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Convex Datacenter
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  • #37
    Usuário Avatar de Waldir Carlos
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    Um oportuno e importante alerta [tópico]!


    PessoALL, me somo aos que escreveram: essa "bola" NÃO foi projetada para retirar jipes dos enroscos! No meu caso, NUNCA usei para tal fim. Quando instalei parachoques customizados no meu Pajerin [trilha!], tratei, IMEDIATAMENTE, de substituir a tal "bola". E, não foi apenas porque o modelo - do engate - prejudicava o ângulo de saída!








    Esse modelo abaixo, cu$ta caro, mas é muito bem "engenheirado":





    Outra - boa - opção [leiam que está gravado "não exceder a capacidade do engate":





    Com relação aos guinchos, equipados com cabo-de-aço, outro risco! Precisam ser operados, com os cuidados devidos. O Kim alertou. Capô levantado e, também, colocar uma "manta" [pode ser o tapete do carro] no CA. No meu caso, a troca pelo cabo sintético - Kevlar -, não deu-se apenas para "aliviar peso".









    Um abraço, e que Deus proteja os "desinformados" e afoitos. Se tiverem de errar, façam pelo EXCESSO!


    []s
    Troller T4 3.0L 11/12 BF 33"
    Toyota SW4 3.0L 15/15 D-4D SRV AT
    [ex-F-1000 98 XLT 4x4 = inesquecível].
    [ex-Pajerinho 99_V6 3.0L M/T = espetacular]


  • #38
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    Tambem ja presenciei o lançamento de uma bolas destas e era nova estava em um jeep recém reformado era em um campo com um atoleiro felizmente não acertou em nada mas entrou na grama uns 30 cm, assim como no mesmo atoleiro tivemos um acidente com um cabo também por muita sorte o camarada teve apenas arranhões, no caso dos cabos de aço acredito que o maior problema é a utilização de cabos errados pois na rural tinha um guincho mecânico que estourei o cabo 3 vezes e em nenhuma das vezes o cabo recocheteou mas todas as vezes eram cabos comprados da ekron pois eles tem uma espécie de corda de nylon no interior do cabo e quando o aço estoura o nylon segura até romper também oque acontece praticamente junto mas o pelo menos segura o cabo é por isso que considero a utilização do guincho impressindivel no desatolamento pois minimiza os riscos e quando não houver outra possibilidade utilizar as cintas e também com peso para evitar acidentes em caso de ruptura.

  • #39
    O miolo do cabo pode ser de aço ou de fibra (natural ou sintética).

    Cabos com alma de aço, possuem maior resistência, porém menor flexibilidade.
    Cabos com alma de fibra sintética (nylon, poliéster, etc..) ou natural (algodão), possuem menor resistência, porém maior flexibilidade.

    A função da fibra é unicamente gerar menos abrasão e maior flexibilidade ao cabo !

    []´s
    JCJ
    CJ5 - V6 4.3 Vortec
    Quando eu era pequeno tinha medo de injeção, hoje tenho medo de carburador !

  • #40
    Usuário Avatar de portuga4x4
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  • #41
    Usuário Avatar de thiago-nit
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    Muito bom o tópico!!

    Quando comprei meu Jeep há 4 meses, veio somente com o suporte de reboque. Não veio o gancho.
    Já estava quase comprando o guancho quando li este tópico. Já desisti.

    Vou procurar um somente com o furo e colocar uma anilha de reboque e tomar mais atenção nas cargas aplicadas.

    Nas cintas que comprei, acho que acertei. Comprei sem os ganchos!

    As bolas sofrem cisalhamento no momento da ruptura!

    Acho que o ideal, em todos os reboques de resgate, seria que fossem fabricados com 2 pontos de ancoragem, 1 do lado direito e outro do lado esquerdo, pois assim a carga seria dividida.
    "Além do horizonte existe um lugar,....mas é só com um JEEP que você pode chegar!!"
    White Helmet - XJ 98 4.0 - Lift RC 4.5" AAL - 31" MUD

  • #42
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    Citação Postado originalmente por thiago-nit Ver Post
    Muito bom o tópico!!

    Quando comprei meu Jeep há 4 meses, veio somente com o suporte de reboque. Não veio o gancho.
    Já estava quase comprando o guancho quando li este tópico. Já desisti.

    Vou procurar um somente com o furo e colocar uma anilha de reboque e tomar mais atenção nas cargas aplicadas.

