Prezado Khaos
As informações foram enviadas, agradeço a atenção.
Um abraço
Versão Imprimível
Prezado Khaos
As informações foram enviadas, agradeço a atenção.
Um abraço
o tema nao tem muito haver com solda, apenas com corte de metais mas eh muito interessante.
http://www.bc4x4.com/pr/2003/hypertherm/
Eu e meu irmão (quem solda) lemos várias coisas a respeito e realmente é dito que as máquinas CC são superiores às CA nos quesitos de:Citação:
Postado originalmente por Sukys
:arrow: abertura do arco
:arrow: escolha da polaridade (maior ou menor penetração e deposição)
:arrow: manutenção do arco (mais estabilidade)
:arrow: e pelos motivos acima, a possibilidade de soldar com amperagens mais baixas (em chapas mais finas por exemplo)
Diante disse resolvemos transformar nossa máquina CA (uma Balmer BM-1 de 150A) em CC. Já fizemos o retificador, e o "filtro" (que consiste em um capacitor, um resistor ). Falta o indutor apenas . É justamente neste último que paramos, pois eh o elemento mais pesado do sistema e sobre o qual não temos nenhuma informação de como deve ser construído. Espero que quando ficar pronto nós obtenhamos sucesso! :wink:
Qualquer dica a respeito do indutor (principalmente quanto a indutância) será muito bem vinda! :D
Em anexo o circuito para "retificar" uma máquina de solda CA ! :wink:
[]'s
Não tenho nenhuma familiaridade com circuitos do tipo mas dá para imaginar que o indutor sirva para "segurar o tranco" do pico de corrente, poupando a ponte retificadora, logo, qualquer detalhe que fique de fora para o cálculo da indutância pode fritar a ponte ou prejudicar a qualidade da solda.
Como o custo para enrolar coisa do tipo deve ser relativamente volumo$o :?
talvez seja mais prático e barato procurar por este indutor em depósitos de sucata industrial. Aqui em São Paulo já encontrei muita coisa interessante em depósitos do tipo e acredito que aí em Poa não deva ser diferente.
A minha ultima aquisição foi um antigo motor estácionário de 50cc QUATRO TEMPOS, fabricado na Inglaterra. Prá quem gosta de mecânica é uma coisa bonita de se ver, só não sei o que vou fazer com ele... :lol:
Abraços,
Falando nisso eu também sou um admirador de engenhosidades, recentemente passeando num ferro velho encontrei um dos carburadores do avião DC3 totalmete revisado, lacrado e jogado :shock:Citação:
Postado originalmente por Sukys
Como o dono do ferro velho é amigo do meu pai me deu o carburador, fiz uma base de madeira envernizada e hj ele está de enfeite aqui no meu escritório :)
Buáááá.... :lol: de avião antigo eu só tenho o reservatório de descongelante, em aluminio, 20 litros, com marcador de volume.Citação:
...recentemente passeando num ferro velho encontrei um dos carburadores do avião DC3 totalmete revisado...
No tempo do meu Willys ele servia de camburão! :lol:
Daqui a pouco jah da pra montor um avião, jah tem o carburador e o reservatório de descongelante!!!!! :lol:
Pessoar...
Eu to com algumas chapas de aluminio, tipo chão de onibus, e pretendo fazer algumas coisas (que depois eu mostro aqui) p/ a futura F75.
São peças pequenas, como eu posso soldar esses aluminios?
pode ser com esses trecos:
http://www.mercadolivre.com.br/jm/it...LB&id=24973774
O que eu posso usar como material de solda??
Procure efetuar dobras quando possível.Citação:
Postado originalmente por Trilha4x4
Como material de adição, utilize alumínio.
Sds.
TKS!
Vai ter partes que não tem jeito, mas quando der p/ dobras, é melhor esquentar o aluminio ou vai a frio mesmo?
Vai depender do ângulo e espessura da chapa.Citação:
Postado originalmente por Trilha4x4
No caso desta de ônibus acredito que nem precise aquecer se você utilizar uma dobradeira (destas que se encontra em serralherias).
Se quiser facilitar as coisas você pode dar uma leve aquecida na zona de dobra, mas veja bem, uma leve aquecida! O alumínio possui baixo ponto de fusão e você pode derreter a peça facilmente...
Boa sorte!
Sds.
Pelo que eu me lembre do meus tempos de bancos escolares, para se soldar alumínio você deve utilizar solda TIG com vareta de alumínio também.
Abraços
Sérgio - Floripa
Band Curta 87 - agora calçada com fronteira