Postado originalmente por
Beto Beto
Sim, há prejuizos , prinicipalmente no cabeçote e valvulas de escape. Tive 2 veiculos que estraguei com GNV, um Versailles 95 ( cabeçote empenou e também comecou a dar superaquecimento) e um GOl 2003 1.0 ( cabeçote trincou, danos de estouro do coletor de admissao) . Este aparente ressecamento das valvulas nunca foi ressecamento e sim superaquecimento. O cabeçote é feito para trabalhar ate 110 graus em media, expelindo o ar quente da combustão completa da Gasolina ou Alcool. Ocorre que a queima do GNV é muito lenta, por isso usam se variadores de avanco para adiantar o ponto em certa de 18 graus de modo que quando a valvula de escape se abre no começo do ciclo de exaustão o GNV ainda está queimando, e assim continua pelo cabeçote , superaquecendo tudo, cabeçote , valvulas e coletor de escape. Seria bom somente para veiculos originais de fabrica ( ex fiat tetrafuel) ou com cabeçote de ferro fundido( motor do Opala, C20, Chevette). Por este motivo nao coloco mais GNV nos meus veiculos. Obs O Versailles usei ate 160000 km coloquei com 60000 km, o Gol andei ate 200000 coloquei com 50000km, foram 10 anos levando veiculo em oficina todo mes, portanto é preciso desenvolvimento de cabecote , refrigeracao e valvulas.