Na figura 2 é identificado (A e B) o trecho do circuito onde poderá ser feita a monitoração tanto da carga quanto da descarga da bateria.
Como não existe condutor perfeito, o trecho da fiação compreendido entre A e B apresenta alguma resistência elétrica, e na figura 3 esta resistência é representada por RX.
Circulando corrente por RX teremos uma diferença de potencial (tensão) entre os pontos A e B, e esta tensão será proporcional à corrente circulante.
Como a resistência entre estes pontos é muito baixa, da ordem de milésimos de Ohm, a tensão será igualmente baixa, mas fazendo uso de um amplificador é possível elevar esta tensão para valores compatíveis com um instrumento de painel ou barra de led's, conforme demonstrado na figura 4.
Como a resistência do cabo varia em função da sua bitola e comprimento, o circuito terá que ser ajustado para cada caso (cada carro) em particular, o que não é nada complicado de ser feito desde que o circuito seja bem projetado.
Usando um circuito do tipo pode-se monitorar quantos ampéres forem necessários, sem alterar absolutamente nada da fiação original, mas como tal circuito não existe à venda a idéia interessa mais para quem tem afinidades com eletrônica.
E fica aí um exemplo de como transformar um simples condutor em sensor!
