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Tópico: Água no Diesel

  • #97



    Materia publicada hj no O Globo

    Poluição mata mais que Aids e trânsito juntos em São Paulo

    Publicada em 14/10/2008 às 19h17m
    Fabiana Parajara, O Globo
    Comentários
    SÃO PAULO - A poluição já mata mais do que a Aids e o trânsito juntos na cidade de São Paulo. Paulo Saldiva, médico do Laboratório de Poluição Atmosférica da USP, afirma que uma única medida, a redução da liberação de enxofre pelo óleo diesel usado pelos veículos, pode evitar 150 mortes por ano - pouco menos que o número total de vítimas de Aids na cidade de São Paulo, que chegaram a 232 em 2007, por exemplo.
    Segundo estudos do laboratório, as doenças provocadas pela poluição, que vão de problemas respiratórios a enfartos, causam cerca de 9 mortes por dia na capital paulista. Por ano, são cerca de 3,5 mil óbitos. Na capital, o trânsito causou em todo o ano de 2007, 1.352 mortes de acordo com dados da secretaria municipal de Saúde. Somados, no ano passado, a Aids e o trânsito mataram 1.624 pessoas na cidade.
    Segundo estimativa do laboratório, a região metropolitana de São Paulo gasta por ano US$ 1,5 bilhão para tratar as doenças causadas pela poluição do ar. De acordo com o professor, os gastos levam em conta custos de internação e tratamento por doenças causadas ou agravadas pela poluição e também a redução de cerca de um ano e meio da expectativa de vida da população economicamente ativa.
    - Os gastos com saúde por causa da poluição são enormes e temos de nos mobilizar para resolver a questão - afirmou Saldiva, em relação aos estudos feitos no Laboratório.
    A poluição que mais preocupa na capital paulista é a produzida pela frota de mais de 6 milhões de veículos. O Parque do Ibirapuera, por exemplo, um dos poucos lugares destinados ao lazer, é campeão na concentração de ozônio, que faz mal à saúde e ocorre em dias de sol e pouco vento. O ozônio é responsável por problemas respiratórios e ainda por degradar tecidos e danificar plantas. Como outros poluentes, ele se forma a partir de gases liberados pelo escapamento dos carros.
    Os veículos a diesel, que representam apenas 10% da frota nacional, são responsáveis por 62% das emissões de material particulado. Boa parte de toda essa sujeira circula pela cidade, já que caminhões pesados de todo o país cruzam São Paulo pelas Marginais Pinheiros e Tietê para chegar ao Porto de Santos ou alcançar rodovias. A cidade ainda não dispõe do Rodoanel completo - anel viário que interligará as estradas e evitará que veículos de carga transitem dentro da cidade. Para se ter uma idéia, os veículos a diesel, por estarem sempre em circulação, consomem 50% do total de combustíveis vendidos no país.
    Segundo Saldiva, o material particulado é um dos mais prejudiciais para a saúde, já que acaba depositado nos alvéolos, a parte do pulmão responsável pelas trocas gasosas, provocando inflamações e outros distúrbios.
    Briga por diesel mais limpo
    A partir de 2009, no entanto, a expectativa é que o diesel vendido no Brasil seja mais limpo, com a adoção do diesel S-50 (com 50 partículas de enxofre por milhão). Ele será obrigatório porque entra em vigor a Resolução 315/2002 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), a partir de 1º de janeiro. Até 2012, a meta no Ministério do Meio Ambiente é passar para o diesel S-10 (com 10 partículas por milhão de enxofre por milhão). Atualmente, o diesel vendido no Brasil pode emitir 500 partes de enxofre por milhão nas regiões metropolitanas e 2.000 partes de enxofre por milhão no interior - exatamente por conta da necessidade de se redução das emissões nos grandes centros urbanos.
    Saldiva calcula que a mudança, na estimativa mais conservadora, servirá para reduzir 5% da emissão total de poluentes na região metropolitana, já que o enxofre reage com gases dando origem a outras substâncias tóxicas para o organismo. Daí a redução de 150 mortes por conta dos males causados pela poluição.
    - É uma conta grosseira, porque ainda não temos idéia de como será a adoção do sistema. Se apenas os veículos novos serão obrigados a usar o combustível ou se todos eles - afirma Saldiva.
    Quanto mais abrangente a medida, maior pode ser a redução da poluição. O consultor Gabriel Branco, especialista em meio ambiente, afirma que a lei poderá incentivar o uso de catalisadores nos veículos pesados, o que não ocorre hoje por conta da qualidade do diesel, que estraga o equipamento.
    - Eles não usam o equipamento porque a qualidade do diesel acaba com a vida útil da peça - explica Branco.
    Os dois participaram nesta segunda-feira de um seminário sobre poluição atmosférica na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. O resumo de todos os trabalhos apresentados durante o seminário serão enviados ao Ministério Público para que cobre a entrada em vigor da resolução 312/2002 do Conama, que encontra resistência das indústrias automotivas, da Petrobras e das transportadoras.
    A Associação dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a Petrobras e os sindicatos das transportadoras tentam adiar a adoção do diesel mais limpo. Em setembro, no entanto, o Ministério do Meio Ambiente mostrou, em reunião do Conama, que não pretende ceder. Tanto que veio com a proposta que antecipa para 2012 a utilização do óleo diesel com 10 partes por milhão (ppm), sem abrir mão da resolução que determina a adoção do diesel S-50 em janeiro em todo o país. Mas o lobby das indústrias pelo adiamento ainda continua.
    Porém, independentemente da disputa em nível nacional, na capital paulista, uma resolução municipal determina que a adoção do diesel S-50 ocorra impreterivelmente em 1º de janeiro.
    - Para evitar qualquer tipo de manobra, no sentido de dizer que não sabia da medida, enviamos uma carta oficial para Anfavea, para os sindicatos e para a Petrobras informando da determinação da adoção do diesel mais limpo para todos os veículos - disse o secretário, apresentando as cópias das cartas e das respostas das empresas. Os documentos também seriam encaminhados ao Ministério Público.

