Postado originalmente por
Gasoso
Leopoldo, Alessandro Henrique, Marcelo...
Valeu a ajuda...
A idéia, pelo menos a inicial, seria um sistema
água / óleo pois acho que um sistema
Ar / óleo sem ventulina própria não apresentaria resultados positivos aqui no nordeste. Um sitema com ventulina própia não caberia no vitara 16V a menos que fosse realmente muito pequeno ...

Estou buscando alternativas para refrigerar o óleo do motor pois aqui em Natal é muito quente... como praticamente todas as minhas trilhas envolvem dunas e muita areia, o motor das viaturas sempre é esforçado demais... Na área da Suzuki tem um post meu onde estou relatando a saga da troca do radiador original das duas viaturas pelos de chevette junto da adaptação de um eletroventilador em um deles (Sombra), o Escuridão deve permanecer com a polia viscosa pelo menos por enquanto.
O sistema de refrigeração para o óleo é a finalização do trabalho que estou fazendo para reduzir o desgaste dos motores devido ao regime de altos RPM necessário nas dunas somado as altas temperaturas do clima daqui....
As dicas de voces já me ajudaram a desenvolver uma idéia inicial que me parece pelo menos possível... se é a melhor não sei, mas neste ponto conto com a juda de todos para o aperfeiçoamento dela... sugestões são sempre bem vindas.... Pelo menos viável $$$ ela parece ser pois só utilizaria coisas relativamente baratas... O complicado seria o flange para adaptar em cima do filtro de óleo

....

Penso em levar uma tubulação de cobre (para a água) para perto do filtro de óleo do motor e; nesta tubulação, embutir um tubo mais fino também de cobre (para o óleo) por dentro do tubo de água com duas conexões externas ao tubo de água. Se eu conseguir fazer um flange como o das fotos para os vitaras (utiliza o mesmo filtro de óleo dos motores Endura dos Ford Fiesta) seria possível interligar o óleo na tubulação de água citada e assim evitar o superacimento do mesmo com a troca de temperatura com a água...

Com o que já consegui ler sobre o assunto, esta me parece a melhor saída pois eu realmente tenho receio de reduzir a pressão do óleo no interior do motor (devido a um percurso muito longo para o óleo) e acabar por piorar o rendimento do sistema de lubrificação ao invéz de melhorar. Tenho de tomar cuidado com isso pois o Comando de válvulas das viaturas não utiliza bronzes no cabeçote (sim é isso mesmo, no sigular,

japones é tudo doido e faz carro 16V com um só comando de válvulas

...) ... O comando funciona flutuando em uma película de óleo sob pressão injetada constantemente pela bomba... se a pressão cair, o comando começa a roçar no cabeçote (alumínio) e aí a mer#@ tá feita ....
Quanto ao sistema de carter seco

... nuca tinha ouvido falar disto... carter seco pra mim só com o motor aberto

... pelo menos por hora devo ficar no mais convenciaonal... só quero evitar que o óleo frite

.
Quanto ao Radiador para prender nos filtros de óleo (os que ví eram de alumínio, que conduz mais temperatura que o cobre), este eu mesmo garanto que naum vale o investimento

. Pelo menos por aqui a galera pede mais de 50 moedas nisso... para eles servirem de alguma coisa além de enfeite

o veículo tem de ter uma boa circulação de ar no local do filtro do óleo o que nem sempre ocorre. Se o filtro ficar perto do coletor de escape então

... pode até piorar a coisa em situações de baixa velocidade e RPM alto...
[]s a todos