x
Convex Datacenter
Página 32 de 108 PrimeiroPrimeiro ... 22232425262728293031323334353637383940414282 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 373 a 384 de 1288

Citação Postado originalmente por Carneiro Ver Post
    Flávio!

Fiquei confuso! O problema que descrevi não tem a ver com o paralama não! São os cantos dos gomos dos pneus, na parte de fora, e não pega em nada. A questão é que parecem estar gastando mais, diferente dos traseiros. A dúvida é se isso é normal pelo arraste nas curvas, mesmo quando o pneu não está inclinado positivamente.

Abraços,

Márcio.

Olá, Carneiro.
    Desculpa o meu mal entendido. Se é um desgaste natural como você descreve, pode ser por outros fatores além do câmber: todo pneu de tacos mais separados, como o Mud Terrain, quando utilizado em asfalto tende a ter um desgaste mais acentuado nos tacos externos em virtude da solicitação em curvas, como você mesmo citou.

Isso é normal e a única maneira de minimizar esse desgaste é fazendo um rodízio, passando esses pneus pra traseira. Se o desgaste for mais forte nos tacos internos, é possível que haja um problema de alinhamento do veículo, não somente o câmber, mas também a convergência e divergência.

O desgaste interno ocorre mais acentuadamente na rodagem em linha reta com o ângulo de divergência mais aberto que o normal ou que o recomendado.

O mesmo que você citou para o câmber também se aplica à divergência, ou seja, a tendência normal de todo veículo é aumentar o ângulo de divergência em rodagem, em virtude das possíveis folgas na suspensão e da movimentação natural das partes mecânicas do veículo.

Se todos os ângulos estão bem e ainda assim esse desgaste continuar aumentando, a única explicação é o tipo de utilização que você faz do veículo (rodagem prolongada em asfalto com pneus específicos para utilização off-road) conjugado com o tipo de configuração do veículo (ângulos da suspensão mais pronunciados).

A solução neste caso para minimizar o problema é fazer um rodízio constante, a cada 10.000 km aproximadamente. Dessa forma, os pneus se desgastarão por igual e não haverá uma incidência de desgaste muito forte nos ombros a ponto de diminuir a vida útil dos pneus.

Lembro que é justamente nos ombros dos pneus que temos a maior quantidade de borracha na banda de rodagem e que mesmo estando bem mais gasto nessa parte, teremos tanta ou mais borracha aí que no centro da banda de rodagem antes de chegar nas lonas metálicas.

Um abraço,
    Flávio

Citação Postado originalmente por rafaelfernandez Ver Post
    Ola Flavio!!

Gostaria que me tirasse uma duvida. Qual a pressão correta pra se rodar no asfalto usando pneus BG A/T 265/75 R16 numa Land Rover Defender 110? Os pneus originais sao 235/85 R16 e a pressao recomendada pela montadora com pneus originais e até meia carga é 28 na dianteira e 41 na traseira.
    Desde ja agradeco!

Rafael Fernandez

Olá, Rafael.

Muitas pessoas costumam me perguntar sobre pressão. Mas é o que eu digo: isso não é determinado pelo fabricante do pneu, e sim pela montadora do veículo.
    Portanto, a pressão correta deve ser essa mesmo que você falou.

Abs e saudações trilheiras!
    Flávio

Citação Postado originalmente por flavio.bfg Ver Post
    Desculpa o meu mal entendido. Se é um desgaste natural como você descreve, pode ser por outros fatores além do câmber: todo pneu de tacos mais separados, como o Mud Terrain, quando utilizado em asfalto tende a ter um desgaste mais acentuado nos tacos externos em virtude da solicitação em curvas, como você mesmo citou.
    Valeu pela explicação, Flávio, excelente.

Eu também tava utilizando 26 libras, mas resolvi colocar 32 e verifiquei que aparentemente diminui o problema (ao passar num cimento cheio de pó, não ficou na lateral do gomo).

