Há quem diga que os equipamentos com retificador são melhores para este quesito, coisa que não pude comprovar uma vez que meu equipamento é AC.
Eu e meu irmão (quem solda) lemos várias coisas a respeito e realmente é dito que as máquinas CC são superiores às CA nos quesitos de:
abertura do arco escolha da polaridade (maior ou menor penetração e deposição) manutenção do arco (mais estabilidade) e pelos motivos acima, a possibilidade de soldar com amperagens mais baixas (em chapas mais finas por exemplo)
Diante disse resolvemos transformar nossa máquina CA (uma Balmer BM-1 de 150A) em CC. Já fizemos o retificador, e o "filtro" (que consiste em um capacitor, um resistor ). Falta o indutor apenas . É justamente neste último que paramos, pois eh o elemento mais pesado do sistema e sobre o qual não temos nenhuma informação de como deve ser construído. Espero que quando ficar pronto nós obtenhamos sucesso!
Qualquer dica a respeito do indutor (principalmente quanto a indutância) será muito bem vinda!
Em anexo o circuito para "retificar" uma máquina de solda CA !
Não tenho nenhuma familiaridade com circuitos do tipo mas dá para imaginar que o indutor sirva para "segurar o tranco" do pico de corrente, poupando a ponte retificadora, logo, qualquer detalhe que fique de fora para o cálculo da indutância pode fritar a ponte ou prejudicar a qualidade da solda.
Como o custo para enrolar coisa do tipo deve ser relativamente volumo$o
talvez seja mais prático e barato procurar por este indutor em depósitos de sucata industrial. Aqui em São Paulo já encontrei muita coisa interessante em depósitos do tipo e acredito que aí em Poa não deva ser diferente.
A minha ultima aquisição foi um antigo motor estácionário de 50cc QUATRO TEMPOS, fabricado na Inglaterra. Prá quem gosta de mecânica é uma coisa bonita de se ver, só não sei o que vou fazer com ele...
A minha ultima aquisição foi um antigo motor estácionário de 50cc QUATRO TEMPOS, fabricado na Inglaterra. Prá quem gosta de mecânica é uma coisa bonita de se ver, só não sei o que vou fazer com ele...
Abraços,
Falando nisso eu também sou um admirador de engenhosidades, recentemente passeando num ferro velho encontrei um dos carburadores do avião DC3 totalmete revisado, lacrado e jogado
Como o dono do ferro velho é amigo do meu pai me deu o carburador, fiz uma base de madeira envernizada e hj ele está de enfeite aqui no meu escritório
...recentemente passeando num ferro velho encontrei um dos carburadores do avião DC3 totalmete revisado...
Buáááá.... de avião antigo eu só tenho o reservatório de descongelante, em aluminio, 20 litros, com marcador de volume.
No tempo do meu Willys ele servia de camburão!
Vai ter partes que não tem jeito, mas quando der p/ dobras, é melhor esquentar o aluminio ou vai a frio mesmo?
Vai depender do ângulo e espessura da chapa.
No caso desta de ônibus acredito que nem precise aquecer se você utilizar uma dobradeira (destas que se encontra em serralherias).
Se quiser facilitar as coisas você pode dar uma leve aquecida na zona de dobra, mas veja bem, uma leve aquecida! O alumínio possui baixo ponto de fusão e você pode derreter a peça facilmente...