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Convex Datacenter
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  • #13



    Citação Postado originalmente por dptucunduva

    Estou começando a pesquisar/projetar/viajar/fazer as peças pra montar o novo sistema de direção do Horácio.

    Para evitar o bumpsteer, vou mandar confeccionar uma peça, que será o novo braço do munhão, para prender a barra que vem da caixa. Esse braço será preso nos parafusos que prendem o rolamento do munhão. Por ser alguns centímetros mais alto (cerca de 10-15cm), vai fazer com que a barra fique bem mais horizontal. Deve ao menos diminuir o seu problema de bumpsteer.

    No meu caso, a suspensão é bem mais baixa, então deve ser suficiente pra fazer a barra ficar em seu posicionamento ideal.

    Eu não estou reinventando a roda, estou pegando o desenho de sites gringos que mostram o projeto desse tipo de sistema de direção.

    Basta procurar no google por "cross-over steering".

    Daniel,

    Dois comentários........

    Primeiro, a solução que você está considerando é muito boa, desde que seja bem projetada. Se não fo, então pode resultar em desastre, pois estes componentes estão sujeitos grandes esforços e pancadas e mais sério ainda, fádiga devida às flexões quase imperceptíveis no sistema. Assim sendo, o desenho deveria evitar ao qualquer custo peças em balaço, sem suporte em ambos dos lados do ponto de esforço.

    Segundo, sei que muitos gringos chamam este conceito de "cross-over steering", mas na realidade isso não é correto. O nome certo é "high steering". Cross-over é um outro conceito.........

    Abraços,

    Bill

  • #14
    Citação Postado originalmente por Fábio
    Quando o Bill fala em "Band-Aids", duvido que esteja falando no sentido pejorativo, mas sim, numa solução intermediária, que por vezes atendem muito bem ao seu propósito. Calços de carroceria, jumelos maiores, recorte de lata, kit Fess... Se usados com critério podem ser até melhores e do que grandes adaptações. No que se diz em custo benefício nem se fala.

    É isso mesmo que quis dizer. :P

    Abraços com a mesma sutileza de sempre,

  • #15
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    Re: O Melhor de dois mundos

    Citação Postado originalmente por lassis
    Getulio e Bill,

    Será que as barra estabilisadoras contra Body Roll que o Sandro falou aqui cairia bem para torna-lo mais estavel na estrada?

    Meu obejtivo com este Jipe é pegar trilhas leves, estradas de terra e viajar muuuito! Será que tendo isso como objetivo talvez seria melhor optar por não fazer o SPOA?

    []'s
    Gustavo
    Caro Gustavo,

    Desculpe a demora. No seu caso, para viajar constantemente com o CJ a única coisa que você deverá levar em conta são as dimensões dos pneus que pretende usar. Como serão viagens em trilhas leves e estradas "de chão", o mais econômico talvez seria usar pneus de dimensões mais convencionais, aí o SPOA não teria muito sentido e comprometeria o comportamento dinâmico do carro. Se, pelo contrário, fizer questão de usar pneus maiores (33" ou 35") aí o SPOA vira necessidade...

    Quanto às barras estabilizadoras, como as mostradas pelo Sandro, com certeza contribuiriam muito para a estabilidade do veículo na estrada (asfalto) principalmente. Acho entretanto, que aquele sistema do jeito como funciona no Stock Car será difícil de ser adaptado na maioria dos veículos off-road...

    Saudações jipeiras sempre em QAP...



  • #16
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    Re: O Melhor de dois mundos

    Citação Postado originalmente por lassis
    Getulio e Bill,

    Será que as barra estabilisadoras contra Body Roll que o Sandro falou aqui cairia bem para torna-lo mais estavel na estrada?

    Meu obejtivo com este Jipe é pegar trilhas leves, estradas de terra e viajar muuuito! Será que tendo isso como objetivo talvez seria melhor optar por não fazer o SPOA?

    []'s
    Gustavo
    Caro Gustavo,

    Desculpe a demora. No seu caso, para viajar constantemente com o CJ a única coisa que você deverá levar em conta são as dimensões dos pneus que pretende usar. Como serão viagens em trilhas leves e estradas "de chão", o mais econômico talvez seria usar pneus de dimensões mais convencionais, aí o SPOA não teria muito sentido e comprometeria o comportamento dinâmico do carro. Se, pelo contrário, fizer questão de usar pneus maiores (33" ou 35") aí o SPOA vira necessidade...

    Quanto às barras estabilizadoras, como as mostradas pelo Sandro, com certeza contribuiriam muito para a estabilidade do veículo na estrada (asfalto) principalmente. Acho entretanto, que aquele sistema do jeito como funciona no Stock Car será difícil de ser adaptado na maioria dos veículos off-road...

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  • #17
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    suspensão

    Com Relação a suspensão acredito ter criado uma solução interessante e barata (comparado aos kits) .

