Postado originalmente por
Marcos ET
Galera, salve todos!
Abri este tópico porque estou muito aborrecido com o jogo de velas NGK que comprei para meu CJ3A com motor GM 151. Usei durante anos as velas BOSH Super-4 e nunca me deram problemas! acabei trocando elas justamente porque estavam velhas e com mais de quatro anos de uso relativamente intenso!
Resolvi então comprar um novo conjunto, e o cara da revenda me vendeu um jogo de velas NGK BPR6ES que, segundo me disse, eram perfeitas para meu motor (que é a álcool, com carburador SEIE H34).
Final de semana passado fui dar umas voltas com o velho Jeep, e já no retorno para casa, ainda dentro de um trecho de deslocamento em estrada de chão, o velho pipocou e parou de funcionar. Ao dar a partida, o motor pegou, ficou engasgando, e um sonoro "clec, clec, clec, clec" começou a vir lá da frente! Cheguei a pensar que tinha quebrado um anel, ou uma bronzina tinha ido para o saco... mas o barulho foi diminuindo até cessar.
Cheguei em casa com o jeep falhando e sem força, e com o motor pipocando, engasgando e tossindo... parei a viatura na garagem e esperei esfriar. Dei uma geral do carburador (que tava bem sujo), e nada... olhei o nível do óleo, e tava "OK", olhei aqui, ali, e quando tirei as velas, percebi que a que estava instalada no cilindro n.4 estava sem o miolo, sem a ceramica e sem o eletrodo "negativo"! caiu TUDO para dentro do motor!!!!! ficou tudo moído lá dentro... agora, por conta desta marca vagabunda, vou ter que ser puxado até o mecanico, para abrir o GM151 e ver o tamanho do estrago!
Então, estou aqui para tentar salvar vocês da mesma situação!
Para quem quiser ver como ficou a vela, estou anexando as fotos!
Grande abraço, pessoALL!!
Marcos ET.