x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 13
    Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Agradecimentos: 0

Eixos High Pinion - Dúvidas com Coroa e Pinhão

Olá amigos, venho recorrer da experiência e conhecimento de todos para sanar uma dúvida:

Estou trocando a relação da minha Deep Purple, e como ela usa eixos do Troller antes de 2001, possui o distinto modelo High Pinion na dianteira, cujo utiliza a coroa REVERSE CUT.

Estou tendo alguma dificuldades para encontrar a relação desejada.

Meu mecânico me indagou do porque não tentar usar uma coroa convencional na dianteira. Não soube responder para ele se existe algum problema.

No meu raciocínio, o maior motivo da coroa ser reverse cut, é para a engrenagem trabalhar na face correta dos dentes, evitando fraturas, fadiga e outros inconvenientes.

O eixo não possui roda livre, a coroa e pinhão viram o tempo todo.

Alguém sabe me explicar ou já teve a experiência de tentar montar uma coroa convencional???

Cherokee, F250, e F1000 também usam high pinion com coroa reverse cut.

Abraços a todos

Usuário
    Entrada
    25/03/2004
    Local
    Guarapuava/PR
    A explorer com dana 35 também usa... já perguntei para diversas pessoas qual a diferença, mas nao souberam me explicar...
    Aqui no fórum já mencionaram que o reverse é bem mais resistente.... mas então pergunto... se é mais resistente, pq o sistema adotado na traseira não é esse?
    Ranger 1999 4x4 V6, pneus 33, frente 2007. Explorer 1994, pneus 35, lift 3', bloqueios e.locker, motor 3.0 ngd, guincho 12.000 lbs e outras frescuras!

Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Vinícius, já que até o momento você foi o único a manifestar-se, vamos divagar no assunto:

Aqui no fórum já mencionaram que o reverse é bem mais resistente
    Sim, o reverse Ring and Pinion é mais resistente em comparação ao eixo que utiliza coroa convencional na dianteira.

A coroa convencional na dianteira na verdade trabalha o tempo todo como se estivesse dando ré no carro.

Sendo assim, a engrenagem acaba trabalhando no flanco mais frágil dela, deixando portanto com apenas 70% da resistência total.

A reverse, como trabalha no flanco certo, acaba tendo 100% da sua resistência.

Na traseira, se colocar uma reverse, na verdade ela vai sofrer do mesmo mau que a convencional sofre na dianteira.

Avaliando todo o cenário, na verdade, os eixos dianteiros dotados de coroas reverse, são privilegiados.

Veja no mercado, quantos veículos são 4x4 e usam no eixo dianteiro, coroas convencionais.

Agora, diante da minha necessidade, eu estou disposto a abrir mão dessa virtude para poder usar um componente no meu carro que resolva meu problema, nem que seja temporário.

Abração

Se não me engano Renato o JK Rubicon na dianteiro é D44 Reverso.

Qual relação que você está procurando para a Dodge? O Troller a Gasosa é reverso D44, 4.88 porém não é muito facil de achar eixo/diferencial de troller a Gasolina. Troca uma idéia com o Carlos (ZECA CJ) aqui do forum, eu sei que ele trocou a relação do Troller a gasolina dele.
    Se não me engano ele trocou o "Porquinho" inteiro. Derrepente ele tem ainda a relação original 4.88 guardada. Será que te serve?
    Nos EUA os Ford Bronco parece que eram D44 Reverso, no qual dizem as más linguas, deram origem aos eixos do Trolha a Gasosa. Teria que averiguar melhor essa info.

Quanto a questão do reverso, também já ouvi falar tudo isso que você disse sobre a resistência e etc...Mas nunca entendi porque na Linha jeep, o eixo dianteiro era reverso na epoca do YJ, XJ, e alguma ZJ antigas, e depois passou a ser pinhão baixo ou Normal, nos TJ, ZJ, e só na XJ permaneceu pinhão Alto!!?!?!?

Quanto a usar um pinhão normal, num eixo alto ou reverso. Eu ouvi alguns comentário que no caso das ZJs antigas <96 que eram Reverso, muda também o comprimento do pinhão, sendo ele mais comprido que o pinhão Baixo. Não sei se isso se aplicaria no caso do Dodge.

Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Marcelo, obrigado pelas considerações.

