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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de Amauri Marques Farias
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    tubulação freio de ferro ou cobre??




    Ola galera 4x4,

    minha duvida surgiu quando eu estava trocando a tubulação de freio da minha f-75. assim que eu coloquei um hidrovacuo, pedaleria suspensa cilindro mestre, acho que a pressao foi muito forte limpando toda tubulação original e o resultado foi que entupiu tudo.. tirei toda tentei limpar com arame, maquina de pressao, esquentar,compressor de ar. tudo. e os canos origianais de ferro ou aço ,nao sei, nao desemtupiram .
    entao fui indicado a fazer os canos com cobre que seria mais facil de achar moldar e fazer.
    fui la comprei fiz as pontinhas para encaixar tudo perfeito ate que me veio um ze ruela e falo que o que eu tava fazendo nao ia prestar pq o cano de cobre e fragil que que ia durar pouco tempo..

    gostaria de saber se isso procede , e se alguem aqui passou por isso?

    abraços
    amauri.

  • #2
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    Tubo de cobre racha com a pressão, é suicídio.

    Compre os canos de aço da kombi, são retos e longos, dá pra moldar à vontade.

    []'s

  • #3
    Usuário Avatar de Carlão Rover
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    Só para reforçar a afirmação do Elmer...tem um tópico que isto é bem explicado por aqui...não use cobre....
    www.rovercafe4x4.blogspot.com

    APRENDENDO E VIVENDO DENTRO DE UM LAND ROVER.

  • #4
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    Pois é, ontem mesmo eu pesquisei mas minha conexão tava muito lenta, acabei de encontrar o tópico, muito bom por sinal.

    Guia de manutenção/Inspeção de Jeep
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  • #5
    Usuário Avatar de valdir rainer
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    Citação Postado originalmente por Elmer_Jeep Ver Post
    Tubo de cobre racha com a pressão, é suicídio.

    Compre os canos de aço da kombi, são retos e longos, dá pra moldar à vontade.

    []'s
    Olá Elmer,a mais ou menos uns 7anos eu troquei alguns canos de freio de um cj5,e coloquei os canos de cobre.
    Pois é a semana passada ele veio até a minha oficina com vasamento de oleo de freio,e estava vazando justamente no cano de aço,ele estava todo podre,e os canos que eu tinha trocado estavão novos.
    Na minha opinião continuo opitando pelos de cobre.
    Se os de aço fosse tão bom assim os canos de freio dos fuscas e kombis não apodreceria tanto.
    A anos que só uso o de cobre e numca tive problemas,até em automoveis só uso o de cobre,e toda a minha vida de mecanico desde quando trabalhava de ajudante,as oficinas sempre usavão o de cobre.
    Agora se não for um serviço bem feito ai vai rachar mesmo.
    Vejo muitos serviços que nem ao menos os mecanicos revestem os canos com mangueira,ai o cano vai ficar esfregando em algum lugar e vai chegar uma hora que vai vazar.

    Um abraço.

  • #6
    Usuário Avatar de leopoldo
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    O problema é que muitos imaginam que o tubo de aço vai durar para sempre.

    Mas não dura.

    O CERTO seria trocar a tubulação na época que que se faz o freio por completo.

    Mas ai vai a dor no bolso e a irresistível vontade de fazer esculaxo. Tem gente que resmunga do preço do fluido de freio. Imagina de trocar a tubulação ??? PORRA ... tá tão bonitinha por fora .... porque vou troca esses tubinhos ???? maiÓ grana !!!

    Os manuais não especificam a troca, mas é um tanto obvio pelo seguinte:

    Embora os tubos sejam de aço, o que se encontra no mercado de reposição é o de aço COM costura. Este tubo tem metade da espessura do SEM costura. Depois, temos a qualidade do acabamento, a menor espessura da bi-cromatização e os danos internos ao dobrar.

    Imagine o seguinte: se a corrosão detona cilindro mestre e cilindro de roda ... porque não a tubulação ? e se vc troca o cilindro mestre e o de roda porque deu corrosão interna e agora esles vazam, porque não trocar também a tubulação ????

    O problema não é o material certo mas as coisas erradas que fazemos com as coisas certas.
    4X4 Brasil
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #7
    Usuário Avatar de Kim
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    Opa Leopoldo, completando suas palavras com um problema que surgiu aqui com um picapero.

    O cara me procurou pois sentiu o freio de sua F1000 king cab baixar.

    Peguei uma lanterna e comecei a procurar vazamentos (tipo CSI).

    Constatei que vazava por um tubo que ia para a roda esquerda dianteira.

    A Ford fez um acabamento com mangueira de borracha, encapando o encanamento, então, acumulou resíduos e muita umidade, corroendo o tubo de fora para dentro, quando fui soltar, partiu.

    Imagina se estiuvesse em movimento????

    Abraços.

    Kim.

  • #8
    Usuário Avatar de Amauri Marques Farias
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    eu nao estou usando ainda. ela está parada. restaurando..
    tive olhando notipico elmer e cada umf ala uma coisa..
    mas por mais falem que cobre e melhor que nao tem problema existe pessoas que fala que teve problemas e com o de aço as reclamaçoes sao poucas, apenas vazamentos nada "brusco"
    que ja aconteçe com o cobre.
    realemnte eu nao imaginei que existia tanta difençao


    e eu que pensei que so 1 pessoa ia me responder dizendo que pergunta boba hehea

    valeu a ajuda..

