x
Convex Datacenter
Página 4 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234
Resultados 37 a 42 de 42

Tópico: Como rebocar ?

  • #37
    Usuário Avatar de Rodrigo Baratti
    Entrada
    19/06/2005
    Local
    Maringá/PR
    Idade
    49
    Posts
    4,204
    Agradecimentos: 23



    Citação Postado originalmente por Pablo.pinto2007 Ver Post
    Fala Galera das info!!!

    Vou enfrentar essa empreitada agora em Julho... pretendo rodar 2.000 km ao todo puxando meu willys com a Cheroka.
    Acredito que pela capacidade de carga ela atenda, já que o jeep é leve... só me resta testar se o jeep vai obedecer o giro (ângulo de caster).

    Umino, acredito que não tenha mudado nada na lei, reboque só por cambão, nada flexível.


    Vamos que vamos!!!

    Pablo
    Pablo,
    Não leve bagagem no jeep, podem encrespar por isso.

    Carregue tudo na cherokee, qto mais pesada ela ficar mais seguro será o reboque, óbvio que tem limites né.

    []’s e boa viagem

  • #38
    Usuário Avatar de titanium
    Entrada
    16/07/2009
    Local
    ---/DF
    Posts
    3,667
    Agradecimentos: 65
    Rodrigo está correto.

    Quanto mais pesado o rebocador frente ao rebocado, melhor.
    Mas é necessário tomar muito cuidado por que o willys pesa de 1 a 1,5ton e o freio ficará totalmente por conta da Cheroka.

    Então consideraria necessário fazer uma revisão completa de pastilhas, discos, lonas da Cherokee para prepará-la para um towing seguro.

    Quanto ao ajuste de caster/alinhamento, é necessário verificar sim, senão fica puxando pra fora de uma curva.

    Só não sei dizer quais os ângulos adequados...




    Abraço
    --
    Viajar é bom e necessário!

  • #39
    Olás,

    Já usei muito o Towbar para puxar meu Jeep com uma Veraneio.
    O Jeep acompanha certinho as curvas, desde que ele esteja com os ângulos de alinhamento corretos.
    Se ao dirigir o Jeep, ele já tem boa dirigibilidade, ou seja, volta a direção após uma curva, não tem shimmy, folgas etc...; pode puxar que a direção dele acompanha o rebocador.
    Se o Jeep tiver coluna de direção adaptada com trava, deixe a chave no contato para não travar a direção.
    Luzes indicativas como já foi dito, e corrente entre o rebocador e o rebocado.
    No Jeep ainda pode deixar a caixa de tração no NEUTRO, assim poupa umas engrenagens de girarem a toa... (há quem tire o cardã traseiro, eu nunca), na frente basta desligar a roda livre.

    Importante, você não tem como dar ré! Portanto, pense bem no trajeto.
    Conseguirá apenas em linha reta, e muita sutileza, porém jamais conseguirá manobrar, pois uma vez que der ré esterçando, o jeep irá esterçar também, porém ele não voltará mais para o centro, muito menos para o sentido oposto. Por isso, se precisar retroceder o caminho, tente ir o mais reto possível e movimentos bem sutis.

    E mais importante, já foi dito, mas nunca é demais: Você terá no mínimo 1 tonelada te empurrando no caso de frenagem.
    Quadruplique a atenção e tome sempre muita distância.
    Nem precisa dizer que a bola e o reboque devem ser resistentes o suficiente, não?!

    Boa sorte!

    T+

  • #40
    Citação Postado originalmente por Paulo André BR Ver Post
    Olás,

    Já usei muito o Towbar para puxar meu Jeep com uma Veraneio.
    O Jeep acompanha certinho as curvas, desde que ele esteja com os ângulos de alinhamento corretos.
    Se ao dirigir o Jeep, ele já tem boa dirigibilidade, ou seja, volta a direção após uma curva, não tem shimmy, folgas etc...; pode puxar que a direção dele acompanha o rebocador.
    Se o Jeep tiver coluna de direção adaptada com trava, deixe a chave no contato para não travar a direção.
    Luzes indicativas como já foi dito, e corrente entre o rebocador e o rebocado.
    No Jeep ainda pode deixar a caixa de tração no NEUTRO, assim poupa umas engrenagens de girarem a toa... (há quem tire o cardã traseiro, eu nunca), na frente basta desligar a roda livre.

    Importante, você não tem como dar ré! Portanto, pense bem no trajeto.
    Conseguirá apenas em linha reta, e muita sutileza, porém jamais conseguirá manobrar, pois uma vez que der ré esterçando, o jeep irá esterçar também, porém ele não voltará mais para o centro, muito menos para o sentido oposto. Por isso, se precisar retroceder o caminho, tente ir o mais reto possível e movimentos bem sutis.

    E mais importante, já foi dito, mas nunca é demais: Você terá no mínimo 1 tonelada te empurrando no caso de frenagem.
    Quadruplique a atenção e tome sempre muita distância.
    Nem precisa dizer que a bola e o reboque devem ser resistentes o suficiente, não?!

    Boa sorte!

    T+
    https://www.4x4brasil.com.br/forum/t...om-towbar.html (Conduzindo com Towbar)

  • #41
    Usuário Avatar de CAPT GOTTLIEB
    Entrada
    05/12/2013
    Local
    AMPARO/SP
    Idade
    77
    Posts
    851
    Agradecimentos: 92

    Rebocar veículo que pesa mais de 750 Kg

    Além da legislação, a meu ver um tanto omissa e confusa neste tema, penso ser importante considerar o peso do carro trator e do carro rebocado. Eu já reboco carros com towbar a mais de 25 anos e nunca tive problemas com fiscalização ou acidentes. Os veículos que já reboquei foram Baja, o Buggy e a Gaiola que pesam entre 450 a 650 Kg. Como veículo trator foi usado a Hilux ou o JIPÃO Bandeirante que pesam por volta de 1.900 Kg. Isto significa que grosso modo rebocam algo que pesa um quarto do seu peso (1/4). Além de rebocarem sem esforço, nas descidas sofrem pouco empurrão dos veículos rebocados (leves).