Em primeiro lugar, deixa eu esclarecer:

A minha Dakota está usando um par de eixos do Troller fabricado até 2001, ou seja dana 44 herdado das cherokees venezuelanas.

Pelas minhas pesquisas, ford Bronco, F150 e alguns outros veículos utilizaram eixo semelhante. Outros modelos, já com suspensão independente, também usam o mesmo conjunto do miolo do diferencial, e até mesmo a F1000 4x4 com seu eixo TTBean o utiliza.

O Troller Gasolina, até onde sei, também veio com a relação 11x45, 4,09:1 portanto.

Tenho conversado bastante com o Zeca, inclusive ele se dispôs a trazer um conjunto desses pra mim, mas ele não comentou nada da relação original do Troller dele.
    Sei que trocou e está usando 5.88:1. O problema é que alguns Troller gasolina, usavam bolota do eixo dana 30 na frente e 35 na traseira. Os diesel sim dana 44, mas há quem diga que isso não é bem verdade.

Os eixos usados nos JK Rubicon, realmente são dana 44, mas seus componentes são diferentes, não intercambeiam peças com os demais dana 44. Isso parece que se vale também para os eixos dos demais Rubicon de anos anteriores.

Agora, você trouxe uma informação importante: Uma possível diferença do comprimento do pinhão. MAs venhamos e convenhamos, o que tem de tão especial nesse eixo???? Simplesmente a bolota virada de cabeça para baixo, nada mais.....

Por isso não consigo entender possíveis incompatibilidades. Ainda acho que uma relação convencional funciona, abrindo mão das virtudes da engrenagem reversa.

Falando da XJ, o grande motivo dela ter engrenagem reversa no eixo dianteiro, é pelo fato do eixo não ter roda livre, e o conjunto virar o tempo todo. A presença do High Pinion, é porque melhora a relação do eixo cardã entre a caixa e o eixo, atenuando os ângulos em suas articulações. Veja que nas Grand Cherokees, que usam eixo low pinion, o cardã é montado com 2 homocinéticas devido o fato dos ângulos serem totalmente desfavoráveis para cruzetas....

Vamos adiante, espero que mais pessoas possam contribuir com a discussão.

Abraços a todos

Oi Renato
    já eu até onde sei a Relação do Troller a Gasolina é 4.88 e a do diesel é 4.09 Todos trollers 99 a 2001 que eu conheço são dana 44. Nunca vi Troller com eixo dana 30 e 35. Pode ser que nos primeiros 2006. Mas nunca vi.

Sim o meuTj também é cardã com junta CV para reduzir vibração e Low pinion. Mas os trollers a Gasolina D44 pinhão reverso também possuem esse carda dianteiro com junta CV. Estranho né?

Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Agradecimento: 1
    Renato, já pedi ajuda a que conhece do assunto!
    4X4 Brasil

Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    A Junta CV está presente em todos os TJ, XJ, Trollers, mas o meu comentário é que na ZJ, alguns modelos usam 2 homocinéticas... NA verdade, tem modelos com CV e homocinética, Cv e cruzeta, e homocinética e cruzeta.

Vou verificar essa questão da relação dos Trollers gasolina, acredito que você tenha razão, mas esses dias ainda falei com o Zeca, e comentei com ele que em Bauru, na minha turma, havia mais de 5 Trollers pré 2001, e dois deles usavam eixos dana 30 e 35.

Abração

Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Citação Postado originalmente por Kim Ver Post
    Renato, já pedi ajuda a que conhece do assunto!
    Opa Kim, quem é o santo iluminado???

Fico aqui aguardando a resposta !!!!

Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Renato!

É o Tio Eddie, la das F1000.

A F1000 também é High Pinion!

Acabei de conversar com ele, e realmente, sem qualquer chance de intercambiar.

Fresa das engrenagens (curvatura) do lado oposto.
    e as costas das engrenagens são mais frágeis

Bem, é isso!

Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Coroa/Pinhao S10
      Por chico_andrade no fórum Compram-se Peças e Acessórios
      Respostas: 4
      Última resposta: 21/09/2007, 19:07
    2. Coroa e Pinhão 14/43 (3,07:1)
      Por Pinhal no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 2
      Última resposta: 08/03/2007, 09:21
    3. Coroa e pinhão
      Por fernandão no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 6