Postado originalmente por
Afonso Carlos
Ok, Grande Hugo vamos lá:
Acho que pode sim, ser encarado como um fator positivo, o proprietário do veiculo manter sua manutenção em dia em uma concessionária, ainda mais quando o carro já passa dos 150.000 km e tem mais de cinco anos de uso (algo raro de se fazer no Brasil, onde concessionárias mais que extrapolam seus preços), embora existam muitas empresas qualificadas para o mesmo, que não são da rede credenciada, também sei por expêriencia própria, que um carro bem cuidado por fora e muito bem cuidado por dentro, e no caso que citei (Frank) o carro é imaculado.
Não acho que o proprietário deve ter conhecimento de motores, para que possa usufruir do seu carro, acho que o bom senso como vc cita, vale mais do que conhecimento mecânico, no quesito "rodar" com o veiculo.
Acho que todo projetista de motores deve levar em conta, que nem todos os seus clientes finais têm formação ou experiência mecânica e muitas vezes nem bom senso, pratica e experiência ao volante de um utilitário, etc... mas pagaram por ele, e no meu ponto de vista um valor bem razoável, justamente para não terem dores de cabeça.
Acho que um motor diesel, que por natureza de concepção é "robusto" deve suportar cargas por um período muito maior que seus semelhantes gasolina/álcool.
Tenho certeza que, se eu mesmo tiver um motor HSD em alguns de meus carros e quiser que o mesmo dure um milhão de quilômetros, eu consigo, mas a que custo ?
Jamais andar no transito pesado, Jamais rodar com a capacidade de carga máxima, jamais viajar com reboque, jamais trafegar com o ar condicionado ligado, jamais rodar com temperatura ambiente acima de 40º, carregar combustível do mesmo posto aonde for, jamais esticar uma marcha para fazer uma ultrapassagem, jamais trafegar em vias sem asfalto, visitar meu mecânico uma vez por semana ? Acho que não !
Um motor diesel, na minha concepção, não é para corrida, mas sim para ser durável, confiável, e para fazer força.
Percebo que vc tem uma afinidade muito grande com sua Land, e acho isso muito legal, pois também tenho minhas paixões embora conheça suas limitações técnicas continuo adorando os mesmos, como exemplo cito os motores V8, o qual tenho um caso de amor desde que ouvi o primeiro ronco de um destes, mas sei que os mesmos tem muitas vantagens, mas também tem muitas desvantagens, como por exemplo: o desgaste prematuro de mancais do virabrequim, pois nesta configuração de motor a pouco espaço para os mesmos, o próprio angulo em V do motor, que mantêm o pistão esfregando mais a camisa de um lado do que do outro devido à força da gravidade, o balanceamento critico do virabrequim, pois tem de suportar duas bielas em um mesmo mancal, etc...
Mas continuo, admirando e adorando os V oitão, mesmo sabendo que um motor em linha principalmente os seis cilindros são muito mais resolvidos e duráveis nos itens que citei.
Grande Hugo espero e acredito, que sua Land vá rodar muitos milhares de quilômetros e desejo sucesso total a vc, mas minha experiência com usuários comuns, me mostra o que escrevi aqui, e embora não seja nem um pouco comercial ou simpático o que venho escrevendo nestas paginas, só posso dizer que é, e foi, a minha experiência com estes motores ao longo de mais de 12 anos, desde o meu tempo de Land Rover até hoje na TT4.
Um Grande Abraço.