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Tópico: Cambão

  • #1
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    Cambão




    Fala povo,

    Bom, estou pensando em compra um cambão pra carregar meu jipe, já que o consumo dele não ajuda muito... Bom, estava pensando em um cambão do tipo "Y" no parachoque dianteiro, mas daí me veio uma dúvida. Como o jipe fica? com a direção fixa ou com tudo solto mesmo? Seria indicado para viagens acima de 300 km? Será que aquelas carretinhas que erguem os pneus dianteiros não seria mais indicado? Bom, qualquer sugestão será bem-vinda...

    Valeu e abraços...

  • #2
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    O cambão na forma de Y ao qual se refere, deve ser o Tow bar.

    Eu nunca tive problema algum com este, já reboquei vários Jeeps por distancias até superiores a que vc mencionou.

    É só ter bom censo, e lembrar que está rebocando um carro de até 1.5 Ton com centro de gravidade alto e sem estabilidade.

    O carro motriz deve sempre ter o peso maior em relação ao rebocado, no caso o Jeep, por contar somente com o freio do rebocador.

    Um abraço Afonso Carlos.

  • #3
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
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    O Towbar conduz o rebocado , acompanhando o puxador , pode puxar tranquilo , isso já foi bem discutido aqui - http://www.4x4brasil.com.br/forum/vi...asc&highlight=

    Se for rodar muito é aconselhável que ligue lanternas e freios junto com o puxador ...

    []s...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #4
    Um conselho que todos esqueceram de dar, foi que com o Jeep cambado, não se pode dar ré, toda a vez que for preciso dar ré, você têm de desengatar ele do rebocador, eu digo isso por experiência própria, quando acabei de fazer meu (ex) jeep reboquei ele por +- 100 Km, em uma F-250, não tive problema nehum, quando cheguei em minha cidade me lembrei das palavras do Reinaldo(da oficina que eu peguei ele) "nunca dê ré cambado", quis fazer para ver o quê acontecia, estorei dois terminais da direção(do munhão).

    Espero que tenha ajudado, abraços


    Ian

  • #5
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    Valeu...

    Ae pessoal,

    Muito obrigado pelas respostas... é isso mesmo que eu vou fazer... colocar o towbar somente. E desculpa pelo tópico repetido, marinheiro de primeira viagem, na próxima eu uso a busca.

    Abraços...

  • #6
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    Citação Postado originalmente por Eduardo Velo
    Se for rodar muito é aconselhável que ligue lanternas e freios junto com o puxador ...[]s...
    Realmente eh aconselhavel, caso contrario leva multa nos dois carros e o rebocado fica apreendido, até que vc arrume alguem pra dirigir ele.

  • #7
    Usuário Avatar de andretomasi
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    Citação Postado originalmente por Ian Moreira
    Um conselho que todos esqueceram de dar, foi que com o Jeep cambado, não se pode dar ré, toda a vez que for preciso dar ré, você têm de desengatar ele do rebocador, eu digo isso por experiência própria, quando acabei de fazer meu (ex) jeep reboquei ele por +- 100 Km, em uma F-250, não tive problema nehum, quando cheguei em minha cidade me lembrei das palavras do Reinaldo(da oficina que eu peguei ele) "nunca dê ré cambado", quis fazer para ver o quê acontecia, estorei dois terminais da direção(do munhão).
    Não entendi.. quando tirei o VB da oficina, rebocado por uma Saveiro, teve que dar ré pra tirar da oficina, mas não estragou nada Estraga por quê?

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  • #8
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
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    Não esqueça de colocar a caixa em Neutro

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  • #9
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    Eu de novo...

    Sérgio, você falou sobre a caixa em neutro.... Só a caixa de marchas ou a de tração tb? Acho que as duas né... aí ele fica livre mesmo e não corre o risco de forçar nada, não é mesmo

    abraços

  • #10
    Até onde sei não é permitido por lei o uso do cambão.
    Mas estamos no Brasil.

  • #11
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
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    Citação Postado originalmente por Ian Moreira
    Um conselho que todos esqueceram de dar, foi que com o Jeep cambado, não se pode dar ré ...
    Se não tiver ninguém conduzindo o rebocado pra acompanhar a trajetória com o volante pode quebrar algo sim , pq qdo o puxador dá ré a tendência é forçar a roda do rebocado , virando , como se empurrase um carrinho de peças que o eixo é giratório , e pode arrastar com a roda virada por ser limitada , se p pneu for borrachudo , agarra pra valer e acaba quebrando alguma coisa na direção , principalmente cimento rústico e asfalto ...

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  • #12
    Usuário Avatar de andretomasi
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    Citação Postado originalmente por Eduardo Velo
    Citação Postado originalmente por Ian Moreira
    Um conselho que todos esqueceram de dar, foi que com o Jeep cambado, não se pode dar ré ...
    Se não tiver ninguém conduzindo o rebocado pra acompanhar a trajetória com o volante pode quebrar algo sim , pq qdo o puxador dá ré a tendência é forçar a roda do rebocado , virando , como se empurrase um carrinho de peças que o eixo é giratório , e pode arrastar com a roda virada por ser limitada , se p pneu for borrachudo , agarra pra valer e acaba quebrando alguma coisa na direção , principalmente cimento rústico e asfalto ...
    Fala Edu! Suspeitava desde o princípio.. Tá explicado, realmente na hora tinha um magrão (eu) no CJ virando as rodas dele tb

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