tenho mais uma porrada de fotos no notebook la em casa a noite eu posto
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tenho mais uma porrada de fotos no notebook la em casa a noite eu posto
Pode chamar isso o que quiser, mas é um 3-link. Só porque os links triangulados estão soldados juntos não faz com que não sejam dois links. O terceiro link é a panhard.
É uma opção viável, barato e fácil de construir. É melhor que o 3-link do Engesa ou Troller porque os links nascem no centro do chassi, elimonando o "efeito barra establilizadora" presente nestas suspensões. Porém, axle steer e anti-Squat são absurdos se o triângulo for muito fora do horizontal, por este motivo que se vê pouco aplicado este conceito.
Em tampo, pelo mesmo racocínio a dianteira do JPX é um 4-link.
Abraços,
Bill
MDI, a que vc postou é 3-link wishbone.
Eu sou fã de 3link (com o terceiro simples e no meio do eixo) c/ panhard + 4link double tri. Não com esse link fedorento em y :mrgreen:
Por isso que a minha suspa dianteira vai deixar de ser radius pra virar uma true 3link com os fux - Aliás, os fux são demais ao vivo... Recomendo! Depois de testar eu vou recomendar mais. Os bichinhos prometem ;)
Abs
Bill
a facilidade de construçao e pucas peças paraquebrar sao paramim a grandes vantagens
vou tentar fazer umas esperiencias
Saco nada dessa porra de 1, 2 ou 3 links, mas, para o que se destina, não seria mais eficiente e durável um eixo com bucha na ponta do "Y"?????? :pensativo:
Pois é, cada um tem sua situação. Esta suspensão é relativamente fácil de construir sim, mas não tento ao ponto de ser um fator de decisão no meu caso, já que tenho equipamento para fazer algo mais sofisticado.
Mas o ponto sobre poucas peças para quebrar, esse aí tenho que descordar. Por mais simples ou complicado que seja uma suspensão, ela tem que ser projetado para não quebrar, ponto final. Não importa se tem 01 ou 99 pontos de articulação, cada um tem que fazer o seu papel.
Feliz ano novo.
Abraços esperando a mulé se aprontar para ir à praia,
Bill
Como o Bill falou é realmente simples a suspensão.
Conversei com o Junior (meca de Caragua) ele adaptou a suspensão na dianteira da F75 que utiliza no dia a dia na oficina e para trilha.
O terminal rotular, não é um terminal, são duas borrachas utilizadas na F 4000, realmente não entendi exatamente o que são, os mais entendidos devem identificar pelas fotos.
Já montou mais 2 dessas nos jeeps daqui do litoral, eles não são muito "radicais" tanto que nunca fez SPOA e os amortecedores são de kombi, mas o conceito tá aí.
Espero ter ajudado.
[]
1 - mola e amortecedor
2 - "panhard" com terminais de direção
3 - "terminal rotular"
4 - Fico imaginado spoa, molas e amortecedores maiores
5 - regulagem das molas
Mais algumas fotos da F75 e de uma suspensão completa para jeep.
As molas podem ter diferentes pontos de fixação.
Para esse jeep foram fixadas por baixo da longarina do chassi, diferente do sistema da F75.
A qualidade da foto tá ruim pois bati foto de foto.
Não entendi essaCitação:
tanto que nunca fez SPOA e os amortecedores são de kombi, mas o conceito tá aí
Biiiiiiiiiiiuu :mrgreen:
Pois é Rodrigo, mas pelo pouco que sei, SPOA é relativo à feixes de mola por cima ou por baixo dos eixos, e se ainda assim fosse usar o termo, essa mola está sim sobre o eixo, então está SPOA, não é?
Ou o que você quer dizer é passar aquele link que está debaixo do eixo para cima e aumentar o tamanho da mola?
[]'s