Concordo plenamente com a informação do amigo.
Manutenção preventiva é essencial e a substituição de peças de freio é alertada na maioria dos manuais atuais.
Além da tubulação metálica, passível de corrosão, os mangotes (flexíveis) devem ser substituídos não pela KM, mas pelo seu tempo de uso.
A Yamaha recomenda a substituição dos flexíveis de freio em intervalos de 4 (quatro) anos e os reparos de pinças e cilindros mestres em intervalos de 2 (dois) anos.
Os flexíveis quando estão entupidos, não adianta tentar desentupir, pois trata-se de borracha. O sintoma aparente é o travamento da roda por não retornar o fluido automaticamente quando soltamos o pedal de freio.
A limpeza do sistema do freio com a substituição do fluido deve ser feita anualmente. O fluido velho oxida a parte interna da tubulação e componentes do freio, além de prejudicar a frenagem pela criação de bolhas no sistema. O fluido do freio é higroscópico, ou seja, ele absorve a umidade do ambiente.