-
Marco:
Eu puxo o meu numa S-10, um amigo num Vectra e ainda outro num Gol. Isso depende muito de como e até onde vc vai rebocar. A questão da capacidade do engate é muito importante, mas a forma de rebocar tb. Por exemplo: minha pick-up patina muito fácil em uma subida de estrada de chão, dependendo de como começo a subir (embalado ou ñ), arrancar subindo numa estrada de cascalho então... Meu engate tem capacidade p/ 500 kg, mas é fixo no chassi. Os automóveis usam uma estrutura monobloco e a fixação do engate é feita geralmente em pontos do assoalho (pelo menos os que eu tenho visto). Já se vc quiser rebocar somente em trexo curto (oficina, posto ou início de uma trilha), basta interligar as luzes de sinalização entre seu veículo e o Jeep, tomar alguns cuidados com os trancos e ter bastante paciência. Se quiser, saiu uma matéria na 4X4 & CIA de junho, na seção Dicas, que trata do assunto.
Essa é a minha pequena experiência. Acho q o pessoal do Forum pode ajudar mais. Abraço,
Rodrigo
-
Valeu Rodrigo,
na verdade a minha idéia é rebocar em trechos um pouco mais longos (por ex. minha mãe tem casa na Ilhabela; para não ter que ir em dois carros, gostaria de puxá-lo).
Tenho uma Scenic 2.0 16v, o motor é forte (140 cv), acho que se o gol puxa eu não terei problemas...
-
Marco
O Scènic pode puxar até 1500 kg, pelo manual (pelo menos o que eu tenho, que é o 1.6). Eu já puxei a minha Rural, em trechos bem curtos, é verdade, e ele nem se coçou.
[]s
-
Cícero, valeu.
Acho que a capacidade não deve mudar.
Qur tipo de reboque vc tem na sua Scenic?
-
Destes comuns de bola preso no chassi.
-
Alguma especificação diferente?
Qto ele agüenta?
-
:) Marcos
:? Acho que a questão não é se o carro "puxa" mas com que segurança ele faz isso. Digo isso por que se vc puxar algo, não importa o que, mais pesado que seu carro terá problemas de freio e de direção.
:? Imagine vc na estrada descendo a serra e no meio de uma curva precisar pisar no freio? Vai fazer um L, como dizem os carreteiros, e não ha nada que vc possa fazer pra evitar isso.
:? Pra vc ter idéia, se um cj puxar outro o risco de acontecer isso já é muito grande. Eu pessoalmente já vi acontecer com outros e já aconteceu comigo qualdo meu cj estava sendo puxado por outro. Resultado, o parachoque do meu e a lateral do outro amassados, sem mencionar o baita susto.
[]'s
-
gu
Fugger e pessoal , lancei uma duvida sobre legislação com towbar no tópico condução off-road e conduzindo com towbar .
Essa resposta do Fugger veio a calhar , na Dutra meu colega trazia seu jipe com outro jipe no towbar sozinho , o rodoviário parou ele , levou uma multa (condução insegura) e teve que chamar alguém HABILITADO pra ir no rebocado , principalmente para auxiliar nas frenagens , apesar de o rebocado estar com motor desligado e sem aux. do hidrovacuo , consegue frear , além da sinalização .
Não sei se tem algo parecido como engate de carreta que fica com freios para jipes , mas se for rebocado constantemente valeria a pena montar um esquema né ...
Na lesgilação de trânsito , ainda não achei nada que fale sobre isso , mas se tiver alguém que saiba dá uma dica pra gente . Se pode rebocar sem ninguém no volante desde que tenha todos os comando do rebocado no puxador ? se necessita de condutor habilitado ? etc...
-
Sinceramente não sei.
[]s
-
Eduardo e ALL,
Na verdade, não há qualquer previsão de infração por rebocar veículo com towbar.
O reboque por cordas ou cabo flexível é proibido e sujeito a multa.
A multa aplicada a seu amigo parece ser irregular.
Com relação ao freio, ouvi de uma empresa que faz reboques de barcos que é muito complicado (acho que não estavam muito a fim de fazer).
O que precisa é ligar as luzes de farol, pisca e ré (existe um tipo de pára-choque que pode ser encaixado todas as vezes que for rebocar o jipe).
De qualquer forma, desisti de colocar o engate. No final, vai dar na mesma (vou ter que andar mais devagar, gastar mais gasolina, freio e embreagem...).
[]'s desengatados
-
Rebocando...
:D Salve Galera!
Repetindo o que escrevi no tópico "Conduzindo com Towbar", na seção de Técnicas Off Road:
:D Essa de ter uma pessoa no veículo rebocado não procede... O Policial estava equivocado. Isso só se faz quando o reboque é com cambão de único ponto. Com Towbar não é preciso ninguém lá atrás. O que existem, são normas que definem peso e dimensões dos veículos e sistema de frenagem. Via de regra, um Jeep rebocando o outro, simplesmente não é permitido, pois o rebocador deve pesar 1,75 vezes mais que o rebocado. Abaixo disso é preciso pôr um sistema de freio no rebocado, ou então quando ele ultrapassa um peso determinado.
:shock: Se alguém tiver as normas à mão, envie pra cá!
:D Enquanto isso dêem uma olha nesses tópicos:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=96
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=74
:D Quanto à parte elétrica, tenho no meu Jeep um conector, dentro do capô, onde ligo um chicote que vai até o outro veículo, fazendo funcionar as sinaleiras traseiras. :wink:
:D Ah sim, o sistema de freio não é nada complicado, expliquei como fazer num desses tópicos aí em cima... :wink: Qualquer dúvida gritem! :lol:
-
No atalho abaixo está o código de trânsito.
http://www.dprf.gov.br/codigo/codigo.asp
[]s