  • #98
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    Pessoal,

    Mas supondo que o Diesel S-50 realmente esteja disponível em grandes cidades, e que realmente os carros zero quilômetro sejam adaptados para este Diesel. Como os Paulistanos viajariam para o Interior ? Os veículos novos funcionariam também com o Diesel S-2000 ?

    Abraços Du.

  • #99
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    du,

    Não esquenta!
    Os motores rodam com qq coisa
    Podem não ter o mesmo rendimento mas rodam.

  • #100
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    Mais notícias sobre o Diesel S-50

    http://www.agenciapetrobrasdenoticia...d_noticia=5782

  • #101
    Citação Postado originalmente por RABUGENTO Ver Post
    Que vergonha este acordo! Como eu havia dito aqui a Petrobras não atenderá a legislação nem em 2010

    Interessante tambem as "meias" informações que a Petrobras apresenta a sociedade. Enquanto isso vamos continuar adoecendo e danificando os veiculos.

    Como já dizia o grande Roberto Campos "empresa privada é aquela que o governo fiscaliza, empresa publica é aquela que ninguem fiscaliza".

    Vejam abaixo o verdadeiro acordo publicado hoje no Estadão.
    http://www.estadao.com.br/estadaodeh...mp269955,0.php

    Sexta-Feira, 31 de Outubro de 2008 | Versão Impressa

    Fechado acordo tímido sobre diesel

    Meio Ambiente aceitou redução de enxofre pela Petrobrás muito menor do que mandava o Conama

    Alexandre Gonçalves
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    Foi assinado ontem um acordo judicial para compensar o não cumprimento da Resolução 315 de 2002 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que determinava a adoção, em todo o País, de um diesel mais limpo, chamado S50, com 50 partes por milhão (ppm) de enxofre. O enxofre é um poluente com potencial cancerígeno.

    O termo é menos rígido do que diz a norma. É o caso do diesel fornecido hoje no interior, com 2.000 ppm de enxofre. Ele será substituído, a partir de 1º de janeiro, por um diesel um pouco menos sujo, com 1.800 ppm de enxofre. E deverá ser gradualmente trocado, até 2014, pelo diesel com 500 ppm de enxofre - 900% mais poluente do que o S50.

    Nas regiões metropolitanas, que hoje recebem o diesel com 500 ppm, apenas os ônibus urbanos serão "limpos", seguindo cronograma diferenciado. Os ônibus de São Paulo e Rio serão abastecidos com o diesel S50 no início do próximo ano. Até 2011, as frotas das cidades de Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador e das regiões metropolitanas de São Paulo, da Baixada Santista, Campinas, São José dos Campos e Rio também receberão o combustível menos poluente. Só as regiões metropolitanas de Fortaleza, Belém e Recife serão totalmente abastecidos com S50 a partir de 1º de maio de 2009.

    O acordo foi assinado pelo Ministério Público Federal (MPF), governo do Estado de São Paulo, Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Petrobrás, Ibama, Cetesb, Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, 16 montadoras de veículos e 1 fabricante de motores. Por meio da assessoria, a Petrobrás informou que os termos por ela propostos foram praticamente todos aceitos.