    Feixe de molas novo com duas molas a menos que o original ;
    SPOA utilizando eixo de Rural + alargadores de 10 cm ;
    Modificação nos berço do motor e cambio ;
    Adoção de um sistema duplahard ;
    Utilização de amortecedores de Van (sprinter) com Lola helicoidal na traseira e amortecedores rancho 5000 com regulagem na cabine na dianteira utilizo 2 amortecedores por roda ;

    Como foi feito

    Todo mundo reclama de como um jipe fica instável após fazer SPOA , mais ninguém pensa no porque caso alguém fale que e porque ficou alto e quase isso o que acontece na realidade e que alteramos sua proporcionalidade e seu centro de gravidade ai vem a parte chata da brincadeira como corrigir isso :
    A proporcionalidade e fácil de corrigir e pegar um manual do jeep e localizar as dimensões originais do jeep (com pneus M38) apos isso e só utilizar a seguinte formula (nova altura / (altura original/100)) o resultado deve ser acima de 100 peque este valor e multiplique pelo resultado da largura do eixo original dividido por 100 este deve ser a nova largura do seu jeep .
    O centro de gravidade já e um pouco mais complicado mais também e perfeitamente solucionável novamente peque a altura original do jeep do solo ate o suporte do motor pegue seu jeep e mesa da parte inferior do Chassi e mese ate o solo depois e só subtrair o resultado do seu jeep pelo original a diferença e o quanto o seu conjunto motor e cambio deve baixar desta forma você vai retornar em 70% o CG do jeep os outros 30% você só consegue utilizando de pneus acima de 33 ‘’ por 12,5’’ de preferência com rodas de ferro desta forma você consegue um CG muitas vezes melhor que o original devido aumento de peso nas extremidade do jeep.
    Outro ponto que ajudou muito foi a adoção de um sistema por eixo duplahard que provou conseguir manter o chassi nivelado apesar da torção lateral.
    Os amortecedores são outro ponto bem interessante estes amortecedores trazeiros da Sprinter já são adaptados com um conjunto de molas helicoidais para deixa-la mais confortável no jeep tem a mesma função a dianteira com amortecedores rancho proporciona todas as vantagens que este amortecedor proporciona eu utilizo 2 amortecedores por roda por opção mais agredido que 1 amortecedor por roda seria suficiente .
    Todas estas adaptações foram feitas visando uma velocidade máxima de 120 Km/h (velocidade mais que suficiente) acima desta velocidade a formação de efeito solo se torna negativa tornando muito difícil o controle do Jeep .
    Tudo que citei acima foi feito no meu jeep com um resultado bom e bonito o meu jeep e um CJ5-B12 Capota de lata com pneus ceeepy crawler 37”x14,5”-15R ,motor GM 4.1 Caixa de cambio T19 e Tranferencia Dana 300 (mesmo conjunto cambio transferência do CJ7 ) .

  • #18
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    Re: suspensão

    Citação Postado originalmente por mtmarcondes
    SPOA utilizando eixo de Rural + alargadores de 10 cm

    Os alargadores que vc fala são os do paralama ?

    Após ler muito aqui no fórum estou querendo Spoar e trocar os eixos do meu Jeep por uns de F75.
    No meu Jeep com diferenciais originais tenho rodas 15x10 uso alargadores de paralama com 12cm e espaçadores nas rodas trazeiras com 4cm.
    Será que com eixos da F75 as rodas trazeiras vão passar muito pra fora comparado com a medida atual ?


    []'s preparando a coragem e os alargadores pq o resto tá na mão.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -jeep_trazeira_3.jpg  

  • #19
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    Desculpe no lugar de Alargador era espaçador mas tambem utilizo alargadores de carroceria de fibra ,
    com relação as suas rodas voce disse 15x10 correto mais gual e o offset delas .

  • #20
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    Elmer seu jeep e diesel coreto outro ponto que você deve levar em conta e o peso do seu conjunto mecânico às vezes mudar os feixes pelos da toyota também e necessário o jeep fica mais confortável e não e necessário aumentar o numero de laminas para suportar o peso . um ponto que muita gente esquece quando se fala em SPOA e a direção do jeep esta sim requer muito cuidado afinal os novos ângulos das barras deixam muitos mecânicos malucos procure sempre utilizar o menor numero de componentes possível e fuja daquelas adaptações que utilizam mais de um doador (peças de diferentes carros) .

  • #21
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    Citação Postado originalmente por mtmarcondes
    Desculpe no lugar de Alargador era espaçador mas tambem utilizo alargadores de carroceria de fibra ,
    com relação as suas rodas voce disse 15x10 correto mais gual e o offset delas .
    Mais uma dúvida, nesse caso seu Jeep está com eixos da rural + espaçadores de 10cm ??

    Ah, o off-set é -44



    Citação Postado originalmente por mtmarcondes
    Elmer seu jeep e diesel coreto outro ponto que você deve levar em conta e o peso do seu conjunto mecânico às vezes mudar os feixes pelos da toyota também e necessário o jeep fica mais confortável e não e necessário aumentar o numero de laminas para suportar o peso . um ponto que muita gente esquece quando se fala em SPOA e a direção do jeep esta sim requer muito cuidado afinal os novos ângulos das barras deixam muitos mecânicos malucos procure sempre utilizar o menor numero de componentes possível e fuja daquelas adaptações que utilizam mais de um doador (peças de diferentes carros) .
    Obrigado pelas dicas, algumas considerações sobre meu Jeep. 8)

    já tem os 4 feixes da toyota band
    as barras de direção são originais da toyota band e os terminais também
    A caixa de direção é hidráulica do opala.

    1[].

  • #22
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    Sim eu utilizo o eixo e os espaçadores com 5cm de cada lado.
    com este off-set de -44 você já pode fazer SPOA com eixo de Rural que vai ficar bom , lógico tudo depende do que você pretende fazer com o seu jeep . No meu eu achei necessário os espaçadores . tudo depende do tipo de Trilha que você costuma fazer , dependendo da trilha nem SPOA e bom (andar entre arvores).

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