    Nas cintas que comprei, acho que acertei. Comprei sem os ganchos!

    As bolas sofrem cisalhamento no momento da ruptura!

    Acho que o ideal, em todos os reboques de resgate, seria que fossem fabricados com 2 pontos de ancoragem, 1 do lado direito e outro do lado esquerdo, pois assim a carga seria dividida.
    THIAGO-NIT


    Pois é amigo , meu ENGESA tem a bola para puxar o reboque do barco e tem de um lado fixado no parachoque na fixação da longarina um gancho PARRUDO e do outro lado uma argola PARRUDA , assim posso desatolar com estes pontos de fixação e puxar meu barco com a bola , NUNCA TIVE PROBLEMA .

  • #43
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    Uma vez estava puxando um defender 90 com meu troller. Fizemos o erro de colocar a cinta no troller na bola de engate, contudo nao foi ai que a porca torceu o rabo... na defender, engatamos a cinta no gancho que estava soldado e parafusado no parachoque dianteiro... ( uns chama de unha de gato ) ... na puxada o gancho soltou do parachoque e voou contra meu parachoque traseiro, fazendo um pequeno rombo... se pegasse em alguem, quebraria a perna sem duvida alguma...
    Troller 3.2 + EATON 200% + WARN
    Defender 90 2.8 TGV + ARB 200% + WARN

  • #44
    Usuário Avatar de ORIONE
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    Em uma puxada q dei em um caminhão Ford "sapão" q encosto no barranco em uma subida na estrada d terra durante a chuva. Como não tenho ponto d ancoragem na tras. passei a cinta no engate do Troller de uma forma q acredito ser bem mais segura.

    Vide foto anexo.

    Abraços

    CUIDADO! Amigos sua bola de engate pode MATAR!!!-reboque.jpg
    T4 02 VJ910 33" Bead Lock, 200% E-Locker, Smittybilt 10Klbs, HiLift, SL 3", Alargdrs, Ranchos, Prots, Pin Booster, Turbina Hibrida, Ar Comprimido...

  • #45
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    a troca do bola pelo ponto de aconragem que possa usar uma anilha, eu sempre vi com melhores olhos... o bola escorrega... a cinta pode dar um problema mais facil... assim como equipamento mal dimensionado e mal operado.

  • #46
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    Citação Postado originalmente por ORIONE Ver Post
    Em uma puxada q dei em um caminhão Ford "sapão" q encosto no barranco em uma subida na estrada d terra durante a chuva. Como não tenho ponto d ancoragem na tras. passei a cinta no engate do Troller de uma forma q acredito ser bem mais segura.

    Vide foto anexo.

    Abraços

    CUIDADO! Amigos sua bola de engate pode MATAR!!!-reboque.jpg
    Nao tem muito a haver com o topico mas certa vez um Jipeiro mais experiente me disse corra de tentar desatolar ou puxar caminhões com qualquer que seja o jipe ele tem um engesa muito bem equipado.... alegando que so trazem problemas para o jipe devido ao peso... quanto ao seu modo acredito que desta maneira vc arranjou 2 pontos de força geralmente essas barras sao parafusadas em 2 pontos o engate em si nao sofreu tanta força....
    SUZUKI SAMURAI 97 - JIPE BRANCO

  • #47
    Usuário Avatar de edwint
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    Citação Postado originalmente por ORIONE Ver Post
    Em uma puxada q dei em um caminhão Ford "sapão" q encosto no barranco em uma subida na estrada d terra durante a chuva. Como não tenho ponto d ancoragem na tras. passei a cinta no engate do Troller de uma forma q acredito ser bem mais segura.

    Vide foto anexo.

    Abraços

    CUIDADO! Amigos sua bola de engate pode MATAR!!!-reboque.jpg
    Boa ideia, acredito que desta forma, nao averia a estilingada da cinta...

  • #48
    Usuário Avatar de ORIONE
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    Pois é, simples e funcional hehehe.

    Qto ao caminhão, a chuva ja havia parado e ñ estava ATOLADO, . Esticando a cinta e puxando de inicio ñ saiu. Voltei o carro uns 10cm e acelerei denovo. Senti q tava saindo devagarinho até q saiu. Ñ precisei dar um TRANCO.
    Após isso em outra subida mais acima ele ñ subiu sozinho, patinou. Deu ré até o plano passamos a cinta novamente e comigo dando uma maozinha subiu. O motorista ficou kkk.

    Abs.

    Abs.
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