Não faz e isso eu garanto...
O 3.2 só tem o DPF, não tem nada mais entre o DPF e a turbina... Isso que me intrigou!
Versão Imprimível
Acho que maior consumo na maioria dos casos ... prefiro com barulho entre 10 e 12 km/l que sem barulho entre 8 e 9 km/l .
O comentário do Jorgão de injeção direta que me deixa encucado , pq se melhora a injeção não melhora o consumo ?? não adianta melhorar desempenho sem melhorar consumo que é o principal na minha opinião , é a 1ª coisa que quero saber qdo vou comprar uma vtr e é omitido pela maioria das montadoras nas informações técnicas ...
Difícil comparar edu, pois na maior parte das vezes, o motor mudou, aumentou a litragem, etc.
Mas, por exemplo, S10 com MWM 2.8 mecânico x S10 com MWM 2.8 eletrônico, o consumo melhorou e a potência e torque aumentaram certo?
Outra comparação: Troller 2.8 mecânico x Troller NGD 3.0, o consumo melhorou e a potência e torque também aumentaram. Agora, realmente tem outros casos em que o consumo caiu dos 10 km/l para os 7 km/l.... na maior parte dos casos motores que saíram desde 2006 com EGR já.
Jorgão, a informação que eu tenho tido dos donos de S-10 (no forum e na rua) é que o MWM Sprint eletrônico consome mais do que o mecânico, embora tenha ganhado meia duzia de cavalos a mais.
Talvez esse seja o único caso passível de comparação justa, pois trata-se do mesmo motor em que foi substituída a BI pelo Common Rail.
Deve ser verdade sim, a S10 mecânica fazia 14 km/l de diesel facilmente. A eletrônica não tive oportunidade de dirigir.
É difícil achar um bom comparativo mesmo. Veja o caso dos trollers: Tem gente com médias parecidas em 2.8 e 3.0, ficando dependendo da tocada e configuração do carro. Mas, no geral, o 3.0 original x 2.8 original, o 3.0 consome menos sim, em torno de 1 a 2 km/l de diferença. Os 2009 em diante consomem um pouco mais, pois são 200 kg mais pesado que os 3.0 de 2006 a 2008. As rangers 3.0, com o mesmo motor do troller fazem facilmente 15 km/l, superando as S10 mecânicas, mas já é um comparativo injusto também, pois a relação do câmbio das picapes muitas vezes não são as mesmas, sem falar em diversas outras variáveis.
Voltando à questão do barulho mecânico (não do escape), ultimamente tenho percebido que os motores novos (2013 prá cá) parecem ter voltado com o "castanhado" de motor diesel na marcha-lenta. Diferente dos primeiros da geração eletrônica, principalmente o NGD, que eram quase tão silenciosos quanto os motores a gasolina.
Será que os fabricantes alteraram o mapa de injeção para privilegiar o consumo em prejuízo da suavidade de funcionamento?
NGD silencioso? Os NGDs 3.0 tem quase o mesmo barulho do MWM 2.8. Colocando um do lado do outro aqui na oficina, tanto o cheiro de diesel queimado, quanto o barulho são bem semelhantes. Agora, uma nova Ranger que estava aqui.... Essa, quase não dá pra saber que está ligada se não estiver perto.
Há alguns anos eu estava numa trilha junto um Troller NGD tão silencioso que parecia carro à gasolina, tanto na marcha lenta quanto nas acelerações para vencer os atoleiros. Só se ouvia o barulho da ventoinha nas acelerações, mesmo quando eu descia do meu carro para orientá-lo nas erosões.
Walter, deve ser o costume com a barulheira do teu 14B (ou a tua idade kkkkk). O que percebi é que os motores do final da década de 90 em diante, diminuíram um pouco os barulhos. Não sei se tem haver com engenharia dos motores em si ou dos silenciosos. O NGD 3.0 não se assemelha em absolutamente nada com um motor a gasolina. Já andei em todo tipo de motor a gasolina que você imaginar (sou dono de frota de táxis e fui taxista praticamente a minha vida inteira), e nem mesmo os maiores, como um V6 possuem semelhança na trepidação, som e poluição. Dá uma olhada no tópico: Vídeos de Troller, que existem inúmeros vídeos de troller 3.0 e 2.8 com escape original, levemente modificado ou bem modificado. E os 3.0 chipados com escape preparado, conseguem ser mais barulhentos que o MWM 2.8 e produzir mais fumaça do que um MB1113 em final de vida, só vendo pra entender.
Mas, originais, tanto o Troller 2.8 como o 3.0 são bem barulhentos, mesmo com um silencioso de 2 metros em baixo do carro. Olha esses dois aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=za8Ua6cJ-k0
Esse vídeo aqui também mostra bem o barulho gostoso do 3.0.
https://www.youtube.com/watch?v=7LjixX8TSdo
Aqui o barulho do carro do tavares na trilha: Trilha entre Rasga Banco e os Grilos - Brasil Fora de Estrada - YouTube
E ele não fez nenhuma grande modificação como pode ver.
Agora Walter, te convido a dar um pulo em uma concessionária Ford e ligar uma Nova Ranger. Você irá duvidar que o carro tenha dado partida. Ela não treme, não faz barulho algum e nem parece que queima diesel. Me decepcionei! E conversando com alguns mecânicos e olhando a mesma por baixo.... mudou tudo. É tudo Ford. Não tem MWM, Eaton, Borgwarner, Dana... só Ford. Verdadeira caixa de pandora (palavras do mecânico). E em termos de barulho, vale pra todos de 2013 pra cá. O culpado, teoricamente seria o catalisador....