    COMPROMISSO

    Em setembro, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, afirmou que o prazo sobre o uso do diesel mais limpo seria mantido: só carros com motores adaptados para o combustível S50 poderiam se licenciar.

    "Eles aceitaram a proposta da Petrobrás e da Anfavea", lamenta Oded Grajew, do Movimento Nossa São Paulo. Segundo Grajew, Minc havia se comprometido em reunir-se com representantes da sociedade civil antes de assinar o acordo. "Fizeram isso de madrugada e sem a participação dos principais interessados." Ele também questiona a atuação do MPF no caso, que teria se afastado das organizações civis envolvidas com o caso.

    As montadores de veículos e a Petrobrás alegaram falta de tempo e de logística para descumprir a resolução aprovada em 2002. Um inquérito civil público será instaurado para levantar de quem é a responsabilidade.

    O Conama aprovou ontem resolução que antecipa para 2012 a adoção do diesel S10, com 10 ppm de enxofre, no abastecimento de veículos pesados no Brasil. Para veículos leves, o Conama ainda vai elaborar uma nova resolução.
    COLABOROU CRISTINA AMORIM

  • #102

  • #103
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    Se não me engano a hilux tem que tirar a agua pelo filtro do combustivel, certo?
    Mas como faço isso? Tenho o carro menos de 2 meses e não sei muita coisa sobre a manutenção "caseira"

  • #104
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    Na Ranger o filtro de Diesel tem um lugar para rirar água se o sensor avisar.
    Nunca precisei usar.

  • #105
    Eu estava lendo o topico, e gostaria de qm entende um exclarecimento, por gentileza:

    Esse Diesel S50, o que vai melhorar em materia de consumo/emissão na frota que já roda no Brasil afora?

    Eu moro em Sampa, e do que adiantaria esse diesel S50, nos milhares de caminhões que passam aqui pela cidade do pais todo, com motores completamente desregulados, mandando aquela fumaça negra pro espaço?

    Sinceramente, eu não sou acionista da Petro. Mas creio que o problema da poluição, ta mto longe de ser apenas 50ppm de enxofre no diesel nosso de cada dia...

    A frota brasileira é uma piada, tem mto de tudo rodando desregulado, tem mto de tudo rodando por ai sem licenciamento, sem IPVA pago, imagina manutenção em dia...

    Ja li tbm que moto de pequena cilindrada polui + que os automóveis com injeção eletronica...

    Quero dizer com isso, que como sempre de nada adianta um paleativo, no meio de centenas de problemas... Concordo com que escreve ai pra tras, que estão novamente jogando a culpa uns pros outros. Mas sinceramente, S50 é o Santo Graal contra a poluição?

    []s a todos

  • #106
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  • #107
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    Citação Postado originalmente por Adriano Braga Ver Post
    A Land tbm tem este tipo de dreno direto do tanque...que por sinal é muito mais prático que o dreno no filtro. Quem for fazer ou trocar de tanque...seria legal ver a possibilidade de colocar um dreno nele....se possível.
    Meu colega de trabalho que tbm tem um F1 como mesmo motor que o meu e ele perdeu a bomba dele por causa da água...a bomba se lubrifica com o própio combustivel e com a água ferrou!!!! Me corrijam se eu estiver falando M. Mas foi o que o mecânico alegou para ele.


    abraços
    Ola´Adriano e demais !
    Onde fica esse dreno do tanque na Land? E´ aquele filtro que fica em cima da roda traseira do lado do carona ou existe outro ? Sei que no filtro de diesel la´ no motor tb tem dreno. Existe algum outro ?

    Abcs

    Fábio

  • #108
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    Citação Postado originalmente por RABUGENTO Ver Post
    Mas esse diesel está abastecendo para onibus... Dps p/ gente!!!!
    O diesel está no postos é o antigo diesel!
    Troquei o filtro do diesel do GV em set.08...
    Mas reparei que o atual filtro demora a ligar o carro... Antes era rapido....
    Ou to errado?
    Nunca teve água!!!!!
    Msm posto na estrada MG-265 (Barbacena a SJDR) eu fiquei desconfiado (Bandeira era Rede Brasil)... Pois o diesel era rosa!!!!
    Mas o carro nem ligou....!!!!!
    4X4 Brasil
    Baeta's Off Road!
    Samurai 1.3 1993 de trilha
    GV3 prata 2014 4x4 top de linha com aro 18"etc etc!

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