que se assim não fosse, em caso de furos, a camara de ar esvaziaria rapidamente. O pneu com água permitiria o conserto improvisado no campo sem interromper o trabalho.
Estou vendendo o que me disseram (pareceu-me lógico), pergunto: se a explicação for correta, qual o sentido prático de encher o pneu com água no caso de uma prova de RC (e para outros usos)? Os pneus ficariam indeformáveis como se estivessem com centenas de psi. No seu caso, como o pneu que você usa é radial, aquelas belas fotinhos que você anexou não se repetirão.
Abraços
Eriksom
.
E.T.
Também vendendo o peixe como comprei:
A Massey-ferguson sempre orientou os tratoristas e usar água para aumentar a tração e diminuir a possibilidade de tombamentos ao trabalhar em terrenos declinados...
Ambos motivos passíveis de discussões...
Empiricamente os tratoristas dizem que é para aumentar o peso traseiro mesmo....
Com peso certo
Lastragem adequada depende de vários fatores, entre eles respeitar a capacidade de carga do pneu e a distribuição de peso da máquina.
O peso do trator, o tipo de rodado e as condições da superficie do solo são os fatores que mais afetam a patinagem das rodas motrizes, a velocidade de deslocamento, a potência desenvolvida e o consumo de combustível, parâmetros que expressam o desempenho do trator. A otimização ou compatibilização desses parâmetros é especialmente influenciada pela lastragem do trator, a qual se reflete imediatamente em força de tração. A capacidade dos pneus em liberar potência na barra de tração ou no engate de três pontos é determinada pela carga sobre as rodas de tração, podendo-se dizer, dentro de certos limites, que máquinas mais pesadas tracionam mais.
A maioria dos usuários gostaria que seu trator tivesse versatibilidade de uso nas diversas operações agrícolas e em diferentes condições de solo, isto é, um mesmo trator faria a aração, a gradagem, o plantio, o cultivo, ajudaria na colheita, no transporte de produtos e em outras tarefas, preferencialmente com a mesma lastragem. Esse procedimento, porém, não é o que deve prevalecer no uso do trator. A lastragem é mais necessária nas primeiras operações agrícolas (onde o esforço tratório é maior), do que nas seguintes, entretanto, por ser uma tarefa que exige tempo e maior esforço físico do operador, este normalmente não costuma remover ou adicionar lastros metálicos para atender a necessidade da operação agrícola. Às vezes, opta-se por uma condição média, onde é preciso administrar o excesso ou falta, a cada situação, com prejuízo no serviço realizado e no custo da manutenção, devido ao maior desgaste mecânico da transmissão.
TIPOS DE LASTROS
Os tratores agrícolas continuam a ser lastrados com água nos pneus (enchimento a ¾ de seu volume) e com peças metálicas colocadas nas rodas de tração e no pára-choque do trator. Em alguns tratores os lastros metálicos são usados na parte externa da roda e, em outros, os lastros metálicos são colocados interna e externamente à roda o que dificulta ainda mais a operação de lastragem, mudança de bitola e a troca de pneus quando necessários. As peças metálicas traseiras pesam cerca de 60 kg cada. Os lastros utilizados na parte dianteira do trator embora pesem em torno de 40 kg cada, oferecem menos dificuldade de manuseio.
O lastro líquido, em termos de tração é equivalente ao lastro metálico, com a vantagem de ser mais barato e facilitar a mudança de bitola.
EFEITOS DA LASTRAGEM INCORRETA
A forma mais imediata de verificar a adequação da lastragem é a patinagem das rodas matrizes. A lastragem limita o torque transmitido através do eixo de tração. A potência do eixo é função do torque e da rotação. Os tratores são projetados para se deslocar em todas as velocidades possíveis dentro da caixa de transmissão, mas não são projetados para operar em todos os torques teoricamente possíveis. Uma lastragem insuficiente faz com que os pneus patinem excessivamente, diminuindo a potência disponível para tracionar um implemento. O uso prolongado nessa situação provoca o desgaste prematuro da banda de rodagem do pneu e, com as rodas necessitando girar para percorrer a mesma distância, o trator acaba gastando mais combustível. A lastragem excessiva reduz a patinagem mas aumenta a compactação do solo e a resistência do mesmo ao movimento do pneu. Além disso, muito peso pode causar sobrecarga no eixo de tração (excesso de torque) e desgaste da parede lateral do pneu.
