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Sukys
Eu sou um cara esforçado, prometo pesquisar no dicionário, no google, na biblioteca sei-lá-de-quem, encher o saco dos amigos, ........ pensar a respeito :pensativo: , manda logo o "eletroniquês", conte tudo, como se você fosse testemunha na CPI.
Saiba que você é excelente professor, e que eu entendi tudo o que você escreveu na página anterior. Tá doendo a cabeça :parede: mas funcionou.
Eriksom
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4 Anexo(s)
A idéia é simples, e para entender é só observar a figura 1, que representa de forma bem sintética a instalação elétrica de qualquer carro, onde a bateria e o alternador dispensam apresentações e a carga é tudo o que consome energia.
Na figura 2 é identificado (A e B) o trecho do circuito onde poderá ser feita a monitoração tanto da carga quanto da descarga da bateria.
Como não existe condutor perfeito, o trecho da fiação compreendido entre A e B apresenta alguma resistência elétrica, e na figura 3 esta resistência é representada por RX.
Circulando corrente por RX teremos uma diferença de potencial (tensão) entre os pontos A e B, e esta tensão será proporcional à corrente circulante.
Como a resistência entre estes pontos é muito baixa, da ordem de milésimos de Ohm, a tensão será igualmente baixa, mas fazendo uso de um amplificador é possível elevar esta tensão para valores compatíveis com um instrumento de painel ou barra de led's, conforme demonstrado na figura 4.
Como a resistência do cabo varia em função da sua bitola e comprimento, o circuito terá que ser ajustado para cada caso (cada carro) em particular, o que não é nada complicado de ser feito desde que o circuito seja bem projetado.
Usando um circuito do tipo pode-se monitorar quantos ampéres forem necessários, sem alterar absolutamente nada da fiação original, mas como tal circuito não existe à venda a idéia interessa mais para quem tem afinidades com eletrônica.
E fica aí um exemplo de como transformar um simples condutor em sensor! :wink:
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Sukis,
Vc está propondo que o fio funcione como uma "resistencia shunt" não sendo necessario instalar uma resistor em serie na fiação.
Agora começou a ficar interessante, vc tem ideia de quantos ohmXmetro tem um cabo de bateria????
Com esse valor dá para calcular o seu Rx (resistencia equivalente).
Um amplificador operacional não um bicho de sete-cabeças para montar.
[ ]´s
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1 Anexo(s)
Caio,
Usar tabela pode servir como base mas não como valor absoluto porque a resistividade total deste shunt, além do comprimento, vai variar em função da seção do cabo e da qualidade do condutor (se cobre puro ou liga) e até de alguma eventual resistência existente nos terminais.
Aproximado por aproximado pode-se usar como base 0.003 Ohm, mesmo porque o Amp Op terá que ter ajuste para aferição e isso corrige eventuais diferenças na resistividade do shunt (cabo) utilizado.
O circuito abaixo pode ser utilizado como base, onde o Amp Op é qualquer um de uso genérico (741 "da vida").
RV1 serve de ajuste de Off Set, ou seja, saída do Amp Op em 1/2 Vcc com ausência de corrente no shunt. Com isso a tensão de saída abaixo de 1/2 Vcc = bateria em carga. Tensão acima de 1/2 Vcc = bateria em descarga.
RV2 serve de ajuste de atenuação (entenda aferição) ou, caso queira, pode fazer o mesmo substituindo R1 por um pot de 200k, e aí poderá brincar também com ganho.
Na saída do Amp Op pode-se ligar diretamente um voltímetro com fundo de escala em 12 volts ou então um bargraph por led's, o que ficaria até mais interessante.
A aferição pode ser feita de inúmeras formas, e pode-se tomar como base o consumo de alguma tralha elétrica do próprio circuito, e aferindo a descarga automaticamente se afere a carga, na mesma proporção.
O mesmo pode-se dizer para o fundo de escala, que tanto pode indicar poucos Ampères quando dezena deles, isso fica à gosto do freguês.
Detalhe: não alimente o Amp Op por tensão regulada, assim a saída do Amp Op vai flutuar na mesma proporção em que varia a tensão da bateria, fazendo um auto-ajuste na indicação de corrente.
Abraços,