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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de Dioclecio
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    07/05/2012
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    A velha técnica da martelada funcionou...




    Colegas do fórum, saudações a todos.
    A dica que vou citar deve ser de conhecimento geral de mais de 99% dos foristas (para esses desculpa porque não tenho nenhuma novidade), mas para aqueles que ainda tem poucos conhecimentos de elétrica e mecânica (nos quais eu me incluo) já vale a pena postar e pode significar a diferença entre ficar na rua e pagar guincho até a autoelétrica, fazer pegar no tranco (nem sempre possível) ou resolver o problema com simplicidade:
    Minha ranger não dava partida, ao girar a chave acendiam as luzes do painel e só se ouvia um "tec" ao tentar dar partida. Pensei: a bateria arriou.
    Com multiteste (sempre carrego comigo) verifiquei que a bateria estava boa, pois media 12,6v. Então a hipótese provável era de problema com motor de partida.
    Lembrei que certa vez meu velho pai teve o mesmo problema com o carro e eu na época com uns 10 anos, curioso, acompanhava tudo. Meu pai pegou um pequeno martelo e abriu o capô do motor. Fiquei espantado e perguntei se ele iria consertar o carro com martelo. Ele disse que sim e então observei ele dar umas "marteladinhas" no automático do motor de martida (aquela peça onde chega o cabo de bateria no motor de partida). O carro pegou na hora.
    Ele na época comentou comigo que as vezes o sistema "gruda" e deixa de funcionar, daí uma batidinha é suficiente para desgruda-lo.
    Fiz a mesma coisa hoje e resolvi (por hora) o problema. O ruim é que na Ranger o motor de partida fica embaixo da turbina e é dificil o acesso. Agora com tempo o jeito é substituir o automático, mas sem pagar guincho ou empurrar.
    Vai a dica para os colegas (poucos talvez) que não tinham conhecimento da "técnica da martelada"...
    Abraço a todos.
    CJ5 ANO 62 AP2.0 FLUXO CRUZADO TURBO COM CARROCERIA DE FIBRA - "CAVERA"
    RANGER CD 2.2 4X4 AT 2022
    VITARA 1997 AP 1.8

  • #2
    Usuário Avatar de Doutor Gory
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    14/02/2007
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    Dioclecio

    Lendo teu post me lembrei do meu saudoso pai quando ele ainda era vivo e o nosso jeep tinha o motor bf ainda, ele andava com um pedaço de pau dentro do jeep que era exclusivamente par bater no motor de arranque quando não funcionava !

    []´s

  • #3
    Equipe de Apoio Avatar de hercilio.neto
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    12/07/2008
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    Ôpa, boas dicas são sempre bem vindas.
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
    トヨタ Bandeirante 93 Imortal - OM364 Turbo - 5M
    ATÉ MAIS DO QUE AQUILO QUE SIMPLIFICA, PREFIRO O QUE JÁ É SIMPLES

  • #4
    Usuário
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    DIOCLECIO

    Parabens , primeiro por ter um pai que agiu e resolveu e segundo por vc ter aprendido com ele , e sim a maioria das pessoas aqui tem este conhecimento , MAS TEM ALGUEM AINDA QUE NÃO SABE E ESTA SUA DICA É MUITO IMPORTANTE MESMO QUE PEGUE EM POUCAS PESSOAS , mas é uma maneira de lembrar e ajudar aos outros .

    Eu sempre tenho nos meus carros uma marreta de 1kg , alicate , arame e chave de fenda , costumo sair dos enroscos só com isto .

    PARABENS PELO SEU RELATO .

    ABRAÇO

  • #5
    Usuário Avatar de antonio umino
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    29/08/2009
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    Antigamente. nos anos de 1960 quando os caminhões eram lp 321 (cara chata) em que o impulsor de partida era de bronze. às vezes tinha que dar uma pancada no motor de arranque para dar partida. Isto ainda quando o motor diesel não tinha ingeção direta nos bicos. hoje tem até injeção eletrônica no diesel. (é ingeção ou Injeção?)....
    ainda tinha que aquecer a ante camara antes de dar a partida....Com a pancada o motor de arranque que não dava partida. acaba por funcionar.. Acho que ainda hoje algumas viaturas com o uso deve dar o mesmo defeito. Acho que o carvão do induzido enroscava e não dava contacto com o coletor e com a pancada acabava funcionando..
    Mas parabéns pela lembrança.
    um abraço.
    Rural Willys,1965. 1966. 1973