Vou rever o alinhamento e camber. E devo fazer rodízio cruzado com 5000 km mesmo!

Logicamente não vou poder fugir muito do desgaste, pois uso o carro bastante no asfalto!

Márcio.

Citação Postado originalmente por Eduardo Velo Ver Post
    Flavio , aproveitando sua boa vontade , gostaria de saber se existe a possibilidade ( ou se a BF já pensou nisso ... ) de os pneus BF AT terem gomos extras nas laterais salientes e intercalados , (gomo sim - gomo não ) para agarrar qdo o pneu precisa de agarre lateral ? , esse gomo extra teria que ficar 1" longe do piso , para ser usado somente em situações que precisasse de tração na lateral do pneu e não ter desgaste por uso de rodagem ...

grato pela atenção ...
    Edu
    Olá, Edu.

Valeu mesmo pela sugestão! Mas nossos projetistas disseram que a maior vantagem dos pneus All Terrain são a sua polivalência, isto é, ser muito bom no asfalto e também fora de asfalto.

Quando começamos a agregar características mais específicas para utilização mais agressiva off-road, como os ombros escalonados que você sugere, teríamos um prejuízo grande na direção on road. Nesse caso específico, os ombros escalonados aumentam significativamente o ruído em uma rodagem em asfalto a altas velocidades em função da aerodinâmica, para ficar só na principal consequência. Isso faria este produto um pouco mais ruidoso e menos confortável, diminuindo o prazer que muitos têm em utilizá-lo no asfalto.

Essa solução foi adotada no Mud Terrain, com tacos escalonados e em níveis diferentes, quer dizer, temos três alturas distintas de tacos nos ombros, cada uma intercalada com a seguinte em posições distintas. Isso torna esse produto ideal para enfrentar os atoleiros, as pistas com britas ou pedras pequenas, trechos de areia e terra fofa, onde normalmente a escultura fica coberta com estes materiais e são os ombros que dão a tração necessária para o veículo seguir em frente.

Mas obrigado mesmo pela sugestão! Toda ideia é sempre bem vinda!

Flávio

A solução neste caso para minimizar o problema é fazer um rodízio constante, a cada 10.000 km aproximadamente. Dessa forma, os pneus se desgastarão por igual e não haverá uma incidência de desgaste muito forte nos ombros a ponto de diminuir a vida útil dos pneus.
    Dúvida sobre o rodízio, Flávio!

É para fazer cruzado, ok. Mas não se deve inverter o pneu na roda, né? Afinal
    só um lado dele tem letras brancas...

M.

Citação Postado originalmente por Tio Eddie Ver Post
    Grande Flávio!

Apenas um depoimento,

Os BF MUD 33"x12,5 R15 da Milona completaram 90.000km em 18 meses de uso sendo o uso cerca de 60%on 40%off.

Estarão sendo substituidos assim que eu chegar de viagem, mas apenas agora estão chegando nos TWI.

Nunca precisei rodar com estepe e tive apenas um furo por causa de um parafuso, mesmo assim rodei 300km até meu borracheiro de confiança e nem baixar o pneu baixou.

As quinas apresentam, algumas rachaduras, mas nada de vazamentos.

Definitivamente um excelente produto que vale cada centavo de seu preço!

Abraços

Eddie
    Olá, Eddie.

Que bom que você gostou! Fico muito feliz de saber isso!

Flávio

Citação Postado originalmente por lealrenato Ver Post
    to entrando nesse topico, apos ler todas as suas paginas, e ter esclarecido minhas duvidas a respeito de pneu.
    mas vamos ao que interessa, quero parabenizar o FLAVIO bfg pelo senso de profissionalismo, dedicação e acima de tudo AMOR ao que faz.
    parabens Flavio e parabens a BFG por autorizar a sua presença entre nos.

P.S. amanhã estarei mandar refazer o balanceamento e alinhamento do meu carro, ja q a WIDMEN no rio, nao o fez em forma de X, e perssiste a deformação irregular e barulho.

abs
    Olá, Renato.