  • #9
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    Prezados,

    Concordo plenamente com a informação do amigo.
    Manutenção preventiva é essencial e a substituição de peças de freio é alertada na maioria dos manuais atuais.
    Além da tubulação metálica, passível de corrosão, os mangotes (flexíveis) devem ser substituídos não pela KM, mas pelo seu tempo de uso.
    A Yamaha recomenda a substituição dos flexíveis de freio em intervalos de 4 (quatro) anos e os reparos de pinças e cilindros mestres em intervalos de 2 (dois) anos.
    Os flexíveis quando estão entupidos, não adianta tentar desentupir, pois trata-se de borracha. O sintoma aparente é o travamento da roda por não retornar o fluido automaticamente quando soltamos o pedal de freio.
    A limpeza do sistema do freio com a substituição do fluido deve ser feita anualmente. O fluido velho oxida a parte interna da tubulação e componentes do freio, além de prejudicar a frenagem pela criação de bolhas no sistema. O fluido do freio é higroscópico, ou seja, ele absorve a umidade do ambiente.




    Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    O problema é que muitos imaginam que o tubo de aço vai durar para sempre.

    Mas não dura.

    O CERTO seria trocar a tubulação na época que que se faz o freio por completo.

    Mas ai vai a dor no bolso e a irresistível vontade de fazer esculaxo. Tem gente que resmunga do preço do fluido de freio. Imagina de trocar a tubulação ??? PORRA ... tá tão bonitinha por fora .... porque vou troca esses tubinhos ???? maiÓ grana !!!

    Os manuais não especificam a troca, mas é um tanto obvio pelo seguinte:

    Embora os tubos sejam de aço, o que se encontra no mercado de reposição é o de aço COM costura. Este tubo tem metade da espessura do SEM costura. Depois, temos a qualidade do acabamento, a menor espessura da bi-cromatização e os danos internos ao dobrar.

    Imagine o seguinte: se a corrosão detona cilindro mestre e cilindro de roda ... porque não a tubulação ? e se vc troca o cilindro mestre e o de roda porque deu corrosão interna e agora esles vazam, porque não trocar também a tubulação ????

    O problema não é o material certo mas as coisas erradas que fazemos com as coisas certas.

  • #10
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    17/04/2025
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    Fiz os tubos de freios traseiro da minha engesa EE-34 de cobre, foi numa empresa de Mogi das Cruzes, JacFlex,....que trabalha com sistemas hidráulicos de alta pressão, revesti os tubos com isolante tremo retrátil de 8 mm, antes de flangear pedi para colocar o isolante, depois em casa aqueci no fogão e ficou 10...
    Tem uma empresa no Ipiranga-sp, que faz em aço, vou retirar o restante da tubilação e mandar fazer,,,a empresa é a Getrat...
    -tubo-de-freio.jpg-tubo-de-freio-2.jpg
    o primeiro com isolante tremoretrátil o outro com Gorilla Tape, que é muito mais resistente e o preço é quase o mesmo....
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -tubo-de-freio.jpg  

  • #11
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    05/02/2012
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    Thumbs up Bom dia, amigo gostaria de saber qual a espessura do cano de cobre que vc instalou cj

    Citação Postado originalmente por valdir rainer Ver Post
    Olá Elmer,a mais ou menos uns 7anos eu troquei alguns canos de freio de um cj5,e coloquei os canos de cobre.
    Pois é a semana passada ele veio até a minha oficina com vasamento de oleo de freio,e estava vazando justamente no cano de aço,ele estava todo podre,e os canos que eu tinha trocado estavão novos.
    Na minha opinião continuo opitando pelos de cobre.
    Se os de aço fosse tão bom assim os canos de freio dos fuscas e kombis não apodreceria tanto.
    A anos que só uso o de cobre e numca tive problemas,até em automoveis só uso o de cobre,e toda a minha vida de mecanico desde quando trabalhava de ajudante,as oficinas sempre usavão o de cobre.
    Agora se não for um serviço bem feito ai vai rachar mesmo.
    Vejo muitos serviços que nem ao menos os mecanicos revestem os canos com mangueira,ai o cano vai ficar esfregando em algum lugar e vai chegar uma hora que vai vazar.

    Um abraço.


    Bom dia, amigo gostaria de saber qual a espessura do cano de cobre que vc instalou cj5, quero colocar em um f75 toda tubulação em cobre, falam que vaza mas os originais também dão problema, enferrujam, apodrece e se clocar cobre protegido com uma mangueira de plastico fica filé. VC tem o local para comprar o tubo???

  • #12
    Usuário Avatar de antonio umino
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    Estes tubos de cobre na medida de 3/16.
    Vc acha em lojas ou oficinas que consertam geladeira, ou balcão frigorifico..
    Ok.
    até +
    abçs
    Rural Willys,1965. 1966. 1973

    Pickup Willys F 75 1966, e 1976


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