x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 14
    Usuário Avatar de Dioclecio
    Entrada
    07/05/2012
    Local
    Santa Maria/RS
    Agradecimentos: 0

A velha técnica da martelada funcionou...

Colegas do fórum, saudações a todos.
    A dica que vou citar deve ser de conhecimento geral de mais de 99% dos foristas (para esses desculpa porque não tenho nenhuma novidade), mas para aqueles que ainda tem poucos conhecimentos de elétrica e mecânica (nos quais eu me incluo) já vale a pena postar e pode significar a diferença entre ficar na rua e pagar guincho até a autoelétrica, fazer pegar no tranco (nem sempre possível) ou resolver o problema com simplicidade:
    Minha ranger não dava partida, ao girar a chave acendiam as luzes do painel e só se ouvia um "tec" ao tentar dar partida. Pensei: a bateria arriou.
    Com multiteste (sempre carrego comigo) verifiquei que a bateria estava boa, pois media 12,6v. Então a hipótese provável era de problema com motor de partida.
    Lembrei que certa vez meu velho pai teve o mesmo problema com o carro e eu na época com uns 10 anos, curioso, acompanhava tudo. Meu pai pegou um pequeno martelo e abriu o capô do motor. Fiquei espantado e perguntei se ele iria consertar o carro com martelo. Ele disse que sim e então observei ele dar umas "marteladinhas" no automático do motor de martida (aquela peça onde chega o cabo de bateria no motor de partida). O carro pegou na hora.
    Ele na época comentou comigo que as vezes o sistema "gruda" e deixa de funcionar, daí uma batidinha é suficiente para desgruda-lo.
    Fiz a mesma coisa hoje e resolvi (por hora) o problema. O ruim é que na Ranger o motor de partida fica embaixo da turbina e é dificil o acesso. Agora com tempo o jeito é substituir o automático, mas sem pagar guincho ou empurrar.
    Vai a dica para os colegas (poucos talvez) que não tinham conhecimento da "técnica da martelada"...
    Abraço a todos.
    CJ5 ANO 62 AP2.0 FLUXO CRUZADO TURBO COM CARROCERIA DE FIBRA - "CAVERA"
    RANGER CD 2.2 4X4 AT 2022
    VITARA 1997 AP 1.8

Usuário Avatar de Doutor Gory
    Entrada
    14/02/2007
    Local
    Florianópolis/SC
    Agradecimento: 1
    Dioclecio

Lendo teu post me lembrei do meu saudoso pai quando ele ainda era vivo e o nosso jeep tinha o motor bf ainda, ele andava com um pedaço de pau dentro do jeep que era exclusivamente par bater no motor de arranque quando não funcionava !

[]´s

Equipe de Apoio Avatar de hercilio.neto
    Entrada
    12/07/2008
    Local
    Campinas/SP
    Agradecimentos: 43
    Ôpa, boas dicas são sempre bem vindas.
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
    トヨタ Bandeirante 93 Imortal - OM364 Turbo - 5M
    ATÉ MAIS DO QUE AQUILO QUE SIMPLIFICA, PREFIRO O QUE JÁ É SIMPLES

Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Agradecimentos: 10
    DIOCLECIO

Parabens , primeiro por ter um pai que agiu e resolveu e segundo por vc ter aprendido com ele , e sim a maioria das pessoas aqui tem este conhecimento , MAS TEM ALGUEM AINDA QUE NÃO SABE E ESTA SUA DICA É MUITO IMPORTANTE MESMO QUE PEGUE EM POUCAS PESSOAS , mas é uma maneira de lembrar e ajudar aos outros .

Eu sempre tenho nos meus carros uma marreta de 1kg , alicate , arame e chave de fenda , costumo sair dos enroscos só com isto .

PARABENS PELO SEU RELATO .

ABRAÇO

Usuário Avatar de antonio umino
    Entrada
    29/08/2009
    Local
    T U P Ã/SP
    Agradecimentos: 26
    Antigamente. nos anos de 1960 quando os caminhões eram lp 321 (cara chata) em que o impulsor de partida era de bronze. às vezes tinha que dar uma pancada no motor de arranque para dar partida. Isto ainda quando o motor diesel não tinha ingeção direta nos bicos. hoje tem até injeção eletrônica no diesel. (é ingeção ou Injeção?)....
    ainda tinha que aquecer a ante camara antes de dar a partida....Com a pancada o motor de arranque que não dava partida. acaba por funcionar.. Acho que ainda hoje algumas viaturas com o uso deve dar o mesmo defeito. Acho que o carvão do induzido enroscava e não dava contacto com o coletor e com a pancada acabava funcionando..
    Mas parabéns pela lembrança.
    um abraço.
    Rural Willys,1965. 1966. 1973

Pickup Willys F 75 1966, e 1976

Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Agradecimentos: 10
    Citação Postado originalmente por antonio umino Ver Post
    Antigamente. nos anos de 1960 quando os caminhões eram lp 321 (cara chata) em que o impulsor de partida era de bronze. às vezes tinha que dar uma pancada no motor de arranque para dar partida. Isto ainda quando o motor diesel não tinha ingeção direta nos bicos. hoje tem até injeção eletrônica no diesel. (é ingeção ou Injeção?)....
    ainda tinha que aquecer a ante camara antes de dar a partida....Com a pancada o motor de arranque que não dava partida. acaba por funcionar.. Acho que ainda hoje algumas viaturas com o uso deve dar o mesmo defeito. Acho que o carvão do induzido enroscava e não dava contacto com o coletor e com a pancada acabava funcionando..
    Mas parabéns pela lembrança.
    um abraço.
    ÔHHHHHHHH ANTONIO UMINO

Boa noite , até que enfim ví um usuário mais velho do que eu aqui , seja bem vindo a esta área do forum , pois eu não visito a sua assim como vc não passa por aqui tb .

Abração e prazer em falar com vc .

Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Agradecimentos: 186
    Citação Postado originalmente por Dioclecio Ver Post
    Lembrei que certa vez meu velho pai teve o mesmo problema com o carro e eu na época com uns 10 anos, curioso, acompanhava tudo. Meu pai pegou um pequeno martelo e abriu o capô do motor. Fiquei espantado e perguntei se ele iria consertar o carro com martelo. Ele disse que sim e então observei ele dar umas "marteladinhas" no automático do motor de martida (aquela peça onde chega o cabo de bateria no motor de partida). O carro pegou na hora.
    Essa aí me fez lembrar do nosso Chevette 78!

Usuário
    Entrada
    02/07/2009
    Local
    Recife/PE

Partida ontem a noite

Ontem à noite encostei o carro pra comprar flores pra esposa (afinal era dia dos namorados) e ao sair o motor de partida não acionou (nem o tec eu escutei). tentei algumas vezes, dei umas pancadas nele e nada. até uma hora que eu vi que a bateria "meio que arriou", já que nem os farois acendiam direito. ao abrir o compartimento das baterias havia uma "névoa" dentro, como se algo tivesse evaporado ou queimado mas não havia cheiro de queimado. Acho que alguma coisa deu curto e esquentou lá por dentro ou então o excesso de corrente nos cabos. Consegui fazer pegar no empurrão e vim embora. ao chegar testei a partida e estava normal.

O carro é uma Defender Land Rover 300 TDi. Alguem tem ideia do que aconteceu? Há dois anos passei pelo mesmo perrengue mas de lá pra ca não aconteceu mais até então.

Joaquim

Usuário
    Entrada
    01/06/2011
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Um chute!!!!! cabos da bateria frouxos......
    GM BLAZER 2.8 4x4 2005, EX-TROLLER 3.0 07, EX BAND 93

Usuário
    Entrada
    02/07/2009
    Local
    Recife/PE
    Citação Postado originalmente por pauloalberto Ver Post
    Um chute!!!!! cabos da bateria frouxos......
    Rapaz, né isso? A fumaça na verdade era poeira de dentro da caixa da bateria. dei uma lixada nos terminais dos cabos da bateria para o arranque e do terra. até agora normal.

Usuário Avatar de PP5GAS
    Entrada
    14/11/2012
    Local
    Rio do Oeste/SC
    Agradecimentos: 4
    Passei por situação semelhante. Bati na chave e o motor não virou. Sinal de bateria descarregada. Liguei o VHF para pedir ajuda e notei no display do rádio que a carga estava em 13V. Bateria não era. Dei uns toques no motor de partida com o cabo da chave de fenda e nada. Por último fiz o que deveria ter feito no início. Fui inspecionar os terminais, encontrando o positivo solto. Saía com a mão. Foi só apertar e pronto.

Usuário Avatar de Juka Bala
    Entrada
    29/05/2013
    Local
    Campinas/SP
    Show de bola todos esses relatos. Infelizmente não tive oportunidade de aprender de mecanica com meu pai, nem avo. Apenas de marcenaria, por isso é muito bom ler essas experincias e tentar aprender algo, mesmo que de longe.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Respostas: 16
      Última resposta: 31/08/2015, 15:35
    2. Respostas: 7
      Última resposta: 12/03/2011, 23:38
    3. LSD não funcionou
      Por Luiz1903 no fórum Toyota
      Respostas: 35
      Última resposta: 03/12/2009, 22:36
    4. A velha e a manga
      Por enio chagas no fórum Humor
      Respostas: 1