A LASTRAGEM ADEQUADA
Para uma lastragem adequada é importante respeitar a capacidade de carga do pneu e a distribuição de peso do trator na condição estática, de acordo com sua configuração de tração (ver quadro 1 - veja no final do texto como visualizar este artigo, com fotos e gráficos, em PDF ) e buscar a compatibilização do esforço necessário com a velocidade de trabalho e a patinagem.
A distribuição de peso entre as rodas dianteiras e traseiras afeta a estabilidade do trator. Num trator 4 x 2 as rodas dianteiras devem conduzir peso suficiente para possibilitar adequado controle do esterçamento e evitar o empinamento para trás quando tracionando um implemento. No caso de implementos montados e semi-montados a necessidade de carregar o eixo traseiro é menor porque eles transferem considerável quantidade de peso para a traseira do trator, que contribui para a tração. Os tratores 4 x 4 (rodas iguais), que são mais pesados, têm mais capacidade de tração do que os tratores 4 x 2 e, normalmente, estão prontos para o trabalho de campo sem necessidade de lastro adicional. A figura 1 exemplifíca que a eficiência de tração (conversão de potência fornecida em potência útil) é afetada pela quantidade de lastro, e depende também da condição de superfície do solo. (ver figura 2). Em solo arenoso ou solto a faixa ótima de patinagem é de 13 a 16%, em solo firme e macio (já cultivado) varia de 10 a 13% e em solo duro varia de 8 a 10%, para tratores 4 x 2.
Na prática, é comum observar-se dois exemplos indesejáveis: patinagem zero ou acima de 20%. Se a primeira representa o perigo de compactação (o trator está carregando peso desnecessário), a outra representa perdas de velocidade e de potência, enfim, perda de produtividade e maior gasto de combustível, pois o motor está liberando combustível para um trabalho que não está sendo feito.
Ila Maria Corrêa,
IAC
Em tempo: os cara da caterpillar sacam muito é de esteiras... :mrgreen:
Veja bem, os "muitos anos" da viagem que eu citei são mais de 20 anos: a tecnologia pode ter mudado :wink:
Como os projetos que visitei eram de arroz por inundação, a explicação da Ceterpillar tem lógica, pois todos os tratores que estavam trabalhando tinham lastro metálico conforme o descrito, seja para melhorar a tração, seja para rebaixar o eixo de gravidade, principalmente isso (a descida dos tratores dos degraus ou morrotes para as áreas em que se produzia o arroz era bem íngreme
Seria o caso de concluir que o uso de água não seria adequado para nós, exceto se o pneu for tão grande que o obstáculo seja simplesmente "ignorado"? :concordo:
Eriksom
Que show!!! Com essas infos altamente interessantes e técnicas vou preparar meu carro para plantar arroz ano que vem. Quem sabe a safra me renda um dinheirinho!!! :odedo:
Pô, plantar arroz é muito hardcore!!! :mrgreen:
abs
Esperava alguém me mandar plantar batata, arroz, não! :odedo:
Água só no arrozal.....no pneu (pouco) ar!:odedo:
Coincidência ou não meus pneus vieram de duas colheitaderas de arroz e aqui em Pinda test drive é feito nas quadras de arroz...tendeu!? :mrgreen:
Tentei acessar o site da Continental hoje e vi que mudou, não achei mais essa linha de pneus.
Agora o site está como o de outros países já estava.
Será que tiraram de linha as bolachas? :pensativo:
[]'s