Eu não consigo explicar como eu fico feliz de saber que vocês estão gostando do meu trabalho. É claro que eu estou aqui a trabalho, mas isso não quer dizer que eu não goste do que eu faço. Eu gosto muito!

Eu fico até triste de não poder responder a vocês com a velocidade que eu gostaria. Aliás, se alguma pergunta não for respondida, não é porque eu ignorei não. É porque eu não tive tempo de responder (às vezes são muitas de uma vez), mas assim que sobra um tempo, eu respondo.

Mais uma vez, muito obrigado mesmo.

Flávio

Citação Postado originalmente por Matiusso Ver Post
    Bom dia Flavio
    Tenho uma S10 CD 4x4, e estou qurendo colocar os BF all terrain T/A KO, eles são 50%/50%, mas se eu rodar mais no asfalto vou ter um desgaste prematuro dos pneus? em relação aos 70%/30% off road?
    Matiusso,
    O desgaste dos pneus depende de vários fatores, entre eles o desenho da escultura. Quanto mais borracha em contato com o solo, menor o desgaste do pneu, considerando constantes os outros fatores que influenciam no desgaste.

Por isso, as esculturas mais "fechadas", ou seja, com sulcos mais estreitos, têm geralmente um menor desgaste. Daí podemos considerar que os pneus All Terrain terão um melhor rendimento que os pneus Mud Terrain, quando ambos são utilizados somente em asfalto.

Mas entre os outros fatores está o composto de borracha utilizado. Os pneus Mud Terrain têm uma borracha mais resistente a cortes que os pneus All Terrain. Essa resistência a cortes o torna também mais durável quando utilizado no asfalto, minimizando o efeito da escultura.

Por isso, na prática, não há uma diferença muito grande de rendimento entre os dois produtos, mesmo sendo utilizados somente em asfalto. O que sim pode influenciar muito é a falta de um rodízio.

Pneus de escultura mais agressiva como o Mud Terrain por exemplo, quando são utilizados mais em asfalto tendem a "marcar" a escultura muito fortemente, podendo vir a provocar vibrações e ruídos indesejáveis.

Para minimizar essa possibilidade, sugerimos fazer rodízios constantes em X, quer dizer, passando o pneu dianteiro direito para a traseira esquerda e assim por diante.

Outro fator a se considerar para a boa durabilidade dos pneus é a pressão. Deve-se sempre utilizar a pressão recomendada no Manual do Proprietário do veículo. A única exceção para abaixar a pressão é para sair de situações críticas em trilhas muito radicais, tomando o cuidado de voltar a encher os pneus antes de seguir viagem a velocidades mais altas.

Com essas precauções, mesmo sendo um pneu bastante agressivo, o Mud Terrain poderá rodar no asfalto todo o tempo sem consequências negativas para o pneu ou para o veículo e seja o All Terrain ou o Mud Terrain terão uma durabilidade normal semelhante a qualquer pneu 100% de asfalto teria.

Um abraço,
    Flávio

Usuário Avatar de lealrenato
    Entrada
    14/12/2006
    Local
    rio de janeiro/RJ
    Agradecimento: 1

pneus mud

flavio

vc poderia me dizer, desenhar, exemplificar o sentido da escamação do pneu mud, com o desgaste por uso em asfalto.

me fiz entender???

o lado q desgaste mais, fica virado pra onde???

parte superior ou inferior do pneu???

abs

flavio

vou reformular a minha pergunta.

minha pkp ta com mud terrain t/a km, 265-75-16.
    com relação ao desgaste dos gomos de borracha, olhando por cima, a parte superior do pneu, e vendo o gomo,
    qual lado do gomo tera maior desgaste, o lado virado pra frente do carro, ou o lado virado pra tras do carro???

a pergunta deve-se ao fato que notei q os gomos do pneu estao escamados, um lado ta mais gasto q o outro.
    como acompanhei aos rodizios de pneu, to perdido, nao sei qual lado colocar pra regularizar a situação de barulho e pra dar um desgaste uniforme a eles.

abs
    RENATO LEAL & VICTOR LEAL-MEU FILHO E NAVEGADOR http://www.youtube.com/watch?v=vCauhiwTvOU
    L 200 TRITON

Citação Postado originalmente por Carneiro Ver Post
    Dúvida sobre o rodízio, Flávio!

