como estava sem nada pra fazer ontem, fui lá pro quintal dar uma olhadinha no 4.4. Não me contentando em apenas olhar, decidi "ver" como montava aquele troço.
Bom, virei o bloco de cabeça pra baixo, instalei o vira e coloquei 2 pistoes nos cilindros.
Quando rodei o vira na mão, os pistoes não atingiram o PMS!!
Ficaram uns 2 - 3mm abaixo, ou seja, não ficaram nivelados com o bloco.
Uso pistões STD 4" e bielas curtas [pelo ano do motor]. O ano do motor é 1986/1987.
E agora, tem outra saída ou tem que rebaixar o bloco?
Bom, pra completar vou perguntar também se os mancais estavam torqueados com o virabrequim montado e se vc torqueou as bielas quando montou.
Realmente existe uma pequena diferença na altura dos pistões que considero insignificante pelo ganho obtido no aumento do diametro.
os pistões do 6bocas biela curta medem do pino até a face 42,16mm
os pistões do 4bocas medem do pino até a face 41,28mm
Subtraindo-se temos a diferença de 0,88mm a menos, então mede esse negócio direito pq teoricamente é impossível dar mais de 1mm abaixo do pms, como falei nas primeiras paginas já fiz essa adaptação várias vezes aqui na Retífica e não mexi na altura dos blocos.
Amigo Elmer,
É fácil encontrar nas retíficas ou lojas válvulas maiores para 4.1?
Tipos essas que o Ramiro falou: 50x40?
Também sedes para aguentar a maior temperatura dessas taxas?
Amigo Elmer,
É fácil encontrar nas retíficas ou lojas válvulas maiores para 4.1?
Tipos essas que o Ramiro falou: 50x40?
Também sedes para aguentar a maior temperatura dessas taxas?
Abs
Opa, eu gosto desse assunto
Amigo Zepi, semana passada adaptamos aqui umas válvulas de admissão da Blazer V6 diferente das que comentei na primeira pagina do tópico, essas tem 49mm e dois ângulos na face de contato (60 + 45), muito interessantes.
Inicialmente estranhei o tamanho das crianças, peguei algum cabeçote velho pra fazer de cobaia e checar(na tentativa de erro/acerto) a quantidade de material que podia ser retirado.
Ficou 10! As válvulas foram compradas em concessionária GM, custaram R$27 cada, mas o proprietário só comprou as de ADM, seria bem melhor trocar também as de ESC por um modelo compatível. Não sei se as de escape da V6 são maiores que as de opala, vou ver se a concessionária tem.
As de 50x40 creio que podem ser encontradas em lojas de preparação, já vi vários anuncios na FULLPOWER e REVISTA HOT.
Sobre as sedes não tem porque substituí-las porque o cabeçote de opala é peça única, não tem guias nem sedes postiças, é tudo fixo moldado juntamente com o cabeçote durante o processo de fundição.
Quando se coloca válvulas maiores nesse cabeçote as sedes são redesenhadas dentro da camara de combustão e aguentam o esforço normalmente pois aquela região já está temperada após tantos anos de funcionamento.
Vou tirar algumas fotos das cobaias e do resultado final pra mostrar como ficou.
Interessante elmer!
liguei para a retífica e eles não tem válvulas maiores(diâmetro) só haste com medida maior.
Para dar um banho químico um plainada para limpar e desempenar mais assentamento sai 190!
Se vc ver se tem mesmo essas válvulas eu espero um pouco...e compro dessas também...
Veja o código delas pra nós!Hehehe!
com essas vávulas deve ficar o capeta!
ps.daqui a pouco vou mandar meu cabeçote para o Elmer pois aqui ninguém dá uma luz pro cara...
Valeu Elmer!
Abs
Ae Zepi, vou consultar sobre as valvulas e depois informo.
Abaixo as fotos do cabeçote modificado
1 - Camara com valvula ADM original 43,7MM
2 - Camara retrabalhada com valvula ADM V6 49MM
3 - Camara após reaberta em cabeçote corroído(furo ao lado esquerdo)
4 - Chegando ao resultado final pra receber as válvulas 49mm
5 - Sede e camara após usinagem final (restando somente acabamento)