E alguém no fim das contas descobriu o por quê o troller 3.2 e os outros motores de 2013 em diante não estão fazendo barulho? Se a culpa não é do catalisador, é do que?
Versão Imprimível
E alguém no fim das contas descobriu o por quê o troller 3.2 e os outros motores de 2013 em diante não estão fazendo barulho? Se a culpa não é do catalisador, é do que?
Jorgão, desde o início eu não estava me referindo ao barulho de escapamento, mas sim a batida metálica que vem direito do motor, o que alguns chamam de castanhado do Diesel.
Motor chipado não vale como comparação, pois o chip altera o mapa de injeção, adiantando o ponto e aumentando a quantidade injetada. Nesse caso, o ruído (do motor e não escape) e fumaça podem ser maiores do que o meu velho 14B.
Aquele Troller NGD que usei como exemplo era original (sem chip). Os outros com quem andei na trilha eram chipados, por isso não levei em consideração na comparação.
No carnaval eu fui para a Serra da Canastra e tinha uma nova Ranger no comboio e, realmente era bem silenciosa.
Os motores que me deram a impressão de mais ruidosos foram Hilux acima de 2011, S-10 novo modelo e Troller TGV 3.2 (original). Talvez seja só impressão, mas considerando que o avanço da idade tende a diminuir a audição, então eu deveria achá-los mais silenciosos...:pensativo:
Então tava com defeito, pois o ngd 3.0 é bem barulhento. Mais barulhento que o D-4D 3.0 da hilux. Pare a sua TR4 2011 do lado de um T4 3.0 e faça o comparativo de barulho. Não tem nenhuma semelhança com qualquer motor a gasolina ou flex. O NGD 3.0 castanha igual os motores similares como o 4m41, MWM 2.8, etc. Existe uma diferença no barulho do NGD 3.0 na aplicação Troller e Ranger, mas nada significativo. É mais devido ao cofre ser de fibra no troller, o que parece deixá-lo mais barulhento. E principalmente, o NGD 3.0 chipado x NGD 3.0 original, não consigo ver diferença nenhuma. Tenho um cliente com troller 3.0 chipado pra 270 cv pela reiko, e não existe nenhuma diferença perceptível no barulho em comparação com troller 3.0 original. E em comparação com o troller que usa MWM 2.8, também não noto nenhuma diferença no volume do barulho.
O barulho do NGD 3.0, é exatamente o ronco que você ouviu nas trilhas com 3.0 chipado. Eu me refiro a barulho do motor, não a escapamento como foi colocado pelo amigo jorgao.
Desculpem o offtopic, mas como você comentou sobre a caixa de pandora, não podia deixar de postar:
Só pra vocês entenderem como os veículos de 2013 em diante estão difíceis de serem diagnosticados, ainda mais quando a montadora muda os padrões adotados há anos, veja esse tópico de um colega reparador:
Fórum
Impressionante pumba. Que dificuldade! Sou completamente contra ABS e airbag em veículos fora de estrada. Se não fosse uma colisão, mas um simples tombamento em trilha.... O cidadão ia checar os fluídos e mangueiras e tentar dar partida e... ser rebocado por causa de airbag.
Aproveitando o tópico, acabei de comprar um Troller 2008. O carro está com 91 mil km e em ótimo estado, aparentemente. Fez revisões na Trilha Rio e está ok. O Silencioso original estava rachado por cima, onde fica o encaixe do suporte. Acabei colocando um de S10 nova, diesel. Não sei se fiz certo. Guardei o original para colocar uma solda MIG e usá-lo no futuro, se der. Acontece que tenho uma SW4 2008 e é super silenciosa. Queria deixar o troller assim, embora percebi que a maioria curte o barulhão mais intenso. Entretanto, como minha esposa também vai usar o troller, já reclamou, e muito, do barulhão dele. Depois que está com 2 mil rpm fica silencioso, o barulho é mais intenso antes e depois dos 2600 rpm. Existe alguma forma de atenuar esse barulho? O escape da S10 está legal tb ou pode danificar o motor? Já perceberam que não entendo disso, né? Abs pra galera.
Bom li o tópico todo e como tive o 3.0 NGD no troller e agora tenho uma s10 2011 2.8 posso dizer que o 3.0 era mais barulhento na 1ª e 2ª marcha mas assim de forma positiva! Ainda não posso afirmar com certeza absoluta mas a impressão que estou tendo é que ele não era mais economico que o 2.8, pelo menos não estou achando até o momento.
Estou ainda fazendo a média da S10 mas para terem uma ideia, no tanque atual eu já rodei, desde ele cheio, 450 km até aonde estou marcando em amarelo na foto (foto tirada da web e marcada em amarelo por mim):
Anexo 482229
Ainda farei contas exatas mas com o Troller nunca rodei mais do que 600 km com um tanque. Sempre acabava em 540 mais ou menos. Uso misto, ar 100% do tempo ligado sempre em qualquer carro meu.
Bom, essa é minha experiência, quando eu era mais novo eu andava mais rápido nas rodovias tb, pode ser que seja isso, agora ando de boa a 120 km/h então acho que vários relatos seriam mais precisos do que minha experiencia isolada.
Hoje tive a oportunidade de dirigir 98% em rodovia a 110-120 km/h e 2% na cidade, ar ligado 100% do tempo no máximo quase sempre (muito calor).
Cheguei na mesma marca acima no tanque porém dessa vez rodei 596 km!
Boa Noite.
Nao sou expert em motores diesel mas conheco carros a gasolina. Mas acredito que o barulho (castanhado do diesel) tenha sido abafado por conta de mantas no cofre do motor. Lembro que alguns carros usando mesmo motor com a manta acustica era mais silenciosa. Outra coisa a ser verificada seria as tampas que eles colocam sobre o motor (geralmente plastico com alguma manta).
Não é pela forração que diminui o ruído nos novos motores diesel eletrônicos, nos antigos com bomba mecânica se injeta todo o diesel em um ou no máximo em dois estágios, nestes casos a combustão é violenta tendo como resultado o acastanhar característico.
Nos eletrônicos a injeção se realizada em vários estágios, então a explosão é dividida em várias explosões menos violentas, resultando num menor ruído.
Encontrei num catálogo da Bosch a injeção Common Rail deles, injeta cinco vezes.