É para fazer cruzado, ok. Mas não se deve inverter o pneu na roda, né? Afinal
    só um lado dele tem letras brancas...

M.
    Exatamente, Carneiro.

Geralmente evitamos a recomendação de desmontar os pneus por envolver mais custos (mão de obra, balanceamento), mais riscos de danificar os pneus ou arranhar as rodas e também para manter as letras brancas para fora ou para dentro, conforme a vontade inicial do usuário.

Flávio

flavio

vou reformular a minha pergunta.

minha pkp ta com mud terrain t/a km, 265-75-16.
    com relação ao desgaste dos gomos de borracha, olhando por cima, a parte superior do pneu, e vendo o gomo,
    qual lado do gomo tera maior desgaste, o lado virado pra frente do carro, ou o lado virado pra tras do carro???

a pergunta deve-se ao fato que notei q os gomos do pneu estao escamados, um lado ta mais gasto q o outro.
    como acompanhei aos rodizios de pneu, to perdido, nao sei qual lado colocar pra regularizar a situação de barulho e pra dar um desgaste uniforme a eles.

abs
    Reanato,Os pneus de gomos (ou tacos como nós chamamos internamente) independentes sempre terão um desgaste mais acentuado no lado de "saída" do gomo.

Explicarei melhor: imagine esse gomo entrando em contato com o solo na parte baixa do pneu.

O primeiro pedaço do gomo que toca o solo é chamado de bordo de ataque. Continuando o movimento, todo o gomo se apoiará no solo e, em seguida, começa a sair de lá, perdendo o contato com o solo.

A última parte a sair do contato com o solo é chamado de bordo de saída. Ele se desgasta mais devido à diferença física que existe entre o coeficiente de atrito estático e cinético. O cinético é sempre menor que o estático.

Isso faz com que tenhamos que fazer mais força para iniciar um movimento, porque os materiais em atrito estarão com o coeficiente estático, e menos força para manter o movimento, como arrastar um móvel, por exemplo.

Com o gomo do pneu acontece o mesmo. Quando ele toca o solo, ele está com o coeficiente de atrito estático. A medida em que o pneu avança, o limite de aderência do gomo é superado, dependendo do torque ou da velocidade angular.

Quando isso ocorre, esse gomo passa para o coeficiente de atrito cinético e se desliza mais facilmente sobre o solo, gastando-se mais. Essa parte que se gasta é o bordo de saída.

Pra simplificar a sua vida e responder mais objetivamente, existe uma dica pra saber o sentido de giro a que um pneu que já esteja marcado estava girando.

Basta passar a mão sobre a banda de rodagem no sentido de giro e, em seguida, no sentido oposto ao sentido de giro do pneu. O sentido no qual a sensação é mais lisa será o sentido de giro original do pneu. A sensação mais áspera, que prende mais a mão, será o sentido oposto ao de rodagem.

Agora fui eu que fiquei na dúvida se eu soube te explicar. Espero que sim.

Flávio

Geralmente evitamos a recomendação de desmontar os pneus por envolver mais custos (mão de obra, balanceamento), mais riscos de danificar os pneus ou arranhar as rodas e também para manter as letras brancas para fora ou para dentro, conforme a vontade inicial do usuário.
    Nem me fale que tive uma roda destalonada na trilha e depois fiz a besteira de tirar e colocar num borracheiro na estrada, sem máquina... Imagine se não zoou a roda... Eita pneu duro, sô! Agora fica para uma pintura nova no futuro, pois trilha também pega nessa roda da Tracker.

Valeu, Flávio!

Márcio.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem