Mais uma coisa amigos: É besteira pesar a embreagem e comparar com o conversor!(minha opinião)
Por quê?POis não temos( pelos eu não tenho maquinário para isso) como precisar como é feita distribuição radial da massa.Quanto mais no centro estiver a massa acredito que começe a não existir influência na rotação, ao contrário do que o peso mais concentrado nas bordas.
Na minhão opinião seria a mesma coisa que pesar um navio, e dizer que um pedaço de ferro com o mesmo peso vai boiar...existem muitas variáveis envolvidas.
Eu estou arriscando, se der deu, se não der não deu...hehehe!
segue fotos do volante adaptado p/ o conversor de torque!
ja esta tudo pronto p/ a montagem, amanha começo apertar os parafusos
e ver noq vai dar ! rsrs
Espina, e as flanges p/ ZF e t-case willys? vai comercializar ou não?
Abraço
Em 3 projetos teremos 3 flex diferentes...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Amanhã (ou hoje a noite) posto fotos do meu!!!!
Pergunta ao Zepi e ao Spina: no pino traseiro (central) do conversor há um calo do topo dele. Você cortaram esse calo no torno, deixando o pino inteiro com a mesma medida? Não furou a solda?
Mais uma coisa amigos: É besteira pesar a embreagem e comparar com o conversor!(minha opinião)
Por quê?POis não temos( pelos eu não tenho maquinário para isso) como precisar como é feita distribuição radial da massa.Quanto mais no centro estiver a massa acredito que começe a não existir influência na rotação, ao contrário do que o peso mais concentrado nas bordas.
Na minhão opinião seria a mesma coisa que pesar um navio, e dizer que um pedaço de ferro com o mesmo peso vai boiar...existem muitas variáveis envolvidas.
Eu estou arriscando, se der deu, se não der não deu...hehehe!
Abraço
Zepi,
essa solução é muito boa, mas precisa ter cuidado com o balanceamento. Imagina isso girando a 4000rpm.
Beleza Marcel!
E com aquele monte de material que tirei, e o monte de solda que coloquei, o balanceamento foi para o espaço!Claro que terei de mandar balancear aquilo!Hehehe!
Concordo com você Marcel, o que quis dizer é que somente igualar os pesos não é certeza de estar balanceado, ou que não haverá alterações nos variados regimes de trabalho.
Beleza Marcel!
E com aquele monte de material que tirei, e o monte de solda que coloquei, o balanceamento foi para o espaço!Claro que terei de mandar balancear aquilo!Hehehe!
Concordo com você Marcel, o que quis dizer é que somente igualar os pesos não é certeza de estar balanceado, ou que não haverá alterações nos variados regimes de trabalho.
Abraços
devido a diferença de massa entre o volante e o flex plate, deve ter alguma diferença de comportamento sim, mas nada absurdo ou facilmente percebido.
Eu continuo insistindo, baseado com a experiência nas máquinas de terraplenagem, que o conversor não pode ser fixado a uma massa rígida como um volante.
Posso estar enganado, mas todos os conversores de máquinas que conheço, são presos a flex plates e depois aos volantes.
A principal razão, é que as forças resultantes de um conversor são totalmente diferentes de uma embreagem.
Já pesquisei sobre o assunto mas ainda não encontrei um embasamento para tal, portanto, prefiro ficar com o empirismo.
Lembrando que o próprio nome "flex plate", fala por si.
Daí resolvi usar o flex do opala (dimensionado para o câmbio) no meu projeto, mesmo sabendo que o peso dele + o pedaço de volante com cremalheira do motor mwm sprint será maior que o do opala.
Pelo menos a flexibilidade eu mantive...
Peço reprovações, comentários, críticas e sugestões dos experts para que possa fazer as mudanças enquanto estou com tudo na oficina! Podem falar mesmo o que acharem, pois estou aqui para aprender!
Vamos às fotos:
1- Fiz um disco adaptando o flex do opala ao centro do volante do mwm.
2- Flex do opala refurado para a furação do volante mwm.
3- Os rebaixos no disco: um para centralizar o flex no disco e outro para centralizar o disco (com o flex) no centro do volante.
4- Cortei 4 m.m. no centro do volante para deixar na mesma distância do conversor no lugar à carcaça do CA (detalhe: o disco adaptador ficou com 4 m.m. de espessura, para compensar o que retirei no centro do volante e permitir aproveitar os parafusos do volante).
Importante: Não deu tempo de fazer hoje, mas amanhã o flex plate do opala vai para o dentista, digo, torneiro, arrancar todos os dentes para ficar banguela e mais leve...
1- Volante pós-dieta no spa do torneiro.
2- Relógio micro-comparador para verificar a centralidade do flex plate.
3- Conversor fixado ao flex
4- Mais...
5- Verificando a centralidade do conversor...
1- Zerado, sem forçar...
2- Com uma forçada de leve, foi a 0,03 m.m. (forçando mais um pouquinho foi a 0,06 m.m. fácil)
3- medindo..
4- Carcaça fixada no lugar...
E aí, que me dizem?
Aguardo a palavras dos sabichões (ou sabichonas, ui)...
Agora entendi Caveso...Você vai deixar o volante original...e vai colocar mais o flex de opala....
Putz, e eu que estou com um flex de opala com a cremalheira ruim...se soubesse...
Caso alguém queria..estou doando, mas só se for para adaptar em mwm sprint!Hehehehe!
Abraços
Agora entendi Caveso...Você vai deixar o volante original...e vai colocar mais o flex de opala....
Putz, e eu que estou com um flex de opala com a cremalheira ruim...se soubesse...
Caso alguém queria..estou doando, mas só se for para adaptar em mwm sprint!Hehehehe!
Abraços
Zepi,
O meu flex estava com alguns dentes ruins e, para minha felicidade, meu volante bi-massa também estava detonado.