    Pickup Willys F 75 1966, e 1976


  • #6
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    07/07/2004
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    Citação Postado originalmente por antonio umino Ver Post
    Antigamente. nos anos de 1960 quando os caminhões eram lp 321 (cara chata) em que o impulsor de partida era de bronze. às vezes tinha que dar uma pancada no motor de arranque para dar partida. Isto ainda quando o motor diesel não tinha ingeção direta nos bicos. hoje tem até injeção eletrônica no diesel. (é ingeção ou Injeção?)....
    ainda tinha que aquecer a ante camara antes de dar a partida....Com a pancada o motor de arranque que não dava partida. acaba por funcionar.. Acho que ainda hoje algumas viaturas com o uso deve dar o mesmo defeito. Acho que o carvão do induzido enroscava e não dava contacto com o coletor e com a pancada acabava funcionando..
    Mas parabéns pela lembrança.
    um abraço.
    ÔHHHHHHHH ANTONIO UMINO

    Boa noite , até que enfim ví um usuário mais velho do que eu aqui , seja bem vindo a esta área do forum , pois eu não visito a sua assim como vc não passa por aqui tb .

    Abração e prazer em falar com vc .

  • #7
    Usuário Avatar de Glaicon
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    22/06/2009
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    Citação Postado originalmente por Dioclecio Ver Post
    Lembrei que certa vez meu velho pai teve o mesmo problema com o carro e eu na época com uns 10 anos, curioso, acompanhava tudo. Meu pai pegou um pequeno martelo e abriu o capô do motor. Fiquei espantado e perguntei se ele iria consertar o carro com martelo. Ele disse que sim e então observei ele dar umas "marteladinhas" no automático do motor de martida (aquela peça onde chega o cabo de bateria no motor de partida). O carro pegou na hora.
    Essa aí me fez lembrar do nosso Chevette 78!

  • #8
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    02/07/2009
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    Partida ontem a noite

    Ontem à noite encostei o carro pra comprar flores pra esposa (afinal era dia dos namorados) e ao sair o motor de partida não acionou (nem o tec eu escutei). tentei algumas vezes, dei umas pancadas nele e nada. até uma hora que eu vi que a bateria "meio que arriou", já que nem os farois acendiam direito. ao abrir o compartimento das baterias havia uma "névoa" dentro, como se algo tivesse evaporado ou queimado mas não havia cheiro de queimado. Acho que alguma coisa deu curto e esquentou lá por dentro ou então o excesso de corrente nos cabos. Consegui fazer pegar no empurrão e vim embora. ao chegar testei a partida e estava normal.

    O carro é uma Defender Land Rover 300 TDi. Alguem tem ideia do que aconteceu? Há dois anos passei pelo mesmo perrengue mas de lá pra ca não aconteceu mais até então.

    Joaquim

  • #9
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    Um chute!!!!! cabos da bateria frouxos......
    GM BLAZER 2.8 4x4 2005, EX-TROLLER 3.0 07, EX BAND 93

  • #10
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    02/07/2009
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    Citação Postado originalmente por pauloalberto Ver Post
    Um chute!!!!! cabos da bateria frouxos......
    Rapaz, né isso? A fumaça na verdade era poeira de dentro da caixa da bateria. dei uma lixada nos terminais dos cabos da bateria para o arranque e do terra. até agora normal.

  • #11
    Usuário Avatar de PP5GAS
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    14/11/2012
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    Passei por situação semelhante. Bati na chave e o motor não virou. Sinal de bateria descarregada. Liguei o VHF para pedir ajuda e notei no display do rádio que a carga estava em 13V. Bateria não era. Dei uns toques no motor de partida com o cabo da chave de fenda e nada. Por último fiz o que deveria ter feito no início. Fui inspecionar os terminais, encontrando o positivo solto. Saía com a mão. Foi só apertar e pronto.

  • #12
    Usuário Avatar de Juka Bala
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    29/05/2013
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    Show de bola todos esses relatos. Infelizmente não tive oportunidade de aprender de mecanica com meu pai, nem avo. Apenas de marcenaria, por isso é muito bom ler essas experincias e tentar aprender algo, mesmo que de longe.

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