ALL,
Segue o teor da 1ª aula, com a devida autorização do "prof." Bill:
billj said
De nada, ao contrário de que alguns pensem, realmente gosto de ajudar.......
Sim, pode botar no fórum a nossa conversa. Seria bom replicar tudo que foi escrito para o pessoal não se perder......
Abraços,
Bill
Aula 1 - Torque
billj escreveu:
Lição #1: Num jipe de trilha, menos importante é a potência / torque do motor em si. O importante é o torque final gerado nas rodas e isso se faz através de redução, no câmbio, t-case e diferenciais.......
Tem muita gente gastando fortunas colcando motores enormes nos jipes, que não terão nem perto do resultado alcançado com uma simples troca de coroa/pinhão.......
marco cruz perguntou:
Bill, desculpe a ignorância , mas me esclareça:
Por exemplo, se o torque do motor x é 28,4 kgf a 2300 rpm, fará alguma diferença (com relação à sua força) :
a) o tamanho dos cardãs
b) a relação coroa/pinhão
c) o tamanho dos pneus
d) a relação de marchas
e) nda
A minha impressão (de leigo total em engenharia) é que realmente os caras colocam motores muito mais fortes porém com relações muito mais longas, o que, em casos extremos, pode causar até um diminuição proporcional de torque/potência.
Falei muita bobagem?
billj respondeu
a) O tamanho do cardan não influi em nada
b, c, d) Todos esses fatores têm influência diretamente proporcional na força aplicado ao chão
Acho que está fazendo confusão com os conceitos de "potência" e "torque". São relacionados porém distintos, relacionados através da velocidade de rotação. Vou te mostrar a cálculo de torque do Spider para ver como os números são impressionantes:
O motor do Spider tem 13,7 kgmF @ 3.000 rpm. A primeira marcha do câmbio é 3,65, então o torque na saída dele é de 50,03 kgmF. Entrando na t-case, este torque se multiplique por 4,87, saíndo com 243,66 kgmF. Daí vai para os diferenciais. Passando pelas relações 4,88, o semi-eixo está vendo 1187,83 kgmF.
Agora, para ver a força sendo aplicado ao chão, temos que entrar com o tamanho do pneu, usando o seu raio. O meu pneu tem 38,5", que é quase um metro. Então para simplificar um pouco, vamos dizer que o raio seja 0,5 m. Daí, o cálculo é fácil, está sendo fornecido ao chão uma força total de 2375,66 kgF. Bastante né?!?!.......
Num jipe tipo Land, com a t-case desbloqueado, essa força seria dividida por iqual pelas quatro rodas. Com as diversas configurações de bloqueio, os cálculos começem a complicar. Basta dizer que em determinadas situações, um jipe totalmente blocado poderia fornecer todo o torque para um único semi-eixo. Foi isso que aconteceu comigo no Rio........
Agora, entra o outro lado. Lembre o RPM para gerar este torque, de 3000?!? Pois bem, isso passa também pelo mesmo processo, só ao invés de multiplicados os números estão divididos, resiltando no semi-éixo de um RPM de apenas 34,6.........
E quanto a potência?!? Acredite ou não, ela não se altera, a potência gerada no virabrequim é a mesma fornecida ao semi-eixo (descontando perdas por atrito). Mas num jipe, potência é que menos importa, o que precise é torque. Por isso, se mexe nas relações. A potência só entra na jogada quando se precise de força E velocidade ao mesmo tempo.......
Tá claro agora ou melado ainda mais?!? Se ficou boa essa explicação e quer botar no Fórum, fique a vontade........
Abraços,
Bill
marco cruz perguntou novamente
Bill, a sua explicação está óticma, obrigado, mas meus (dois) neurônios que entendem de matemática e física foram despejados do meu cérebro, e não sei se entendi direito.
Vamos lá.
Superada a questão da confusão torqueXpotencia: com relações maiores, perco potência e ganho torque (óbvio), que, para um leigo, poderia ser definido como força de arrasto?
vamos para o ponto torque:
o motor do lagartixa tem 25,7 kgmF@ 1800 rpm. Não consegui achar a relação das marchas (câmbio CL 2250) e da reduzida (original willys - essa eu nem procurei...). A minha relação é 5,375 (43x8 )
A equação seria: 25,7 x 1ª marcha X t-case X 5,375 = o que o semi-eixo recebe. Daí multiplica pelo raio do pneu (33").
Qto ao RPM, realmente não consegui entender - o torque máximo vai ser atingido em 1,800 rpm; se eu passar disso, estou trabalhando à toa ou perdendo torque?
Outra pergunta: várias pessoas (inclusive do fórum) trocam o motor e câmbio, e a relação (mais longa), o que acaba quebrando a reduzida original; quem, como eu, não troca a relação, não tem problema com a reduzida: é coincidência ou realmente a reduzida não agüenta a relação mais longa?
Obrigado e desculpe a aporrinhação.
billj respondeu
Já errou na primeira........
Quando se alonga a relação, se perde torque, sim. Mas a potência na altere em nada. COmo te falei, potência é o produto de torque * RPM, então ma medida que aumente o RPM, você diminui o torque. Mas a potência se mantem........

Abraços,
Bill
Poderíamos abrir um tópico específico para aulas, o que acham?