x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 32
    Usuário
    Entrada
    02/03/2004
    Local
    Inglaterra/OUTRO PAÍS
    Agradecimentos: 0

Question Alguém já adaptou radiador de óleo?

Pessoal

Estou com dúvidas com relação a adaptação de radiador de óleo, tanto de motor quanto de câmbio.

Vantagens

- Ajuda a conservar as propriedades de viscosidade do óleo ideais.
    - Influencia na temperatura de trabalho do motor/câmbio.
    - Aumentaria a vida útil do óleo? ou conservaria melhor o óleo até o final de sua vida?

Desvantagens

- ???
    - ??
    - ?

Sobre o câmbio gostaria de saber como é feita a circulação do óleo dentro do radiador, porque no motor têem-se a bomba de óleo, e no câmbio?

Como dimensionar o tamanho do radiador de óleo a ser utilizado em ambos?

Existem algum picape nacional que possui algum deles? Eu sei que existem em carros turbinados. Li uma vez que as picapes S10 preparadas para o Rally dos Sertões possuem tal adereço.

Agradeço qualquer opinião, comentários, dica ou sugestão.

Citação Postado originalmente por cristiano Ver Post
    Pessoal

Estou com dúvidas com relação a adaptação de radiador de óleo, tanto de motor quanto de câmbio.

Vantagens

- Ajuda a conservar as propriedades de viscosidade do óleo ideais.
    - Influencia na temperatura de trabalho do motor/câmbio.
    - Aumentaria a vida útil do óleo? ou conservaria melhor o óleo até o final de sua vida?

Desvantagens

- ???
    - ??
    - ?

Sobre o câmbio gostaria de saber como é feita a circulação do óleo dentro do radiador, porque no motor têem-se a bomba de óleo, e no câmbio?

Como dimensionar o tamanho do radiador de óleo a ser utilizado em ambos?

Existem algum picape nacional que possui algum deles? Eu sei que existem em carros turbinados. Li uma vez que as picapes S10 preparadas para o Rally dos Sertões possuem tal adereço.

Agradeço qualquer opinião, comentários, dica ou sugestão.
    Olá Cristiano, eu já tive radiador de óleo em um AP, e coloquei por acreditar que ele ajuda o óleo a maner suas propriedades durante o trabalho.
    Mas já te adianto uma desvantagem, um belo da o troço furou, encheu meu radiador de agua de óleo, e foi uma mer!!!!

Abraço.

Usuário
    Entrada
    02/03/2004
    Local
    Inglaterra/OUTRO PAÍS
    Mas como ele encheu teu radiador de água com óleo? A meu ver eles não tem ligação, tem?

Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Agradecimento: 1
    Caros amigos!

Existem sertos tipos de radiador de óleo que faz a troca de calor dentro da caixa inferior do radiador.

E linha New Holand usa este sistema, para o óleo do motor e câmbio/diferencial, e o fluido da direção tem um radiador separado.

Na parte inferior do radiador (caixa) tem um par de cano de cada lado, onde circula o óleo.

Posso te garantir uma coisa, funciona, pois não esquenta tanto como os outros.

Abraços.

Kim.

Usuário
    Entrada
    02/03/2004
    Local
    Inglaterra/OUTRO PAÍS
    Oi Kim! Também estava querendo algumas informações práticas também, como poderíamos instalar esse radiador
    de óleo em nossas viaturas, principalmente como fazer esse óleo circular por lá.

Outra, existem algum veículo nacional que faça uso do radiador e que possamos aproveitar?
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Caro cristiano!

O sistema é simples!

Basta encontrar uma boa loja que trabalhe com radiadores.

Retira a parte de baixo do radiador, construa uma serpentina com cano de cobre (refrigeração) e, então coloque-a dentro da caixa do radiador, sendo que sua saída fique ou na lateral ou do lado oposto da mangueira do radiador.

Para ambas colocações terá que fazer furos no diâmetro do cano, e depois soldar com estanho (o cara do radiador saberá).

A serpentina não precisa ter mais doque duas voltas (igual a argola de chaveiro - entende).

O óleo não aquecerá tanto e perderá sua viscosidade, dando maior vida a mancais, turbina e aneis.

Também pode colocar um radiador externo, como na F250, aquele pequeno que fica debaixo do parachoque dianteiro, e algumas motos usam (twister 250).

O ideal é colocar na frante do radiador de água, de preferencia em um lugar bem protegido.

É só vc achar uma saída de óleo no bloco, bem como o retorno.

O resto é só alegria.

Abraços.

Kim.

Usuário
    Entrada
    02/03/2004
    Local
    Inglaterra/OUTRO PAÍS
    Kim, obrigado pelas explicações!! Agora vem as dúvidas...

Eu sei de muitas motos que tem radiador de óleo, o problema é saber se eles são dimensionados para determinado motor, se não vai atrapalhar a vazão do óleo, no caso estou querendo colocar no Mercedes OM314 da Toyota.

Deixa ver se entendi, as F250 tem radiador de óleo de motor externo, é isso? Vou atrás desse então, com certeza deve dar vazão para o OM314.

Um amigo estava dizendo que as F250, Ranger e Dodge tem radiadores de D.H. também, é isso mesmo?

Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Caro cristiano!

Vou responder esse ultimo questionamento por conhecimento empírico.

A F250 não tem radiador de DH.

TAmbém não tem hidrovácuo, servofreio ou cuica como alguns chamam, dependendo da região do Brasil.

Existe um depósito de fluido de hidraulico, que alimenta uma bomba de pressão, que por sua vez alimenta o setor de direção e uma peça que faz a função do servofreio, portanto se acabar o fluido, acaba o freio e a diração.

Quanto as demais camionetes eu não sei ainda!

Radiadores existem vários no mercado, não presisa ser exatamente o F 250.

Na maioria dos casos, inclusive no trator citato anteriormente, a medida da tubulação é de 1/2" (mais vou me informar melhor).

Existe um condensador de bebedouro de água que seria ideal, não muito grande, com a medida do tubo ideal.

Não consigo mais achar por aqui.

Bem, mais use de base o da F250, poderá achar algo parecido com preço em conta.

Quanto as mangueiras, use com trama de aço, pois a temperatura e pressão que o óleo sai é alta, podendo deformar ou até mesmo estourar se for trama de lona.

Abraços.

Kim.

Usuário
    Entrada
    02/03/2004
    Local
    Inglaterra/OUTRO PAÍS
    Citação Postado originalmente por Kim Ver Post
    Caro cristiano!
    Vou responder esse ultimo questionamento por conhecimento empírico.
    Valorizo muito conhecimentos empíricos, às vezes mais que os teóricos.

A F250 não tem radiador de DH.
    Ele disse que a Ranger também teria esse radiador, você sabe me dizer?

TAmbém não tem hidrovácuo, servofreio ou cuica como alguns chamam, dependendo da região do Brasil.

Existe um depósito de fluido de hidraulico, que alimenta uma bomba de pressão, que por sua vez alimenta o setor de direção e uma peça que faz a função do servofreio, portanto se acabar o fluido, acaba o freio e a diração.
    Bom saber, não sabia disso...

Radiadores existem vários no mercado, não presisa ser exatamente o F 250.

Na maioria dos casos, inclusive no trator citato anteriormente, a medida da tubulação é de 1/2" (mais vou me informar melhor).

Existe um condensador de bebedouro de água que seria ideal, não muito grande, com a medida do tubo ideal.

Não consigo mais achar por aqui.

Quanto as mangueiras, use com trama de aço, pois a temperatura e pressão que o óleo sai é alta, podendo deformar ou até mesmo estourar se for trama de lona.
    Resumindo, posso usar a mesma que utilizo atualmente seja no motor quanto na DH só que passando pelo radiador, o fato de passar pelo radiador não vai aumentar em nada a pressão, certo?

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    Radiador para óleo pode ser até o do fusca. Simples, barato e funcional. Em relação ao dimensionamento, não tem problema, pois o motor trabalha sem, e com o radiador com certeza terás melhoras. Procura no motor por parafusos allen, normalmente eles são tomadas de óleo, o retorno pode ser direto para o bloco. O ideal seria instalar esse radiador no caminho da turbina, pois ajudará a mantê-la mais fria também.
    Em relação ao óleo da caixa, não tem como forçar o óleo a circular pelo radiador, porém se fizer as tomadas em um nível onde as duas tomadas fiquem abaixo do nível do óleo da caixa, ele circulará naturalmente por convecção. Porém, pode ser estudado ainda uma posição mais favorável para que essa circulação seja forçada. Se a tomada superior do óleo for colocada em frente à uma roda dentada e pelo menos a 1,5 cm de distância, o próprio movimento das engrenagens da caixa ajudarão o ólao a fluir pelo radiador. Porém vale lembrar que esse radiador deverá ficar também abaixo do nível do fluído para não reter ar no seu interior e bloquear o fluxo do óleo.
    4X4 Brasil
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Caro cristiano!

O que o Edintruder postou está correto.

"Resumindo, posso usar a mesma que utilizo atualmente seja no motor quanto na DH só que passando pelo radiador, o fato de passar pelo radiador não vai aumentar em nada a pressão, certo?"

Não aumenta a pressão não, continuara a mesma coisa (pressão do radiador, certo).

Abraços.

Kim.

Usuário
    Entrada
    02/03/2004
    Local
    Inglaterra/OUTRO PAÍS
    Obrigado pela ajuda...

Eu estou um pouco preocupado com o tamanho desse radiador de óleo do fusca, pelo que ando vendo radiador de óleo tem preocupações parecidas com o de água, com relação a número de vias e etc... Prometo que é a última vez que pergunto Esse de fusca instalado num OM314 não atrapalharia a vazão do mesmo?

Estou com uma foto de uma Land Cruiser que o cara botou radiador de óleo para o motor e direção hidráulica, veja que do motor é bem maior.

Alguém tem uma foto desse do Fusca?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -radiador-de-oleo-de-direcao.jpg   -radiador-de-oleo-do-motor.jpg  

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem