Isso faz sentido, Hercilio.
Utilizar com água limpa como no vídeo é fácil... seria interessante mostrar testes com um "rio" simulado, né... Mas isso vai ficar com certeza para a experiência de futuros compradores...
Versão Imprimível
Certa vez, na trilha do Verde em SP (uma trilha cheia de piscinões de lama), um dos jipes ficou sem embreagem porque entrou lama e travou acionada. Só conseguiu sair andando porque alguém tinha levado um galão de uns 5 Lts de água com uma bomba manual que dava uma pressão suficiente para jatear água e tirar parte da lama antes que secasse, mas isso levou quase uma hora devido à baixa pressão.
Aí alguém vai dizer "Embreagem pode ser vedada..." ou "Existe técnica para atravessar piscinão sem detonar a embreagem..." Até aí tudo bem, mas na hora do aperto a salvação pode vir de onde menos se espera.
O ideal seria, num equipe off-road, cada viatura ter um sistema exótico diferente, tipo uma com Wap no guincho, outra com ar-comprimido, outra com baú frigorífico (pra cerveja e carne)... e por aí vai... rs... rs.... rs...
Coloquei no meu carro, na primeira trilha vou fazer o teste e postar o resultado
abraços
Júnior
Junior estou no aguardo do funcionamento posta ai suas impressões, se der coloque um pequeno video! se ficar legal estou até penssando em colocar um.
att,
Gilberto Nunes.
Um bom sistema de ar comprimido a bordo (compressor, reservatório e conexões) permite improvisar uma "lavadora de alta pressão".
E ainda:
- limpar a viatura com jato de ar
- encher os pneus na saída da trilha
- improvisar um chuveiro
- utilizar ferramentas pneumáticas
- transferir combustível do carote sem engolir gasolina
Nesse sentido, o guincho da Warn com compressor (Power Plant) é mais interessante, IMHO.
Mas... gostei da constatação do amigo Walter.
"Impressionante a diversidade das opiniões manifestadas.
O que parece supérfluo para alguns, pode ser de grande utilidade para outros.
As respostas deixam transparecer a forma que cada um utiliza seu 4x4."
Se os amigos tiverem oportunidade de pesquisar soluções para "overlanding", perceberão que muitas delas poderiam ser adaptadas para melhorar o dia a dia nas trilhas mais curtas.
Abraços,
X2!
Quem nunca viu um destes sendo usado?
http://www.materiaisparaborracharia....2009143124.jpg
Pode usar com água suja ou qualquer líquido que imaginar. Não é um lavajato, mas pode fazer o serviço.
Pode inclusive lavar peças com diesel se precisar fazer um conserto no meio da trilha, por exemplo.
[]'s
Porisso coloquei freio à ar na minha Toy ,é um conforto .Tenho ar até para ferramentas pneumáticas !!
No minimo curioso !!! Mas ... vou só de guincho por enquanto.
tem essa aqui que fica facinho de adaptar na tomada de força e olha a especificação da bomba...
Vazão Max.: 32 lts/min
Pressão Max.: 40 bar/580lbs
Rotação Max.: 800RPM
Potência cons.: 3 a 5CV
Peso Aprox.: 10 kg
Cabeçote: Latão
Acompanha com a bomba:
-Polia Dupla (no nosso caso seria retirada)
-Mangueira de retorno
-Mangueira de sucção com filtro
Anexo 413075
ALEM DE SER MUITO BARATA, POR VOLTA DE 400,00
http://www.youtube.com/watch?v=iBfwsvyyHiQ[/QUOTE]
Sei la, essa mijadinha de água... só se for pra lavar jeep de brinquedo...