Colegas do fórum, saudações a todos.
A dica que vou citar deve ser de conhecimento geral de mais de 99% dos foristas (para esses desculpa porque não tenho nenhuma novidade), mas para aqueles que ainda tem poucos conhecimentos de elétrica e mecânica (nos quais eu me incluo) já vale a pena postar e pode significar a diferença entre ficar na rua e pagar guincho até a autoelétrica, fazer pegar no tranco (nem sempre possível) ou resolver o problema com simplicidade:
Minha ranger não dava partida, ao girar a chave acendiam as luzes do painel e só se ouvia um "tec" ao tentar dar partida. Pensei: a bateria arriou.
Com multiteste (sempre carrego comigo) verifiquei que a bateria estava boa, pois media 12,6v. Então a hipótese provável era de problema com motor de partida.
Lembrei que certa vez meu velho pai teve o mesmo problema com o carro e eu na época com uns 10 anos, curioso, acompanhava tudo. Meu pai pegou um pequeno martelo e abriu o capô do motor. Fiquei espantado e perguntei se ele iria consertar o carro com martelo. Ele disse que sim e então observei ele dar umas "marteladinhas" no automático do motor de martida (aquela peça onde chega o cabo de bateria no motor de partida). O carro pegou na hora.
Ele na época comentou comigo que as vezes o sistema "gruda" e deixa de funcionar, daí uma batidinha é suficiente para desgruda-lo.
Fiz a mesma coisa hoje e resolvi (por hora) o problema. O ruim é que na Ranger o motor de partida fica embaixo da turbina e é dificil o acesso. Agora com tempo o jeito é substituir o automático, mas sem pagar guincho ou empurrar.
Vai a dica para os colegas (poucos talvez) que não tinham conhecimento da "técnica da martelada"...
Abraço a todos.