    Porém um dia coloquei o towbar no JIPÃO Bandeirante (meu towbar serve em todos os carros, exceto a Hilux) e engatei na Hilux para levá-lo à oficina... e aí deu medo! Os dois veículos pesam quase duas toneladas e o percurso foi de 4 Km, porém com uma descida um tanto inclinada medindo 500 metros. E aí, mesmo descendo em segunda marcha, sem quase pisar no freio e bem devagar foi horrível, pois dava para sentir aquelas duas toneladas empurrando o rabo da caminhonete. Brecar nem pensar, pois o risco de dar um L e capotar seria alto. Graças a DEUS cheguei no plano são e salvo, mas prometi a mim mesmo que nunca mais cometeria tamanha imprudência.

    O ideal é o veículo trator rebocar um veículo bem mais leve, com 1/3 ou 1/4 do peso do carro trator. Se for metade (1/2) já vai ser problemático, não no plano, mas nas descidas.

    A legislação já foi comentada, mas lembro que no caso de carretas e trailers é obrigatório o uso de freio inercial se o peso for acima de 750 Kg. Seria possível colocar um freio inercial num Jipe que seria rebocado? Teoricamente sim, mas na prática não, pois seria uma tarefa hercúlea e onerosa. Quem desejar transportar (com certa frequência) um Jipe ou veículo com 1,5 ou 2 toneladas pode usar uma carreta com freio inercial, pois nas descidas com o empurrão o freio é acionado e a carreta diminui a velocidade, evitando-se o temido L.

    Como rebocar ?-towbar-baja-jipao-10-.jpg Como rebocar ?-jipao-baja-towbar-5-.jpg Como rebocar ?-towbar-baja-jipao-2-.jpg Como rebocar ?-hilux-tow-baja-2016-4-.jpg Como rebocar ?-hilux-tow-baja-2016-7-.jpg

    VW BAJA (650 Kg) sendo rebocado pela Hilux ou pelo Bandeirante (1.900 Kg)

    Como rebocar ?-amadeu5bbcambao.jpg Como rebocar ?-hilux-1b.jpg
    Hilux rebocando Buggy com towbar. Munheca com trave, corrente de segurança, chicote de luzes e documentos OK.

    Como rebocar ?-hilux-tow-rail-buggy-1-.jpg Como rebocar ?-towbar-hilux-cronus-1-.jpg
    Hilux rebocando Buggy-Gaiola para Serra da Canastra (450 Km). Sem problemas.
    VW BAJA e BUGGY têm peso inferior a 750 Kg, limite que dispensa o uso de freio inercial para carretas e trailers.

    Como rebocar ?-towbar-11.jpg Como rebocar ?-towbar-12.jpg Como rebocar ?-tow-towbar-001.jpg

    3 fotos e 3 coisas que eu NÃO faria: 1- caminhonete rebocando Jeep. 2- Veículo tipo SW4 rebocando Jeep. 3- Jipão Toyota Band rebocando Jeep.

    Os JIPES costumam pesar entre 1500 a 2000 Kg, muito acima de 750 Kg, limite que dispensa o uso de freio inercial para carretas e trailers. Mas nunca vi JIPE rebocado com freio inercial e a meu ver seria impraticável tentar fazê-lo.

    Numa cidade próxima de Amparo tem uma pessoa que tem um belo Ford-Mercury 1947 (2 toneladas de peso) e quando vai para alguma exposição de carros antigos usa uma carreta com freio inercial. O veículo trator é uma potente caminhonete. Sem problemas.

    Célebre frase do notável político alemão,
    Otto von Bismarck: “Os cidadãos não poderiam dormir tranquilos se soubessem como são feitas as salsichas e as leis.”
    Fazer leis e regulamentos é tarefa difícil e muitas vezes quem legisla tem escasso conhecimento da matéria. Aí entram em cena os assessores, os conselheiros, os peritos, os experts, os palpiteiros e os lobistas para "ajudar". E muitas vezes a lei tem omissões e brechas. Mas o fato da lei não proibir determinado ato perigoso não me obriga ou me aconselha a praticá-lo. Muito pelo contrário, pois a prudência e o bom senso devem estar em primeiro lugar. Na minha opinião é uma temeridade um JIPE ou uma caminhonete rebocar outro JIPE, pois são veículos de peso assemelhado. Abro uma exceção se for por um curto trajeto, em terreno sem declives importantes. Por exemplo, levar o JIPE para uma oficina próxima.
    4X4 Brasil
    VW-GAIOLA 1600 (8x35); JIPÃO BAND 1983;
    https://www.4x4brasil.com.br/forum/f...ao-o-onca.html

  • #42
    Moderador Avatar de xibiu!!!
    Entrada
    15/01/2012
    Local
    Londrina/PR
    Posts
    10,467
    Agradecimentos: 114
    "Para mim não basta ter quatro rodas.É preciso ter tração em todas!!!"

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 15
      Última resposta: 13/07/2012, 07:02
    2. Respostas: 5
      Última resposta: 09/01/2006, 13:51
    3. tipos de corno
      Por Tatão no fórum Humor
      Respostas: 1
      Última resposta: 10/08/2005, 16:00

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade