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  • #13



    Não usem o radiador da DH. Ele fica instado na tubulação de retorno onde o óleo passa sem pressão. Acho que ele não resistira a pressão do óleo do motor.
    Uma boa solução pra refrigerar o óleo do motor poderia ser como no motor maxion HSD 2.5 que usa um refrigerador de óleo (2) instalado entre o cabeçote do filtro de óleo (3) e o filtro de óleo (1) como no desenho abaixo.



    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #14
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    Walter, acho que no primeiro parágrafo houve uma confusão entre radiador de óleo de motor e DH.

    Mas eu entendi que a peça nº 2 é somente uma flange para levar o óleo por aqueles cano e voltar, e não um refrigerador.

    Aliás, esses canos levam para aonde?

  • #15
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    Achei esse site onde o cara diz instalar o radiador de óleo do Omega CD, nem sabia que tinha... é uma opção!

    http://planetabuggy.com.br/mecanica/filtro_oleo.htm

  • #16
    Quis dizer que o radiador de óleo da DH pode não resistir a pressão do óleo do motor.

    Não é só um flange não, é um trocador de calor entre água e óleo. A tubulação do lado direito leva o óleo ao filtro. A da esquerda leva água pra refrigerar o óleo.
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #17
    Nao sei nao, acho que e só mais uma coisa para dar problema, ainda mais o oleo que na maioria das vezes nao dura muito tempo.

  • #18
    Citação Postado originalmente por pcervieri Ver Post
    Nao sei nao, acho que e só mais uma coisa para dar problema, ainda mais o oleo que na maioria das vezes nao dura muito tempo.
    ]

    Com certeza!

    Melhor que encher o motor com esse monte de tubos é aumenter a freqüencia da troca do óleo.

    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #19
    Pessoal,

    O radiador de óleo é bem interessante, já usei um de alumínio com flange no filtro de óleo.
    Afirmo que funciona sim.
    Usava em Ap 1.9 diesel, e ajuda muito a preservar a turbina e demais peças do motor, pois quando a temperatura do motor sobe o óleo tende a afinar e o radiador compensa este aumento de temp. refrigerando o mesmo.
    Comprei o radiador em lojas de peças para carros preparados.
    No meu antigo engesa também usava no motor 6 de opala, e vou usar no novo projeto com motor 6 injetado.
    Na direção nunca usei mas é algo a se pensar.

    Abraço,
    MARILSON

  • #20
    Usuário Avatar de Kim
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    Caros.

    Nas fotos supracitadas, tem um radiador que tem um par de bujão em cima, aquele é da F250, o do óleo.

    O outro, parece de refrigeração (parece), mais se for não tem problema, pois os canos tem um bom diametro.

    Os radiadores são bons e, prolongam realmente a vida do motor, tanto que hoje em dia, os carros com mais potencia já vem de fábrica com estes instalados.

    A maioria dos tratores tem, tanto os externos, quanto os que circulam por dentro do radiador.

    No topico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=15750 posto algumas fotos de trocador de calor, onde o Walter L. L. Casitta repassa o esquema de montagem. A Kombi a diesel , como o Escort XR3 já saiam de fábrica com estes, como demais automóveis que no momento não me lembro.

    Abraços.

    Kim.

  • #21
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    Será que esse trocador de calor do Maxion é plug-and-play no OM314? já que os dois são de concepção antiga.

    O meu maior problema de aquecimento é em estradas, onde a temperatura fica um pouco acima do normal, já que esse motor não se dá muito bem com giros altos por muito tempo.

  • #22
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    Atualizando...

    Fui atrás de algum radiador de óleo para motor e só encontrei de D.H., mais especificamente da F250, Ranger e outra que não me lembro agora. Me pediram $150 em cada, achei um pouco caro.

    Eu cheguei a encontrar o radiador de óleo de motor do Fusca, mas achei muito pequeno comparado aos que tenho visto em algumas Land Cruisers.

    Também vi pessoalmente esse refrigerador do Maxion, só que o filtro de óleo dele é muito diferente do OM314, já que o do OM314 é mergulhado dentro do copo e o do Maxion é muito parecido com os mais modernos. Para fazer um sistema de refrigerador como esse do Maxion funcionar eu teria que mandar fazer uma flange e talvez começar a usar o filtro do Maxion no OM314, mas eu não gosto muito de adaptações que puxam outras, não tem fim e muitas vezes não ficam boas.

  • #23
    Usuário Avatar de leopoldo
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    este radiador custa 20 dólares na 4wd.

    é específico para cambio ou direção hidráulica.

    aí nesta foto, tem 2 sobremontados.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -04270008.jpg  
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #24
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    Leopoldo

    Desculpe a falta de conhecimento, mas 4wd é uma loja?

    Se eu não estou enganado seu cambio é automático, então o óleo acaba sendo aquele fino, porque o radiador de óleo de DH seria diferente do cambio se fosse usado óleo SAE 90.

    No seu jeep esses radiadores estão sendo usados para DH e cambio, correto? Estava querendo um para o óleo do motor.

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